quarta-feira, 2 de setembro de 2015

HOJE A AFBEPA ESTÁ NO BERÇO! SÃO 28 ANOS DE CRIAÇÃO DE NOSSA ORGANIZAÇÃO, DOS FUNCIONÁRIOS (AS) DO BANPARÁ.




A nossa querida Associação dos Funcionários do Banpará-AFBEPA completa hoje, 2 de setembro, 28 anos de muita Dedicação, Organização e Luta, em prol do Fortalecimento do Banpará e da Defesa dos Interesses e Direitos dos funcionários e funcionárias do Banpará.

Desde a sua fundação, em meio à Ditadura Militar, a nossa Associação construiu um histórico de Luta, Independência e Coragem. Naquele momento, uma das principais preocupações dos bancários e bancárias era a intervenção federal que assolava o Banco e, consequentemente, nossos empregos. Tudo poderia ser liquidado, no entanto, nós não permitimos! Lutamos e Vencemos. Mostramos que o Banco Estadual é viável e importante para o Povo do Pará.

Assim, contra todo o sistema que permeava à época, na noite de 2 de setembro de 1987, na sede da Associação Desportiva e Recreativa dos Funcionários do Banco do Pará-ASBEP, por meio de uma Assembleia democrática, homens e mulheres, aprovaram a criação da nossa tão amada Associação dos Funcionários do Banpará. Agora, todos os bancários e bancárias do Banpará tinham uma Associação que lutava verdadeiramente pela Manutenção e Fortalecimento do Banpará e, também, pelos nossos Direitos, uma Luta Classista, Independente, Corajosa e Unida.

Desde 2007 e até hoje, a AFBEPA tem se dedicado em ser a voz do funcionalismo, tem lutado para obter Direitos e mantê-los, assim como não tem se calado, nem se curvado diante de quem detém o poder, muito menos fica sem agir ou sem defender os que têm os seus Direitos desrespeitados e violados

Precisamos ter a compreensão de que a exploração, a subtração de Direitos, o assédio e outros males que aviltam a nossa dignidade, na Relação de Trabalho, faz parte do Sistema Capitalista, de um Sistema que é Desigual e que nos divide em Classes. Portanto, a cada momento que nos associamos e que aprendemos a lidar com esses males, ficamos mais seguros, independentes e corajosos.

Por isso a AFBEPA, neste dia e em todos os dias do ano, agradece aos que começaram essa Comunhão, essa União, a NOSSA ASSOCIAÇÃO!

LUTAS E CONQUISTAS


As conquistas realizadas pela nossa Associação não são poucas. Primeiro, conseguimos manter o Banpará como Banco Público. Após isso, as vitórias só continuaram somando, como o nosso tão sonhado PCS, em 2010, após uma luta contra o Governo, empresa e Sindicato, que deixou de ser sonho e passou a ser realidade em nossas vidas. Lembrando ainda da nossa participação, União e Força, com o funcionalismo, nas diversas greves realizadas pela categoria em prol de melhores salários e condições de trabalho, e neste ano não será diferente.

Diversas outras bandeiras são levantadas diariamente pela nossa Associação, como a Segurança para todos os funcionários e funcionárias do Banco; fim da Transferência Unilateral do Funcionário, vítima de sapatinho; a Destinação do Saldo Remanescente do extinto plano PAS/CAFBEP a quem de Direito; Reformas e melhorias nos locais de trabalho da capital e do interior; Pagamento das horas extras; Efetivação de um Sistema de Ponto Eletrônico que registre a real jornada de trabalho dos bancários e bancárias; a contratação de mais funcionários para evitar as superlotações nas Agências e PABS; dentre diversas outras denúncias de absurdos que recebemos e presenciamos no Banpará, todos os dias.

As Ações Coletivas que a AFBEPA ajuizou, em que se pleiteia a Redução da Jornada de Trabalho e o Pagamento da 7ª e 8ª Horas Extras trabalhadas, é, também, uma luta decidida conjuntamente com o funcionalismo e que temos sido Vitoriosos.

Hoje comemoramos juntos mais um ano de uma entidade representativa, forte, organizada e que defende os interesses da categoria. A AFBEPA é construída diariamente por todos nós, Diretores da Associação, Bancários e Bancárias, com muita luta e na Luta continuaremos, sejam por nossos Direitos, Liberdade, Democracia, Igualdade e Qualidade de Vida.

SORTEIO


E para comemorar essa data histórica e festiva, hoje, 2/9, às 19h, a AFBEPA irá sortear alguns brindes para os nossos associados, sendo 4 para os associados da Capital e 4 do Interior. Para garantir a isonomia do sorteio, a AFBEPA convidou alguns funcionários (as) do Banco para realizá-lo aqui, em nossa Sede.

Ainda será entregue, posteriormente, a todos os associados e associadas da AFBEPA um brinde em alusão aos 28 anos da nossa querida Associação, que infelizmente não ficou pronto a tempo da nossa data festiva.

A AFBEPA agradece e parabeniza a todos e todas que constroem todos os dias essa Associação de Luta e Esperança.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e imagens: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa

2 comentários:

Guilherme disse...

Vida longa à AFBEPA.

Anônimo disse...

A AFBEPA, desde sua fundação tem um perfil de luta em defesa dos bancários e das bancárias do Banpará e da Classe Trabalhadora como um todo. É muito tendencioso e injusto querer afirmar que somente desde 2007 tem luta.