segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PALAVRA DADA, PALAVRA DESCUMPRIDA!

Agência Castanhal
A palavra dada pelo Banpará, no dia 14 de janeiro deste ano, de que hoje, 19, estaria um engenheiro de Curitiba, verificando a gravíssima situação da Agência Castanhal NÃO FOI CUMPRIDA. É, pois não havia nenhum engenheiro, vindo de Curitiba, cuidando dos problemas daquela Unidade de Trabalho.

Enquanto isso o clima que vigora entre os trabalhadores do Banpará Castanhal é de intranquilidade, medo e falta de paz de espírito para trabalhar. Os funcionários aguardam esperançosos alguma providência por quem tem o dever de fazer: o Banpará.

No dia 8, a AFBEPA esteve presente em Castanhal, após várias denúncias e, verificou in loco:

  1. A existência de várias rachaduras em toda a parte do piso, visíveis no sub-solo, em alguns lugares as rachaduras são maiores;
  2. Na sala de autoatendimento há 16 cashs, cada um pesando quase uma tonelada, no total são quase 16 toneladas, mas embaixo dessa sala não existe nenhum suporte para segurar o peso dessas máquinas e dos clientes, ao contrário, o que se vê é apenas um espaço vazio, o que pode causar o desabamento desse espaço, inclusive a AFBEPA soube que esse espaço não foi planejado para receber o peso dos 16 cashs;
  3. Abaixo do piso há algumas finas vigas de ferro escorando o chão da Agência e que, provavelmente, garante a sustentação de todo o prédio;
  4. Desde agosto do ano passado as obras estão paralisadas, em que pese os técnicos da Área Competente já estarem sabendo do ocorrido, inclusive a Agência mensalmente vem efetuando o pagamento de um vigilante, que faz a guarda do patrimônio, uma vez que há vários vãos abertos por baixo da estrutura do prédio, que está toda comprometida;
  5. A improvisada saída de emergência existente foi vedada, quando da realização da obra. 


Diante desta situação, a AFBEPA protocolou o Ofício 001/2015, no dia 9 de janeiro, solicitando Urgência Urgentíssima na resolução desses problemas e aguardou resposta até o último dia 14, quarta-feira, sobre as decisões que seriam tomadas pelo Banco. Retornando ao Banpará, a AFBEPA foi informada de uma agenda a ser cumprida pelos órgãos responsáveis para verificar os problemas da Agência:
  • Dia 15/01/15: Visita da GESAT à AG. Castanhal para ouvir os funcionários;
  • Dia 16/01/15: Visita do Engenheiro do Banco para verificar as condições da estrutura;
  • E hoje, 19/01/15, visita dos Engenheiros de Curitiba (PR), responsáveis pela execução da obra estrutural.

Seguindo a agenda que a Assessoria da Direção do Banpará havia nos repassado, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, visitou novamente a Ag. Castanhal, hoje pela manhã, para acompanhar e conversar com o engenheiro responsável, no entanto, ao chegar lá, constatou que não havia engenheiro algum e ninguém da Agência havia sido notificado sobre tal.

Ao perguntarmos aos funcionários sobre as visitas dos dias 15 e 16, o que nos disseram na Ag. Castanhal foi que o engenheiro do Banco entrou, verificou, porém nada relatou sobre a situação, nem ao Gerente Geral, nem a nenhum outro setor. Não expediu laudo ou deixou alguma avaliação com algum responsável no Banco.

Já a GESAT, em sua visita, ouviu as denúncias, os temores e os clamores dos funcionários e funcionárias da Agência. “Durante a visita, uma das pessoas que olhou como o prédio está escorado e as rachaduras disse que, também, teria medo de trabalhar aqui”, contou uma funcionária da Ag. Castanhal.

O que nos pareceu é que a estrutura do prédio da Agência Castanhal está com sérios problemas. A AFBEPA está preocupada com o risco a que estão expostos os trabalhadores e trabalhadoras do Banpará Castanhal e indignada que mesmo diante dessa situação a Direção do Banpará não tomou nenhuma atitude que salvaguarde e zele pela Vida dos funcionários e clientes”, denunciou a Presidenta Kátia Furtado.

O Banpará não pode negligenciar suas responsabilidades, principalmente, quando se tratar do cuidado pela Vida, bem mais precioso que temos.

A AFBEPA quer ainda a intervenção do Governador do Estado do Pará, Simão Jatene, que é natural de Castanhal e que, também, por ser o Governador do Estado, tem uma grande parcela de responsabilidade com relação à omissão da Diretoria do Banpará.

CASTANHAL NÃO SOFRE APENAS NA ESTRUTURA FÍSICA


Além dos Gravíssimos problemas estruturais no prédio da unidade de trabalho, foi denunciado à AFBEPA, também, que os colegas estão trabalhando com número insuficiente de funcionários, a exemplo da Tesouraria que possui apenas um funcionário para cuidar de 16 cashs de autoatendimento e mais 6 caixas, sendo 5 na Agência e um na Prefeitura de Castanhal, além de todos os trabalhos internos de tesouraria e informações para Matriz, que é da competência do tesoureiro.

“O telhado está cheio de goteiras. Em dias de chuva, a sala de autoatendimento fica alagada”, denunciou um funcionário da Agência.

Já outro colega desabafa: “Nunca senti tanto abandono por parte da Matriz do Banpará. Como pode uma Agência Nível 1 ser tão desvalorizada dessa forma? Estamos completamente abandonados”.

Embora os problemas enfrentados sejam muitos, o Banco cobra os melhores resultados. A cobrança para cumprir as metas são constantes, mesmo que a estrutura seja ruim e não tenha pessoal suficiente para trabalhar. “Como uma pessoa completamente cansada e quebrada vai conseguir cumprir meta?”, questiona outra funcionária.

Além desses, a defasagem dos equipamentos é outra constante. A maioria dos 16 cashs que a Agência possui são os antigos 4034 e os problemas que a Agência enfrenta, quando eles param de funcionar, são diários.

“O que a AFBEPA quer são respostas. Algum órgão competente que expeça um Laudo informando o real estado que a Ag. Castanhal se encontra hoje. Queremos saber se os nossos colegas e clientes estão correndo perigo ou não. Precisam ser remanejados? A Ag. Castanhal precisa ser interditada?”, ressalta Kátia Furtado, Presidenta da AFBEPA.

A AFBEPA quer que o Banpará e o Governo do Estado providenciem IMEDIATAS soluções para todos os problemas apresentados, pois o funcionário tem o direito de trabalhar com tranquilidade, paz de espírito e em boas condições de trabalho.

A vida é única e precisa ser Respeitada!


Veja abaixo algumas imagens da estrutura precária de Castanhal:
Cashs de autoatendimento

Parte do teto do banheiro feminino funcional já desabou

Vãos abertos que demonstram que a Agência está suspensa e sustentada apenas por finas vigas

Finas vigas que sustentam o Banpará Castanhal


A saída de emergência improvisada foi lacrada


Piso com rachaduras vistas pelo subsolo



UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa
Fotos: AFBEPA








Nenhum comentário: