quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

AFBEPA LANÇA CARTILHA DO PCS EM ALTAMIRA E SANTARÉM

AFBEPA na Agência Altamira, em 1 de fevereiro, lançando a Cartilha do PCS
A AFBEPA lançou, nos últimos dias 1 e 2 de fevereiro, a Cartilha do Plano de Cargos e Salários-PCS, nas Agências do Banpará de Altamira, Santarém Centro e Santarém Empresarial. A recepção dos colegas, em todas as unidades de trabalho, foi calorosa e amistosa. Lá, a Presidenta e a Vice-presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado e Cristina Quadros, respectivamente, falaram da importância da Luta por um PCS que represente verdadeiramente a valorização do funcionalismo e que esses possam progredir conforme o seu tempo no Banco e que as Promoções vindouras sejam acessíveis e demonstrem o compromisso da Diretoria do Banpará com a Vida dos seus trabalhadores.

Durante as visitas, a Presidenta da AFBEPA contou, aos colegas, o histórico da luta pela implantação do PCS, desde o momento em que o Banpará comunicou a Associação que não iria implantar o nosso Plano de Cargos e Salários, em maio de 2009, até o momento atual, onde a principal correção a ser feita tem a ver com o Reenquadramento dos funcionários (as), pelo tempo de serviço, na necessária faixa salarial da Tabela do PCS.

Ao longo da implantação do PCS, em janeiro de 2010, várias alterações foram feitas de forma unilateral pelo Banpará, outras, por Acordo Coletivo de Trabalho, de forma bilateral. Todavia, o maior problema do PCS ainda não foi enfrentado, que diz respeito ao Reenquadramento dos funcionários pelo tempo de serviço. Ano passado a luta foi árdua, mas, por falsas informações veiculadas no fim da Campanha Salarial, o funcionalismo optou por aceitar a diminuta proposta da Direção do Banco.



A cartilha, confeccionada pela atual Direção da AFBEPA, se propõe a melhor esclarecer vários pontos que ainda não estão bem entendidos pelo funcionalismo do Banpará acerca do Plano de Cargos e Salários. Tanto na Agência Altamira, como em Santarém, Agências Centro e Empresarial, várias questões em relação ao PCS foram desmistificadas, a exemplo do desatrelamento das contagens das Promoções, por Merecimento e Antiguidade, que antes havia uma interpretação dúbia, que dava a entender que não tinha Promoção por Antiguidade, uma vez que no Art. 15, parte final, diz que a contagem para a promoção se daria da última Promoção, e, como a Promoção por Merecimento tem contagem de menor tempo, sempre a última Promoção seria por Merecimento e as posteriores também.

No acordo de 2013/2014, mudou-se o marco inicial e se desatrelou a contagem das Promoções, que passaram a ser independente uma da outra, ou seja, atualmente, a Promoção por Merecimento tem o tempo de 2 anos para ocorrer, contando de janeiro de 2014, e a promoção por antiguidade tem o tempo de 3 anos, também contando de janeiro de 2014, dessa forma, a Direção do Banpará deve fazer a Promoção por Merecimento em janeiro de 2016 e por Antiguidade em janeiro de 2017.

É importante atentar que o Regulamento do PCS ainda não foi atualizado com todas as alterações ocorridas por Acordos Coletivos, por isso, é preciso que o Banpará providencie essas atualizações. A cartilha da AFBEPA, que versa sobre o PCS, está de acordo com o que dispõe o Regulamento e o que foi acordado nos ACTS e que está em vigência.


“O problema crucial que a AFBEPA vê nesse Plano de Cargos e Salários é a falta do enquadramento nos níveis NÃO ESPELHAR o tempo de serviço do trabalhador e da trabalhadora do Banpará. As diferenças são gritantes. Desse modo, para a AFBEPA, é importante que o Banco se disponha a ajeitar essa incoerência, sob pena do funcionalismo amealhar mais prejuízos em sua vida presente e futura”, disse Kátia Furtado.

Na Campanha Salarial deste ano, é importante que o funcionalismo tenha consciência que o principal motivo da nossa Luta é o Reenquadramento no PCS. Isso foi dito em Santarém, Altamira e em todos os lugares onde a AFBEPA puder ir. Mas, independente de irmos ou não, a Cartilha irá, e é importante que cada colega tire cinco minutos do seu tempo para ler esse material, pois é uma leitura objetiva e boa para quem quiser ter ciência da importância do PCS em nossas vidas. Qualquer outro esclarecimento, fale com a nossa AFBEPA.

Leia abaixo a Cartilha do PCS:

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: