terça-feira, 27 de agosto de 2013

ENQUANTO O BANPARÁ LUCRA, OS SEUS FUNCIONÁRIOS E FUNCIONÁRIAS CLAMAM POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO


A Agência Pará divulgou no final da semana passada o balanço das operações realizadas no primeiro semestre de 2013 do Banpará.  “O relatório apontou um lucro líquido de R$ 61 milhões, o que equivale a um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado”, diz a notícia (clique aqui para ler a matéria completa).

O diretor-presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim da Costa, disse na seção “Mensagem do presidente”, publicado no Caderno 4 do Diário  Oficial no último dia 23 de agosto, que  “o Banco dará continuidade à expansão da sua rede de atendimento, com estímulos à melhoria na qualidade da prestação de serviços e produtos ofertados”.

O que a AFBEPA questiona é como fica a situação trabalhista dos bancários e bancárias do Banpará que enfrentam sérios problemas como a INsegurança; os adoecimentos; o descumprimento do que prevê a Legislação Trabalhista, acerca dos Direitos dos Trabalhadores; o sequestro do nosso Ticket Extra, as inadequadas condições de trabalho, principalmente, nas agências e PABs, entre outras questões, muitas das quais foram discutidas na última AGE.   

Amanhã é o Dia do bancário, mas o funcionalismo do Banpará não tem muito o quê comemorar. Ficamos a ver navios, pois, a categoria é desrespeitada em seus direitos. É com o esforço do nosso trabalho que o lucro do Banco tem aumentado. É preciso que esse lucro seja repartido justamente com quem o constrói.
  
Há três anos da implantação do novo Plano de Cargos e Salários no Banpará,  a atual direção do banco mais uma vez frustra seus trabalhadores e trabalhadoras negando a merecida e legal progressão, por antiguidade, na tabela salarial. 

“No ano passado o Banpará tentou tirar todas as nossas conquistas de 2011, pois no início da Campanha Salarial de 2012, ainda em agosto, eles não queriam assinar o nosso ajuste preliminar, e isso significaria pra nós a perda de todas as nossas conquistas como a Licença Prêmio, o Ticket Extra, o Reajuste de 20% no Ticket Normal, entre outras questões”, lembra Kátia Furtado, presidente da AFBEPA.

O Banpará aponta expressivo crescimento com recordes de lucros que impedem o Banco de impor a lógica da partilha das perdas. Queremos a partilha dos ganhos, o que é justo, legal e correto!

A atual direção do Banco do Estado do Pará desrespeita os seus trabalhadores e trabalhadoras. Os desvaloriza, na medida em que não reconhece direitos já garantidos.

O Banpará lucrou muito mais este ano, que no mesmo período do ano passado (2012), graças ao esforço e dedicação do funcionalismo, que em muitos dias do ano trabalha sem condições adequadas, acarretando com isso muitas doenças como: gastrite, hipertensão, arritmia, infarto, LER, depressão etc. Os nossos salários são os menores do mercado, incluindo as gratificações.

É o momento de dizermos: “queremos reajuste acima da Fenaban, recuperação do nosso Ticket extra e as promoções por merecimento e antiguidade”, reforça Antonio Bechara, Diretor da AFBEPA.

2 comentários:

Anônimo disse...

Por motivo das péssimas condições do PAB que trabalhava, além de mal coordenado, enfrento sérios problemas ósteo-musculares, que já resultaram em duas cirurgias no joelho, além de um turbilhão de medicamentos, consultas médicas e exames. Hoje já enfrento problema psicológico devido ao tempo da minha recuperação, tomando medicação até para poder dormir. A maldade no coração da atual administração é tamanha, que poderiam dar risada desse exposto. Mas, lembro sempre que DEUS nunca dorme.

Anônimo disse...

O lucro deve aumentar somente dos diretores e gerentes, porque nosso ta difícil.
Ficamos ate tarde na agencia vendendo, atendendo e tudo o mais e sinceramente não vejo nenhuma melhora nem nada. So metas a cumprir.