segunda-feira, 31 de março de 2014

“Semana 1964 – Lembrar para não esquecer”

 


Atividades começam dia 31 de março e seguem até 6 de abril de 2014, no Cinema Olympia. Serão diversos lançamentos de livros, sessões de cinema e palestras com personalidades como o cineasta Vladmir Carvalho e jornalistas como Paulo Markun e Leila Jinkings, entre outros nomes importantes do cenário nacional. A abertura no dia 31 será com o filme “Jango” de Silvio Tendler. Sempre a partir das 17h, com entrada franca.

Na próxima semana Belém viverá dias de intenso mergulho em sua própria história. No momento em que o golpe de 1964 completa 50 anos, o Brasil se debruça sobre este seu passado recente. Em várias cidades do país, o governo federal, governos estaduais, universidades, assembleias, câmaras, congresso nacional, ministério público e entidades da sociedade civil promovem eventos para reconstituir fatos e debater sobre aquele momento histórico.
 
A Comissão da Verdade procura desvendar os crimes da ditadura. Jovens, que sequer haviam nascido quando o regime militar terminou, saem às ruas para denunciar ex-torturadores. No cinema, documentários retratam verdades escondidas pela história oficial. A imprensa e editoras publicam dossiês e livros relatando fatos desconhecidos dos chamados anos de chumbo.

Dentro deste contexto o Governo do Estado, através do Instituto de Artes do Pará idealizou a “Semana 1964 – Lembrar para não esquecer”, reunindo algumas das mais importantes personalidades dessa história. De acordo com Tito Barata, Gerente de Artes Literárias e Expressão de Identidade do IAP, “vivemos uma daquelas raras ocasiões em que a história vira tema de debate nacional”. 
 
O gerente explica que a Semana é um mergulho no Brasil e no Pará dos anos 60 e 70, “fase decisiva para entender o que somos hoje”, ressalta. Naturalmente, trata-se do Brasil e do Pará da ditadura, mas é também o Brasil e o Pará da minissaia, do teatro, das artes plásticas, das passeatas e da formação de lideranças que assumiriam o poder a partir dos anos 90.

A programação, ao longo de sete dias, faz uma reconstituição de um período crucial da história brasileira: de março de 1964 a março de 1985 – da deposição de João Goulart ao dia em que Tancredo Neves quase assumiria a presidência da República.

Tito Barata ressalta ainda que “o regime de arbítrio, instaurado há cinquenta anos, já não existe. A democracia brasileira, por maiores que sejam suas imperfeições, representou e representa um avanço qualitativo para a construção de um país melhor. E é ela que nos permite realizar este evento, para o qual está convidada a população do Pará”.


Veja aqui a programação completa.


Serviço:

“Semana 1964 – Lembrar para Não Esquecer” – 50 Anos do Golpe

De 31 de março a 6 de abril de 2014. A partir das 17h

No Cinema Olympia – Avenida Presidente Vargas

Entrada franca com certificados de participação aos presentes
 
FONTE: Site do IAP

Nenhum comentário: