quarta-feira, 18 de junho de 2014

Tentativa de assalto no "sapatinho" frustrada. Mais uma ocorrência de crime contra um trabalhador bancário. Até quando Direção do Banpará?


OS FATOS

Na madrugada desta quarta-feira, 18/6, mais um bancário do Banpará e sua família foram vítimas de quadrilhas que praticam assaltos à Bancos. Segundo fontes, os criminosos iriam vitimar o tesoureiro da agência do Banpará Telégrafo, mas como ele estava de férias, quem acabou sendo vitimado foi o gerente de atendimento, que foi confundido como sendo o Gerente Geral daquela Unidade.

O funcionário, que os criminosos acreditavam ser o gerente geral, ficou em cárcere privado junto com a família, dentro de sua própria residência, no poder de cinco criminosos armados, que queriam assaltar o Banco. 

O crime só não foi consumado porque, com a movimentação estranha na casa do funcionário, a polícia foi acionada por alguém da vizinhança. Um dos criminosos, o que estava do lado de fora da casa, viu quando uma viatura da PM passou em frente à residência do bancário e orientou para que a ação criminosa fosse abortada.

Mesmo assim, pertences pessoais do bancário como celulares, notebook e o carro particular dele foram levados pelos criminosos. Até o presente momento, não temos informações se o bancário já conseguiu recuperar o carro roubado. O crime foi registrado na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e está sendo investigado.

A AFBEPA, ao tomar conhecimento do fato, foi até a agência Telégrafo. Uma representante do Sindicato dos Bancários chegou logo em seguida. A Presidenta da Associação, Kátia Furtado, após verificar que não havia mais condições para a continuidade dos trabalhos, tomou a iniciativa de fechar a agência e convidou a representante da entidade sindical para ajudá-la na ação.

A Associação constatou que os funcionários estavam trabalhando sob tensão, além de um forte abalo emocional e com a quantidade de pessoal reduzida, pois a unidade bancária está com dois funcionários a menos, o que acarreta acúmulo de função.


EQUÍVOCOS


A lamentar temos a postura equivocada de uma funcionária da Superintendência de Segurança-SUSEM, que mandou liberar a Unidade para funcionamento normal ao público. Também o comportamento do gerente geral, que defendeu a mesma atitude.

Nós NÃO DEVEMOS ACEITAR que a Ação de uma quadrilha de assalto à Bancos, que viola o direito sagrado de propriedade, que utiliza de uma forte violência psicológica contra toda uma família, que ameaça com palavras e modernos armamentos a vida de trabalhadores bancários, seja encarado como NORMAL. 

VAMOS BUSCAR SEGURANÇA. A VIDA É O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO

Nós precisamos nos UNIR e não nos curvar aos ditames de regras autoritárias e altamente nocivas. O amor e respeito à Vida deve ser a base de tudo. O colega e os colegas que têm sofrido todo o tipo de perseguição pela falta de investimentos em Segurança, precisam da nossa compreensão e do nosso apoio, não podemos deixar que o desleixo e a omissão com a vida prospere. A Lei Maior do Brasil nos garante que o ambiente de trabalho deve ser Seguro, Saudável e Higiênico, então temos que cobrar o que é nosso Direito.

Os Acordos Coletivos de Trabalho negociados reiteram que todas as Unidades que sofreram assaltos consumados ou tentados têm que serem FECHADAS. É o Mínimo!!

O RISCO DEVE SER ASSUMIDO POR QUEM O CRIA

Já falamos e reiteramos novamente o que defendemos: O RISCO DEVE SER ASSUMIDO INTEGRALMENTE POR QUEM O CRIA, O BANPARÁ. Os empregados não podem assumi-lo, porque nós só temos a Força de Trabalho. Isto é Lei!Isto é Razoável!

Queremos que o Banpará tenha como prioridade o investimento de fato em segurança, e como medida URGENTE e IMEDIATA a contratação de empresa de segurança, para tomar de conta das chaves dos cofres das Unidades de Trabalho, e para monitorar esse trabalho, é fundamental a aquisição das Centrais de Monitoramento.   

A Direção do Banpará nos deve isso.

Queremos Respeito! Queremos Segurança, Já! 

A DIREÇÃO DA AFBEPA.

     





Nenhum comentário: