sexta-feira, 6 de março de 2015

SALVE O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES!


A Associação dos Funcionários do Banpará – AFBEPA deseja um Feliz Dia Internacional das Mulheres a todas as mulheres trabalhadoras, estudantes, mães, irmãs, tias, filhas, amigas, companheiras, esposas... Flores que enriquecem o nosso cotidiano com toda a sua garra, força e luz. Mulheres que todos os dias, do seu jeito, lutam por um mundo melhor, por reconhecimento, por respeito aos nossos direitos e, principalmente, pelo direito de ser MULHER

E não é de hoje que nós mulheres lutamos por igualdade, inclusão e respeito. Há muito tempo as mulheres vêm buscando se afirmar enquanto construtora ativa de nossa sociedade, ainda que sob o peso de um patriarcado dominante e opressor.



AS ORIGENS DA COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES


O Dia Internacional das Mulheres tem suas origens no Movimento Internacional das Mulheres Socialistas, ao final do século XIX e início do século XX, e tinha como objetivo principal promover a luta pelo direito ao voto da mulher, sem nenhum tipo de restrição baseado no nível de riqueza, propriedades ou de educação.

A data foi proposta, pela primeira vez, por Clara Zektin, durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em 1910, na cidade de Copenhague, e seria uma data para reunir mulheres trabalhadoras de todo o mundo para lutar por direitos iguais, principalmente o direito ao voto. Para além do direito ao voto e de ocupar cargos públicos, bem como de representantes sindicais, reivindicavam também o direito de trabalhar em qualquer setor da sociedade, à educação profissional e o fim da discriminação no trabalho, salários iguais e o respeito social.

A proposta surgiu em meio a um período de grandes transformações sociais e políticas no mundo. A Europa estava às portas da Primeira Guerra Mundial, os impérios coloniais da Ásia e da África estavam sofrendo as primeiras comoções da Revolta Nacionalista, na América do Norte, o movimento pelo voto feminino estava questionando alguns dos pressupostos das relações humanas. A convocação de Clara Zetkin às mulheres para unir sua luta por igualdade de direitos com a luta para preservar a paz mundial teve grande repercussão mundial.

Quando foi comemorado o primeiro Dia Internacional das Mulheres, em 19 de março 1911, pois até então não havia se especificado uma data para o evento, mais de um milhão de mulheres, de vários países, participaram dele publicamente. Em 1914, a data pela Luta internacional Feminina, o Dia Internacional das Mulheres, passou a ser celebrado no dia 8 de março. 

Embora o Dia Internacional das Mulheres estivesse sendo comemorado desde 1914, na data de 8 de março, a Revolução Russa de 1917, teve papel fundamental para a manutenção da data. Iniciada pelas mulheres russas proletárias que saíram às ruas pedindo “Pão e Paz”, a Revolução foi o marco na luta por direitos tanto das mulheres, quanto dos camponeses e proletários. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data como mundial de Luta por Direitos da Mulher e é dessa forma que a data em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres deve ser lembrada até hoje.


A LUTA CONTINUA
“Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre" (Simone de Beauvoir).

A emancipação feminina é uma bandeira que deve ser levantada por todas e todos. O 8 de março é um dia em que nós, mulheres, celebramos a disputa de autoconsciência e igualdade de gênerosO Dia Internacional das Mulheres é exemplo de muita Força e Luta. E devemos continuar lutando sempre contra todos os tipos de opressões que a sociedade nos impõe. Não devemos abaixar a cabeça nem cruzar os braços, mas sim, seguir o exemplo daquelas que não tiveram medo de lutar por nós.

A luta feminina, atualmente, deve ser por representação, por participação política, por direito a voz, por direito a liberdade de escolhas, por democracia, por igualdade de direitos, por um mundo sem violência contra a mulher, por uma sociedade que nos respeite enquanto mulher. Assim, o Dia Internacional das Mulheres é uma data que não deve se restringir a simples comemorações, mas que seja um impulso para novas conquistas.

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” (Rosa Luxemburgo).


UNIDAS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa
Imagens disponíveis na internet

Nenhum comentário: