segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SEMPRE A VERDADE DOS FATOS. E VAMOS À LUTA QUE NÃO TEMOS TEMPO A PERDER!

Colegas,

Não temos tempo a perder com picuinhas, vãs disputas de poder, grupos partidários que só enxergam seus interesses de partidos e não se mexem um milímetro em defesa dos bancários e bancárias. 

Os ataques contra a AFBEPA, usando exatamente o mesmo discurso, partem daqueles que querem um tipo de unidade que é contra a categoria, um tipo de unidade onde, nas assembleias e nos boletins posam de lutadores, mas nas mesas de negociação, baixam a cabeça e rebaixam o poder de representação da categoria, se pautando o tempo inteiro pela vontade da direção do Banco.

A UNIDADE DOS QUE SÃO CONTRA NÓS
É muito fácil perceber a unidade verdadeira que há entre Sindicato e Banco: ambos, juntos, usando o mesmo discurso, atacam a AFBEPA. Por que será? Ambos querem ver a AFBEPA longe das mesas de negociação, ambos usam o falso discurso de que a AFBEPA foi a culpada pela perda do tíquete extra ano passado, mas, curioso, entre todos os que assinam o Acordo, a AFBEPA é a única que não assina o Acordo como parte. Ora, como a AFBEPA poderia ser tão culpada se sua assinatura no Acordo não tem poder legal algum, já que a AFBEPA figura apenas como testemunha?

SEMPRE A VERDADE DOS FATOS
Repetimos: tudo o que relatamos no boletim e no blog é a mais pura e fiel verdade dos fatos. A AFBEPA não assinou o ACT, como testemunha, em 2012, porque no dia da assinatura do Acordo, cobrou, sim, da direção do Banco e da direção do Sindicato uma posição sobre o tíquete extra e todos: Banco e Sindicato, além da Fetec, que também se encontrava na sala, simplesmente ignoraram a cobrança da AFBEPA quanto ao tíquete extra. Aceitaram, calados, a imposição da direção do Banpará. Por que não falaram ali, antes de assinar o ACT? Por que não se somaram à cobrança da AFBEPA?

E a ética que eles querem? A ética que eles querem é aquela dos negociadores que escondem o jogo da categoria, que estampam manchetes e fotos de lutas, mas, diante da direção do Banco, calam e aceitam todas as imposições. 

Nossa ética é para com a VERDADE que deve, sim, ser inteiramente mostrada aos bancários e bancárias, porque quem sustenta o Sindicato, a Contraf, a Fetec e a AFBEPA são os bancários e bancárias e quem tem o poder de decisão é a CATEGORIA. 

Esta AFBEPA negocia com responsabilidade principalmente para com a categoria, negocia dizendo a verdade para a categoria, negocia defendendo com ética e dignidade,mas, sobretudo, com coragem e firmeza e a categoria sabe muito bem disso.

QUEM DEFENDEU O ACORDO EM 2012
A categoria também sabe muito bem quem defendeu o Acordo na última assembléia que nos tirou da greve em 2012: as três entidades. É a verdade: Sindicato, Fetec e AFBEPA defenderam, juntas, a votação no Acordo por saber que esse era o limite da negociação e que, com a convenção nacional da Contraf/Fenaban, super rebaixada, já sendo assinada naquele momento, o Banco levaria nossa greve ao dissídio e poderíamos até perder as conquistas do nosso ACT.

Por isso, não há nada mais imoral, vergonhoso e antiético do que esconder dos bancários e bancárias que Sindicato e Fetec também defenderam a aprovação do Acordo naquela assembléia. 

E tem mais: a presidente do Sindicato, que também acha o tíquete extra um "luxo", porque em seu Banco não existe o tíquete extra, várias vezes desdenhou de nossa insistência em defender o tíquete extra; a representante da Fetec, tarde da noite, na véspera daquele dia em que ocorreu a última mesa de negociação e a última assembléia, fez uma ligação para convencer a AFBEPA de que o presidente do Banco lhe havia dito, pessoalmente, que faria todo o esforço para compor financeiramente o reajuste da PLR de tal modo que fosse possível garantir o tíquete extra e agora essas entidades querem dizer que é a AFBEPA  a defensora da perda tíquete extra em 2012? Justo a AFBEPA que foi quem mais brigou pelo tíquete extra? Justo a AFBEPA que sequer assinou o ACT em repúdio ao abandono da cobrança do tíquete extra na mesa de assinatura do Acordo? MENTIRA! E mentira tem perna curta.

Agora a VERDADE, essa não temos, nunca tivemos e jamais teremos medo de defender. Sempre tivemos CORAGEM de expor nossas posições, por mais difíceis e delicadas que sejam e jamais levaríamos a categoria à irresponsabilidade do dissídio, mas a presidente do Sindicato, que é quem, de fato e de direito, assina o Acordo, se não quisesse, não teria assinado, se não concordasse com a perda do tíquete extra, não teria assinado. Agora só não vale querer, covardemente, colocar a sua responsabilidade nas costas da AFBEPA.

____________________

COLEGAS,



Vamos à LUTA VERDADEIRA, com ÉTICA VERDADEIRA, TRANSPARENTE e HONESTA

Eles estão TODOS loucos pra tirar a AFBEPA da mesa de negociação porque a AFBEPA é o calo no pé, é quem não baixa a cabeça, é quem estraga o jogo combinado.

A categoria é quem decide. De nossa parte, continuamos na LUTA e na mesa de negociação, mas sempre para dizer a VERDADE. Jamais para compor com qualquer mentira.


NA LUTA É QUE SE AVANÇA!

UNIDOS, BANCÁRIOS E BANCÁRIAS, SOMOS FORTES!









*

Nenhum comentário: