sexta-feira, 30 de maio de 2014

Banpará, seus trabalhadores e trabalhadoras estão clamando por SEGURANÇA BANCÁRIA!


Foto: José Antônio Santos (Rádio Afuá FM)

Segundo informações do site ORM News e do radialista José Antônio Santos, da Rádio Afuá FM, no início desta sexta, 30 de maio, quatro criminosos, armados com pistolas, levaram aproximadamente R$ 11 mil reais do Posto de Serviço do Banpará de Afuá, situado na Ilha do Marajó. Dois clientes foram feitos reféns pela quadrilha, mas foram liberados.

"Os bandidos tomaram a arma do segurança da agência. Clientes que estavam na fila do banco também foram abordados e tiveram objetos pessoais roubados. Na fuga foram efetuados quatro disparos em um bar na orla da cidade, mas ninguém ficou ferido. O bando fugiu em uma voadeira levando os dois reféns. Eles foram liberados pouco depois em um sítio próximo à cidade. O clima é tenso em Afuá, já que este foi o primeiro assalto a uma agência bancária registrado no município. A Polícia Civil informou que apura o caso", diz a notícia.

Segundo fontes, a unidade bancária estava lotada na hora em que o crime aconteceu. As imagens da câmera de segurança estão sendo usadas para investigar o caso. Essa ocorrência é mais uma que demonstra a (IN)segurança a qual trabalhadores bancários e clientes estão submetidos, e, pasmem: a referida unidade bancária não possui a Porta Giratória Detectora de Metal - PGDM.     

Ora, sabemos muito bem que a ausência da PGDM em unidades bancárias do Banpará é uma realidade, não só no interior, mas também na própria capital paraense. Recentemente abordamos esse assunto aqui no blog, na postagem Unidade precisa, com URGÊNCIA, de uma PGDM. Com tudo isso, voltamos a perguntar onde estão investidos os 5 milhões que o Banpará afirma injetar em SEGURANÇA BANCÁRIA.

Ao Banpará cabe essa resposta!

LEMBREMOS 

Na última quarta-feira, 28 de maio, o Coordenador do Posto de Atendimento do Centur, um pai de família, teve que passar pela grave VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA de ver dois filhos seus, um de 7 e outro de 10 anos, nas mãos de bandidos perigosos. "Eu moro há mais de dez anos no meu bairro e nunca tinha passado por uma situação dessa", afirmou o bancário que, apesar do problema de insegurança pública na qual vivem os paraenses, deixava a sua casa sozinha durante todo o dia. 

Agora, gerentes e coordenadores, as principais vítimas de quadrilhas criminosas, temem sair de suas casas. "Quando eu ia para o meu trabalho, alternava de caminho, nunca ia só por um lugar", disse o bancário que foi vítima do citado assalto.

Com relatos semelhantes ao desse bancário, um pai de família que não pode mais levar, em paz, os seus próprios filhos para a escola ou mesmo ir tranquilamente para o seu trabalho, está demonstrada o quanto é gravíssima a situação da INSEGURANÇA entre os bancários que atuam no Banpará. E, como nos mostrou o fato de hoje, entre os clientes também.

Só do final de 2013 pra cá já foram mais de cinco assaltos. Em janeiro deste ano foram três, em menos de duas semanas, relembre:

Agora, só nesta semana, além do bancário do PAB Centur, entra mais o crime de hoje, cometido na Unidade Bancária do Banpará de Afuá.
 
O mais agravante é que em 80% das ocorrências de crimes cometidos por quadrilhas em unidades e PABs do Banpará, do final de 2013 até o início do primeiro semestre de 2014, as principais vítimas foram bancários e bancárias e seus familiares. São os funcionários do próprio Banco as principais vítimas, pois o Banpará, ao invés de focar em SEGURANÇA PREVENTIVA, determina TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS.    
 
Políticas Efetivas de Segurança é e sempre será, uma luta desta AFBEPA, não apenas em campanhas salariais, mas em todos os dias do ano, principalmente nos momentos em que tivermos de noticiar mais um bancário ou bancária do Banpará, um pai ou uma mãe, tendo que passar por um enorme trauma, como a violência de um assalto. Uma violência que deixa sequelas. Que instala o medo, que mostra o quanto o Banpará não se importa com a VIDA dos seus empregados.
 
Banpará, RESPEITE os seus trabalhadores e trabalhadoras, seu principal patrimônio. Não dá mais para suportar essa situação de INSEGURANÇA. Não queremos mais ser vítimas desse DESCOMPROMISSO do Banco com as nossas Vidas e dignidade. 
 
Basta de INSEGURANÇA BANCÁRIA!
 
UNIDOS SOMOS FORTES!
 
A Direção da AFBEPA.  



Nenhum comentário: