sexta-feira, 17 de abril de 2015

FUNCIONALISMO REJEITA, EM ASSEMBLEIA, ASSINATURA DE ACT DO PONTO ELETRÔNICO PROPOSTO PELO BANPARÁ


A AFBEPA participou, ontem, 16/4, da Assembleia Extraordinária, realizada na sede do Sindicato dos Bancários, juntamente com o funcionalismo do Banpará, em que foi deliberado, pela maioria dos presentes, que o Sindicato ainda não está autorizado a assinar o Acordo Coletivo de Trabalho específico sobre o Ponto Eletrônico, proposto pelo Banpará, devido esse Sistema continuar apresentando diversos problemas que vêm prejudicando a categoria. Problemas esses que já deveriam estar sanados, visto todo o tempo dado ao Banpará para regularizá-los.


Durante a Assembleia, a nossa Presidenta, Kátia Furtado questionou “que tipo de Sistema é esse que o Banpará quer nos empurrar que é inservível? Temos que fazer valer o nosso Direito a uma correta marcação de jornada, que respeite a nossa real jornada e que garanta o pagamento das horas extraordinárias. Não podemos ficar contra o Ponto Eletrônico, pois ele é um Direito que conquistamos com muita luta, mas o que temos que questionar é esse Sistema que não funciona; é ruim e só nos causa estresses diários”.

Todos os dias, a AFBEPA recebe denúncias e queixas de funcionários(as) que não conseguem registrar a sua real jornada de trabalho, seja por conta da lentidão do Sistema, que não "enxerga" que o trabalhador está no local de trabalho; pelo excesso de burocracia para flexibilidade de horário pela chefia imediata; a não contabilidade correta da sobrejornada; dessincronização de horário entre o Sistema e o maquinário do funcionalismo, e entre Agências e PABS; a pausa compensatória que não vem sendo respeitada; a falta de registro dos 15 minutos de intervalo para prorrogação de jornada, como determina a Lei etc.

Por conta de todos esses problemas que o Sistema ainda apresenta, o funcionalismo do Banpará decidiu na Assembleia, que o Banpará tem até o final deste mês, 30 de abril, para solucionar todos os problemas que vêm sendo apresentados pelo Sistema de Ponto Eletrônico. Ficou decidido, ainda, que o Sindicato irá comunicar a nossa decisão ao Banpará por meio de Ofício, que será construído também com todas as informações que a AFBEPA possui sobre as irregularidades do Sistema do Ponto Eletrônico, e será entregue até a próxima segunda-feira, 20 de abril, ao Banco.

O Sistema do Ponto Eletrônico que é usado pelo funcionalismo do Banpará, segundo fala da SUDEP na Assembleia, foi criado de acordo com as regras da empresa e está adaptado às regras da CLT. Mas, na prática, o que se vê, é que ele se amolda ao que o Banpará quer, não ao que deve ser, de acordo como determina a Lei, como o caso da pausa para quem prorroga a sua jornada, fato esse que gerará dano à saúde desse funcionário(a).

Não podemos permitir que isto aconteça!! Temos que exigir que o nosso Direito ao registro de jornada seja feito por um Sistema que funcione realmente e que cumpra a legislação.

Assim, queremos e temos o Direito de saber que Sistema é esse que o Banpará quer nos empurrar? De onde ele veio e, afinal, para que serve?

Queremos ver assegurado o nosso Direito a um Melhor Controle da nossa Jornada de Trabalho!

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e fotos: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário: