quarta-feira, 26 de agosto de 2015

SAPATINHO FAZ NOVAS VÍTIMAS NO BANPARÁ


Na madrugada desta quarta-feira, 26/8, criminosos invadiram a casa do Tesoureiro da Agência Icoaraci e fizeram reféns sua esposa e três filhos adolescentes. Esse já é o 5º Sapatinho ocorrido somente neste ano.

Segundo informações prestadas pela família, por volta das 3h da madrugada, o bancário e a sua família tiveram a sua casa invadida por criminosos, que os acordaram a peso de armas de fogo e gritaria. Um dos criminosos falava: “ perdeu, perdeu”. A filha do bancário, que sofre de arritmia cardíaca e tem problema na visão, não conseguiu enxergar quem abria a porta do seu quarto, pensava que era o seu pai, mas ao sentir o cano do revólver apontado na sua cabeça, teve certeza que algo horrível estava acontecendo. Ela ainda tentou pegar o seu celular da cabeceira da cama, mas o bandido não deixou.

No quarto ao lado do seu, a adolescente apenas ouvia alguns tapas sendo desferidos em alguém, pensou que os bandidos estavam batendo na sua mãe e no seu pai, mas era o pai que revidava o tapa que o bandido havia lhe dado na cara. Foram vários tapas e revides. Quanta coragem esse bancário teve ao revidar os tapas desferidos pelo bandido.

Foram em torno de 9 bandidos que arrombaram a casa do bancário e mantiveram ele e a sua família em cárcere.

Por volta de 5h30 a esposa, os filhos e a filha foram levados sequestrados pelos assaltantes e deixaram o bancário na casa, para ir ao Banco pela manhã, como se fosse um dia normal de trabalho, pegar o dinheiro do Banco e pagar o resgate dos seus familiares, que foram libertados por volta das 10h30, no Distrito Industrial.

A AFBEPA esteve na Agência Icoaraci nesta manhã para prestar apoio às vítimas e garantir que os Direitos delas fossem protegidos e respeitados. Ao chegarmos lá, presenciamos todo o corpo funcional da unidade abalado e nervoso com o acontecido. E ainda soubemos que a Direção do Banpará queria reabrir a Agência às 14h. O que não foi feito, pois houve manifestações contrárias das entidades que lá estavam. A AFBEPA solicitou ao Banco que emitisse o Comunicado de Acidente de Trabalho-CAT para o bancário, como também arrumasse provisoriamente um local para o bancário ficar com a sua família, uma vez que a sua casa estava inabitável.

Durante a tarde, a Associação também esteve na Delegacia Regional de Crimes Organizados-DRCO, junto com o colega e a família, vítimas dessa violência.

Nessas situações, o que mais importa é a Proteção da Vida. Urge que o Banpará invista na Segurança dos principais alvos das quadrilhas de assalto à Banco, seja colocando Câmeras de Monitoramento nas casas desses bancários, seja realocando-os para condomínios fechados. O importante é que providências sejam tomadas e as Vidas dessas pessoas protegidas!!

É lamentável que o Banco continue ainda tratando as Vidas de seus trabalhadores sem definição de Políticas de Proteção e Remediação contra esse tipo de fato, e mais, sem a inclusão da família desse bancário nas políticas de assistência, após o sinistro. O bancário (a) sofre essa violência e humilhação por causa do dinheiro que o Banco custodia, portanto, já passou do tempo do Banpará levar a sério a vida desse trabalhador (a) e promover as políticas necessárias de proteção que a Vida merece.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e fotos: Kamilla Santos

Nenhum comentário: