quarta-feira, 1 de julho de 2015

AFBEPA VISITA UNIDADES DO INTERIOR E ENCONTRA BANPARÁ DE MARACANÃ EM ESTADO DE TOTAL ABANDONO


Após receber denúncias sobre o estado de completo abandono que a Agência Maracanã, situada no Nordeste Paraense, está vivendo, a AFBEPA, por sua Presidenta Kátia Furtado, foi ontem, 30/6, até o município para verificar in loco as denúncias e presenciou algo muito pior do que se possa imaginar. A olho nu, a Unidade do Banpará apresenta um alto grau de insalubridade, além de sua condição estrutural apresentar risco a incolumidade física e psíquica de seus funcionários. A AFBEPA visitou ainda as unidades do Banpará de Igarapé-Açú, Benevides e Marituba.


A UNIDADE MARACANÃ


Desde a entrada da Agência a situação é calamitosa. As grades que protegem a unidade estão enferrujadas. As paredes de toda a Agência estão cheias de mofo, com infiltrações, fissuras e rachaduras visíveis. A fiação elétrica, de acordo com os funcionários, está cheia de “gambiarras”, e até um princípio de incêndio já ocorreu. Parte do forro estava para cair, literalmente, na cabeça dos funcionários.


Na sala onde funciona o servidor da internet, além de cheia de mofo, infiltrações e de uma parte da parede, ao redor de um ar-condicionado antigo, estar coberta por papelão e fita durex, a fiação elétrica está espalhada pelo chão e as tomadas visivelmente quebradas.


Ao adentrar ainda mais na Agência, a AFBEPA presenciou as funcionárias caixas trabalhando em um local sem estrutura adequada para laborar; os banheiros estão em condições indignas de uso. A Tesouraria não tem segurança nenhuma e a porta que dá acesso à área da copa dos funcionários está cedendo. A rachadura é visível e amedronta a todos e todas que transitam diariamente por ali, pois, a qualquer momento, pode ceder tudo em cima de algum funcionário (a). Já na copa, ou o espaço adaptado para tal, observou-se que, além das paredes estarem cheias de mofo, a parede da cozinha está cedendo e já é visível uma diferença de quase 5 cm da parede para o chão. Nesse mesmo local são armazenados o lixo da unidade e os materiais de limpeza.


Andando mais um pouco pela unidade, verificou-se que documentos e materiais de escritório estão armazenados em uma sala cujos armários estão enferrujados e as paredes rachadas e cheias de infiltração. A última sala visitada servia como depósito de restos de materiais que não tinham mais serventia para a Agência, mas que a Agência não pode dar a esse lixo o devido destino porque não tem a autorização da Matriz. A situação é a pior possível.

De acordo com os funcionários, a Direção do Banpará já tem conhecimento da situação da Agência, mas até o momento nenhuma providência foi concretizada. “A prefeitura daqui da cidade doou pro Banpará a parte de baixo da biblioteca municipal, para podermos sair daqui, mas até agora o Banpará não tomou nenhuma providência, estamos só na promessa. Já tem mais de ano que recebemos essa notícia, mas até o momento nenhuma providência foi realmente tomada. Enquanto isso, temos que continuar trabalhando aqui, nessas condições horríveis, que inclusive já foi condenada pelos bombeiros de Castanhal, há dois anos”, relatou uma colega de trabalho.

A AFBEPA não entende como a Direção do Banpará permite que seus funcionários continuem trabalhando em um local sem as mínimas condições estruturais e sanitárias. A demora em efetivar a mudança de local, que já foi cedido pela Prefeitura, coloca em risco as vidas e saúdes dos nossos colegas e clientes. As condições presenciadas ali são indecentes, vergonhosas e humilhantes, e demonstra a falta de zelo do empregador Banpará com o seu funcionalismo. Como também viola o Direito do trabalhador a um ambiente saudável, seguro e higiênico.


BANPARÁ IGARAPÉ-AÇÚ, BENEVIDES E MARITUBA


Ainda durante o dia de ontem, 30/6, a Presidenta da AFBEPA visitou as unidades de Igarapé-Açú, Benevides e Marituba. E, ao contrário do que se presenciou em Maracanã, a AFBEPA ficou contente em perceber que essas agências estão todas padronizadas e funcionando em boas condições prediais, visto que foram inauguradas recentemente.

Durante as visitas, Kátia Furtado ouviu as demandas do funcionalismo e esclareceu dúvidas e ações da AFBEPA em prol da garantia dos Direitos e Interesses dos funcionários e funcionárias do Banco, e sobre as ações coletivas que estão tramitando na Justiça do Trabalho.

Houve denúncias de que falta funcionários nas agências Igarapé-Açú e Marituba.


Em Igarapé-Açú, a estrutura da Agência é de 7 funcionários, no entanto só foram alocados 5, incluindo o GESIN que também é Tesoureiro da Unidade. Para completar o quadro de pessoal, falta a Direção do Banpará alocar mais um Técnico Bancário e um Caixa, que já foram solicitados para a Matriz, mas até o momento nada foi respondido.


Já em Marituba, a situação verificada na área de pessoal foi preocupante, pois, de 11 funcionários, apenas 8 estão lotados atualmente na unidade. Verificamos que apenas dois caixas estavam atendendo a grande demanda de clientes, após às 16h, sendo que um desses caixas é funcionário do atendimento da agência e foi remanejado para atuar como caixa, devido à falta de pessoal. Observamos também que uma funcionária, que exerce a função de caixa, estava substituindo o substituto do GESIN.

De acordo com os funcionários, a Ag. Marituba “está manca desde a inauguração e, diversas vezes, já foi solicitado à SUDEP que envie mais pessoal para a Agência, mas até o momento, o que a Matriz nos responde é que nenhuma outra unidade quer ceder funcionários para suprir a necessidade de Marituba”.

A AFBEPA espera que a Direção do Banpará tome as devidas providências para atender às necessidades de seu funcionalismo e garanta um local de trabalho digno. A qualidade de Vida dessas pessoas depende sobremaneira da qualidade do local em que elas exercem as suas atividades laborais. Respirar mofo, sobrecarregar os funcionários de atribuições de outras funções ou obrigar o funcionário a trabalhar todos os dias além do seu horário, não são práticas aceitáveis de uma empresa socialmente responsável.

Respeito e a Garantia de um ambiente de trabalho saudável, seguro e higiênico é o que se quer e sempre se pede!

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e fotos: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa

Um comentário:

Anônimo disse...

Precisam visitar a agência Viseu também !