quarta-feira, 26 de junho de 2013

CONVITE - ALMOÇO DA AFBEPA DIA 29, SÁBADO, A PARTIR DAS 11h, NA ASBEP.

A AFBEPA promoverá uma festa de agradecimento aos colegas que estão saindo no PDV, e de boas vindas aos bancários e bancárias que estão chegando no Banpará; será no próximo Sábado, 29 de junho, a partir das 11h, na ASBEP.

É uma singela forma que a Associação encontrou de agradecer às pessoas que estão aderindo ao PDV e que, por mais de vinte anos, serviram à população paraense, acreditando que o Banpará se diferencia dos outros Bancos por ser do nosso Estado, e ter o dever de investir na melhoria da qualidade de vida da nossa gente. 

Foram muitos anos dedicados ao Banpará, quando vivenciamos a tentativa do BACEN, em 1987, de extinguir o Banco, e durante a reestruturação financeira na década de 90 onde também foram extintos muitos postos de trabalho;  em 1998, outro momento difícil, tivemos que abdicar de 20% dos nossos salários por onze meses para manter o Banpará forte e público. Enfim, foram muitas felicidades e sacrifícios em prol de uma crença maior! O mínimo que podemos dizer é: MUITO OBRIGADO, em nome de toda a família Banpará!

Também vamos abraçar os colegas que chegam; desejando sempre que venham somar em nosso esforço de construir  um Banpará humano, socialmente responsável e que valorize às vidas dos funcionários e clientes. A nossa festa será regada por uma gostosa churrascada, acompanhada de um delicioso feijão, e em homenagem a São Pedro será servido, também, um mingau de milho. Como não poderia deixar de ser, quem vai nos encantar  com seu canto maravilhoso será uma banda de forró. Haverá um sorteio de brindes para os PDVistas. Aguardamos a todos com alegria e amor!

TODOS CONVIDADOS
ALMOÇO. SÁBADO. 29 DE JUNHO. A PARTIR DAS 11H. NA ASBEP.       

LUTANDO COM UNIÃO, FORÇA E ALEGRIA!
Lutamos porque nada se conquista sem luta, dedicação, empenho e firmeza! É preciso muita coragem pra romper as barreiras e construir, passo a passo, um novo mundo onde haja mais justiça, respeito e dignidade para todos! Em toda a história da humanidade, os direitos só foram conquistados, porque houve aqueles e aquelas que se insubordinaram, manifestaram, não baixaram a cabeça e souberam lutar, organizados e unidos, por direitos que se tornaram leis. Por isso nós, da AFBEPA, lutamos, com lucidez, responsabilidade, firmeza e muita coragem! Não teríamos nosso PCS hoje, se não fosse nossa luta! Não teríamos sequer nosso ACT, que o Banco não queria ratificar ano passado, mantendo direitos como a Licença Prêmio, sonhada por bancários de outros Bancos, e conquistada no Banpará com a nossa luta! Vale a pena lutar, porque precisamos defender nosso direito de vida DIGNA!

Está se aproximando a hora de ficarmos mais juntos! Está chegando nossa Campanha Salarial e temos que nos manter unidos, coesos, porque as posturas da direção do Banpará nos levam a crer que, novamente, esse ano, haverá endurecimento e intransigência. O Banco não reúne com as entidades e, quando reúne, só debate a pauta que lhe interessa. Não avança em nada na pauta que nos interessa, nas questões que precisamos ter atendidas, que dizem respeito às nossas vidas, à nossa saúde, à nossa segurança. Por isso, mobilização!

CAMPANHA SALARIAL 2013/2014
No sábado, 22/06, ocorreu a Conferência dos Bancários do Pará, que contou com cerca de 80 participantes. Foram aprovados: a reivindicação de índice de reajuste salarial a taxa de inflação do período mais 10% de ganho real; Piso de ingresso do Dieese; Greve geral contra o Projeto de Lei 4330 da Terceirização; recuperação das perdas dos governos FHC, dentre outras reivindicações.

Houve bancários que defenderam, para o índice de reajuste, a inflação mais a média da taxa de rentabilidade dos cinco maiores bancos do País, o que significaria um aumento real maior, mais justo, porque somos uma categoria que vem perdendo renda e qualidade de vida nos últimos 25 anos, período em que também se diversificou o trabalho bancário, novos equipamentos e produtos foram adicionados à nossa rotina, como a venda de balcão, por exemplo. É fato: somos mais explorados a cada ano, mas nossa renda diminuiu, enquanto os lucros dos Bancos cresceram exorbitantemente! Trabalhamos mais e ganhamos menos do que os bancários ganhavam na década de 80.

