quarta-feira, 9 de setembro de 2015

DIREÇÃO DO BANPARÁ, UTILIZANDO POSTURA ANTISSINDICAL E DESRESPEITOSA, CANCELA MESA DE NEGOCIAÇÃO


Na tarde de hoje, às 14h30, conforme havia sido remarcada com o Sindicato dos Bancários do Pará, deveria ocorrer a primeira Rodada de Negociação, entre a Diretoria Administrativa do Banpará e a Representação dos Trabalhadores, mas, qual a surpresa das Entidades Representativas dos Trabalhadores quando foram informadas que a Diretoria só deixaria subir para o quarto andar, local onde seria realizada a Mesa, apenas 5(cinco) integrantes das Entidades ali representadas. Segundo a Portaria 140/2015, editada pelo Presidente do Banpará, sem a Comunhão e Participação de nenhuma Entidade Representativa dos Trabalhadores, a fixação da quantidade de integrantes na Mesa de Negociação, se resumiria ao número de 5(cinco), para cada lado.

No Térreo do Edifício Sede do Banpará estavam 6(seis) Dirigentes Sindicais que integrariam a Mesa de Negociação. Tentativas foram realizadas, no sentido de buscar uma forma de resolver o problema criado pelo Banpará, porém, a posição do Banco foi a pior possível, manter a sua Portaria e, desta forma, subjugar os trabalhadores(as) ao seu comando, inclusive trancando as portas do andar que ficam as Diretorias do Banco.

Desconsiderando qualquer Atitude ou Pensamento que vá contra o que está sendo imposto pela Administração do Banco, a DIRAD decidiu CANCELAR a Mesa de Negociação.

A AFBEPA REPUDIA esse tipo de comportamento, somente visto na época da Ditadura Militar na América Latina e em Empresas de Administrações Ultrapassadas, pois, modernamente, nenhuma empresa que pretende se estabelecer no mercado trata os seus empregados e empregadas dessa forma autoritária. Ao contrário, várias práticas de inserção estão sendo adotadas, a exemplo de: os filhos e filhas das empregadas serem levados e cuidados no ambiente de trabalho, em espaço adequado; o trabalho em casa, onde a produção, por vezes, rende muito mais etc.

A Ditadura, prática impositiva, repudiada por todos os países que viveram ou vivem esse mal, não constrói, ela destrói almas, consciências e vidas.

A AFBEPA NÃO ADMITE QUALQUER INGERÊNCIA DO EMPREGADOR SOBRE O MOVIMENTO SINDICAL, POIS ELE NÃO TEM PODER PARA ISSO.

O Banpará poderia ter regrado a competência dos seus integrantes que participam da Mesa de Negociação, mas da Representação dos Empregados, JAMAIS. Cada Entidade Sindical tem a sua Autonomia e Independência, portanto, ingerências Internas são INCABÍVEIS. A AFBEPA já havia denunciado essa prática na Negociação Coletiva da Campanha Salarial 2014/2015.

E no Ofício 039/2015 encaminhado ao Presidente do Banco, no dia 3/9/2015, a AFBEPA assim se posicionou: “a AFBEPA tomou conhecimento da edição, novamente, da Portaria 140/2015, na qual a Direção do Banpará regra a Mesa de Negociação. Entendemos que essa Portaria é desnecessária e autoritária, pois trata de assuntos que também envolvem Direitos de Terceiros, portanto, deveria ser construída, se fosse o caso, de forma Bilateral”.

Para Evitar essa Prática ANTISSINDICAL, a Organização Internacional do Trabalho-OIT, determina na Convenção nº 98 que “Art. 2 — 1. As organizações de trabalhadores e de empregadores deverão gozar de proteção adequada contra quaisquer atos de ingerência de umas e outras, quer diretamente quer por meio de seus agentes ou membros, em sua formação, funcionamento e administração”.

No ver da AFBEPA, para lidar com a Desconsideração e o Desrespeito dessa Diretoria do Banco com as nossas Vidas, a nossa resposta deve ser a imediata convocação de ASSEMBLEIA, pelo Sindicato, para AVALIARMOS E DELIBERARMOS sobre o ocorrido com as Representações dos Trabalhadores (as) e o Cancelamento da Mesa de Negociação pela DIRAD, além do Calendário de Negociação posto.

QUEREMOS: Ajuste dos bancários e bancárias na Tabela de Progressão Funcional do Plano de Cargos e Salários-PCS; a Devolução do Ticket Extra; Aumento do Anuênio; Reajuste Salarial de 16%; PLR linear; Criação de uma Instância Recursal no Processo Disciplinar; Incorporação da Comissão após 10 anos de comissionamento; Liberação de 4 Diretores para a AFBEPA para garantir a Isonomia de Tratamento entre as entidades representativas da categoria, entre outros.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: