quarta-feira, 2 de outubro de 2013

BANPARÁ NÃO PODE ATENTAR CONTRA O DIREITO DE GREVE. É DECISÃO JUDICIAL.


Nossa Greve tem sido pontuada por fatos importantes, decisivos, como a adesão massiva no primeiro dia, o que demonstra o aumento do nível de consciência dos bancários e bancárias do Banpará; a tentativa do Banco de desestabilizar o legítimo e legal movimento colocando uma pessoa para, ostensivamente, fotografar a pacífica comissão de esclarecimento, resultando em uma agressão física e moral à Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado; a adesão espontânea de grande parte da SUTEC, a Superintendência de Tecnologia, área de suporte do que ainda deve estar funcionando no Banco e, diante de tudo isso, a impassibilidade da direção do Banpará que não se digna a negociar as cláusulas econômicas constantes em nossa Minuta de Reivindicações.

O fato que se deu ontem e que repercute muito positivamente para toda a nossa Greve é formidável: O Banpará teve negado, na Justiça, o pedido de interdito proibitório contra a Greve!

A decisão judicial é cristalina quando analisa Ata e fotos juntadas pelo Banpará, autor da Reclamação, nos autos do processo, tentando comprovar a sua pretensão de impedir o justo, sagrado e legítimo Direito de Greve dos Trabalhadores.

Segundo sua Excelência na foto nº 01 o que se vê são pessoas sentadas às 08h34, antes do horário ordinariamente previsto para o atendimento bancário sem demonstrar que estivessem impedindo acesso de alguém.

Na foto nº 02, o requerente diz que mostra fotos e imagens do que seria seu diretor na rua impedido de entrar na unidade, mas as imagens não mostram o impedimento. Bem ao contrário do alegado na foto, o que se vê é um senhor de paletó na porta onde uma senhora está em pé, ao que indica para deixa-lo passar, e outra que possivelmente está tirando a faixa para o seu acesso ao interior da unidade.

E arremata o Juiz: “se o diretor saiu do Banco é porque pôde entrar”.

A foto nº 03 mostra inclusive que tem uma pessoa no interior da unidade olhando pela janela.  Não mostra qualquer pessoa sendo impedida de entrar.

Na foto nº 04 não há faixa e nem demonstração de impedimento de acesso à unidade.
Sobre a Ata, vê-se que duas cadeiras à porta de entrada da área restrita da agência e três pessoas sentadas na escada, na porta de entrada, não comprovam impedimento de acesso no horário de expediente.

Por fim, em relação ao pedido de multa no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por dia, aplicada à AFBEPA e ao Sindicato, em caso de descumprimento de uma ordem judicial, assim dispõe a decisão:

“...para que não façam o que não está provado definitivamente que estejam fazendo, demonstra que o elevado valor longe de servir a suposto efeito preventivo, representa,  a princípio, decisão de efeito atemorizador e restritivo de todo e qualquer exercício regular do direito de greve”.

Portanto, longe de ter a sua pretensão tutelada pela Justiça Trabalhista que, como se lê, foi totalmente defenestrada, a decisão traz em seu bojo o RECONHECIMENTO de que a nossa greve é legal, consciente e é a única forma de lutarmos contra a intransigência e opressão dessa Direção do Banpará.

Quem ainda continua trabalhando nos locais de trabalho SAIA! Não deixe passar o trem da história e, pior, não embarque como serviçal no vagão dos patrões!  VAMOS JUNTOS, caminhemos atrás do que é necessário para vivermos com mais respeito e dignidade!

Qualquer tentativa de assédio, de opressão, de constrangimento para obrigar os bancários e bancárias a voltar ao trabalho antes do fim da Greve deve ser denunciada com um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, essa é a orientação da AFBEPA. Traga o BO até nós, que vamos levar as provas desse crime à Justiça, para que o Banco aprenda a nos respeitar!


PELO RETORNO DO TÍQUETE EXTRA, NO VALOR DE R$ 5 MIL REAIS, PARA CADA UM!

PELA PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE PARA TODOS, RETROATIVA A JANEIRO DE 2013, E PROMOÇÃO POR MERECIMENTO EM JANEIRO DE 2014!

POR REAJUSTE DIGNO, ACIMA DA FENABAN, JÁ QUE TEMOS O MENOR SALÁRIO ENTRE OS BANCOS PÚBLICOS!

PELA INCLUSÃO DE ASCENDENTES NO PLANO DE SAÚDE!


POR SAÚDE, SEGURANÇA, PONTO ELETRÔNICO, PAGAMENTO DE TODAS AS HORAS EXTRAS, RESPEITO, DIGNIDADE E VALORIZAÇÃO EFETIVA!

NA LUTA É QUE SE AVANÇA!

UNIDOS SOMOS FORTES!








*







3 comentários:

Anônimo disse...

Essa é a hora, de nossa participação depende o nosso futuro e o de nossas famílias!Vamos permanecer na luta e em greve até que nos sejam favoráveis as decisões da diretoria, indepenentemente das deciões em nível nacional. Nossaa reivindicações específicas devem ser atendidas!Na luta é que se alcançam nossos objetivos!Vamos unidos nos fazer respeitar!

Anônimo disse...

Que bom saber que a JT não está ao lado dos banqueiros neste ano. Para mim, essa é a pior administração já passada pelo nosso, disse NOSSO Banpará. Em 2014, você pode mudar isso, vazando com o PSDB do governo paraense. Pense bem!

V disse...

Ótimo! Estou gostando de ver, firmes e fortes! Continuem assim e pressionem pelas propostas ECONOMICAS!