Nós, do Banpará, temos o menor salário do Brasil, considerando os Bancos públicos. Por isso, sempre reivindicamos, e merecemos um percentual acima da Fenaban. Afinal, trabalhamos em um Banco que vem sendo referência em crescimento no país inteiro, que seja também em relação aos nossos salários.

RETORNO DO TÍQUETE É JUSTA APROPRIAÇÃO DA NOSSA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS DO BANPARÁ!

Na Convenção Nacional há limitadores para o pagamento da PLR que fazem com que os Bancos não paguem integralmente o índice acordado. No caso do Banpará, a partir de 2008, além de cumprir com a regra básica e a parcela adicional, o Banco vinha distribuindo o que sobrava da PLR em forma de abono ou tíquete extra. Ou seja, nunca se tratou de uma benesse, mas de justiça, da apropriação do valor do nosso trabalho! Ocorre que, ano passado, em uma postura de completa intransigência, a direção do Banpará nos sequestrou o tíquete extra, a nossa sobra da PLR. Jamais podemos esquecer e abrir mão desse direito! Por isso, por uma questão de justiça e de apropriação devida da nossa participação nos lucros e resultados, o retorno do nosso tíquete extra está na pauta, como uma das prioridades!

QUEREMOS: MANTER TODAS AS NOSSAS CONQUISTAS, O CUMPRIMENTO DO NOSSO ACT, E VAMOS LUTAR POR:

1) PCS - EFETIVAÇÃO IMEDIATA. Efetivação da Promoção por antiguidade, para todos, retroativa a janeiro/2013, e promoção por merecimento em janeiro/2014, a partir decritérios humanizados e que valorizem, de fato, os trabalhadores e trabalhadoras, construídos no âmbito do GT/PCS; contratação da empresa especializada; cumprimento, por parte do Banpará, das condições de funcionamento do GT/PCS;

2) PAGAMENTO DO TÍQUETE EXTRA. Garantia de direito à integralidade da participação nos lucros e resultados, um direito já adquirido pelo tempo em que foi pago;

3) PONTO ELETRÔNICO. IMPLANTAÇÃO IMEDIATA, DE ACORDO COM DECISÃO JUDICIAL E CUMPRIMENTO DO ACT. O Banpará já teve muitos anos, desde 2007, para implantar o Ponto Eletrônico e nunca o fez porque prefere que continuemos a realizar o trabalho gratuito, e as horas extras sem o devido pagamento;

4) FIM DA PRESSÃO POR METAS. Fim das metas abusivas, combate efetivo ao assédio moral, fim da sobrecarga e dos acúmulos e desvios de funções, respeito às vidas humanas, melhores e mais dignas condições de trabalho, de saúde e segurança;

5) REAJUSTES ACIMA DOS ÍNDICES DA FENABAN. Ano passado, o Banco escreveu, em uma ata do Consad, que havia provisionado 13% de reajuste para os funcionários em 2012, por isso aprovamos no Encontro do Banpará o pedido de 15% de reajuste. Porém, a Contraf e o Sindicato rebaixaram nosso pedido a nível nacional e aprovaram o pedido de apenas 10,2% de reajuste, e ainda queriam negociar apenas as cláusulas sociais. Precisamos e merecemos de mais valorização efetiva, de reajustes que nos coloquem, ao menos, no patamar dos salários dos Bancos públicos.

NA LUTA É QUE SE AVANÇA!
UNIDOS SOMOS FORTES!








*

Um comentário:

Anônimo disse...

Assim como o nosso salário é um dos mais baixos pelo tanto qu trabalhamos, a atual administração do Banpará embolsa, além de todos os benefícios, em torno de R$ 20 a R$ 30 mil reais/mês, sendo, certamente, a diretoria que melhor recebe dntre todas as outras instituições. Infelizmente não podemos pautar a saída inteira dessa tirana diretoria, mas, nos aguardem, pois, das urnas, vocês não escaparão. Vamos vazar esse governador rebarbado, estressado, tirano e nazista. Se arrependimento matasse...Acredito piamente que teremos no Palácio dos Despachos, outra cabeça mais arejada, humilde e sensível com todo o funcionalismo estadual, sem exceção. Assim como queremos uma mudança geral no Congresso, na ALEPA. Vamos nos unir, sim, em 2014 e não reeleger Jatene. Nossa única arma para tirar essa atual diretoria do Banpará.