quarta-feira, 18 de setembro de 2013

AGORA É GREVE! A NOSSA UNIDADE É CONTRA A INTRANSIGÊNCIA DO BANPARÁ


Quinta mesa de negociação só reforça a necessidade da greve

Na última mesa de negociação entre a DIRAD, as entidades sindicais e a AFBEPA, realizada em 12 de setembro, mesmo dia da Assembléia Geral - que decidiu pela greve -, ficou marcada uma quinta mesa de negociação, para esta terça-feira, 17 de setembro, com a intenção de dar continuidade às discussões sobre as reivindicações da categoria.  


Como era de se esperar, apenas cláusulas sociais foram discutidas. Os artigos da Minuta de Reivindicações debatidos foram: 48, 49 e 50, que são respectivamente: Publicidade e prestação de contas do Plano de saúde, Desconto do Plano de saúde e Inclusão de dependentes no Plano de saúde.


Em relação ao artigo 48, a Diretoria do Banpará disse que só seria necessário realizar assembléia de prestação de contas caso houvesse irregularidades. Contudo, acreditamos que esse pedido é uma questão de zelar pelo princípio da transparência. Temos o direito de saber os valores que são gastos com o nosso Plano de saúde. Já sobre os artigos 49 e 50, a DIRAD afirma que não há mais tempo para fazer essas alterações no acordo com a Unimed, pois o contrato está perdendo a vigência, inclusive, o Banpará fará nova licitação. 

A AFBEPA insistiu na valorização dos trabalhadores e pediu a garantia do retorno do Ticket Extra e a efetivação das Progressões no PCS por antiguidade, retroativa a janeiro de 2013 e por merecimento em janeiro de 2014. A DIRAD disse que o Banco está investindo no Programa de Participação de Distribuição de Resultados (PDR). 

O programa estipula metas de 90% para que o trabalhador possa ter direito a participação. Em agosto de 2013, o Banco pagou essa participação apenas para cinco agências que conseguiram atingir essa meta. 

Para a AFBEPA o programa de PDR é uma política de negócios da empresa para o atingimento de metas, enquanto que o Ticket Extra é um direito nosso, oriundo da sobra da PLR. 

Diante da intransigência do Banpará que dita o que vai impor em nossas vidas, a nossa resposta é a greve. A atual diretoria não enxerga os nossos problemas, as nossas necessidades, os nossos endividamentos. Não respeita os nossos direitos. Não se preocupa com a categoria. Por isso, a nossa resposta tem que ser a nossa unidade, no interior e na capital, para fazermos uma greve forte. 

O Ticket Extra foi  a principal reivindicação durante a quinta mesa de negociação

A AFBEPA conclama a categoria pela luta do retorno do nosso TICKET EXTRA DE 5.000 e pelas PROMOÇÕES NO PCS. Não vamos esmorecer. Lutaremos pelos nossos direitos! Não aceitaremos o sequestro do nosso dinheiro, como aconteceu no ano passado. Queremos uma política justa e não essa política da empresa que dita as regras do jogo.

A AFBEPA convoca TODOS para a greve. É hora de mostrarmos para os banqueiros que somos uma categoria forte, que não aguentamos mais os abusos e que não vamos engolir os 6,1% da FENABAN, uma proposta vergonhosa e rebaixada.


Vamos brigar contra as dispensas imotivadas; queremos o reajuste de todas as funções comissionadas; a manutenção do auxílio aluguel para os funcionárias e funcionários que, por interesse do Banpará, foram transferidos para outros municípios; queremos mais segurança e um BASTA contra o assédio moral. 

                                           

2 comentários:

Anônimo disse...

Pena que possa não chegar ao Círio a nossa greve.

Anônimo disse...

O período da greve só depende das propostas a serem oferecidas!