sexta-feira, 8 de março de 2013

MULHERES RELEGADAS NA ASSEMBLÉIA DO SINDICATO, E ERA VÉSPERA DO 8 DE MARÇO!

Aproximam-se as eleições para a nova direção do Sindicato dos Bancários e o que já era ruim está ficando muito pior, muito pior mesmo, trevoso, tenebroso. Vejam o que ocorreu ontem, 7, na Assembléia Geral para escolher a Comissão Eleitoral que conduzirá as eleições. 

Considerando que era véspera do Dia Internacional da Mulher, são fatos bastante reveladores que demonstraram a verdadeira face autoritária e machista da atual diretoria sindical:

1) A CHAPA DO SINDICATO CUTISTA NÃO CUMPRIU AS COTAS DE MULHERES
Duas chapas disputaram os votos para composição da Comissão Eleitoral: a chapa ligada ao grupo de oposição, na sua formação, trazia cinco mulheres, de acordo com a cota percentual de mulheres determinada pelas Centrais Sindicais, inclusive a CUT; a outra chapa ligada, à direção do Sindicato, não cumpriu o percentual de mulheres, trazendo apenas uma mulher na sua composição, num total descaso com a importância das cotas enquanto política afirmativa. Uma vergonha!

CINISMO - Mesmo assim hoje, 8, dia seguinte à Assembléia na qual as mulheres foram relegadas ao esquecimento na chapa do Sindicato, o site do Sindicato traz uma postagem relativa ao Dia da Mulher, no pior estilo "FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO".

E agora, mulheres diretoras, presidente e aliadas da atual gestão do Sindicato dos Bancários? Não cumpriram as cotas de mulheres na Comissão Eleitoral, jogaram por terra um discurso e uma luta de décadas e décadas, e agora, mulheres, como ficam diante de sua história e de suas bandeiras?

2) IMPEDIRAM A ENTRADA DE UMA MULHER BANCÁRIA NA ASSEMBLÉIA
Uma colega nossa, do Banpará, que trabalhou até mais tarde, apesar de muito cansada, saiu do Banco e seguiu direto para o Sindicato, a fim de participar da Assembléia Geral para escolha da Comissão Eleitoral. A colega, lá chegando por volta das 19h30, encontrou os portões trancados. Sendo bancária, sindicalizada, em dias com suas obrigações sindicais, foi impedida de adentrar a sede do Sindicato e participar da Assembléia. O argumento furado foi que ninguém poderia entrar após o início da Assembléia.

A verdade é que, antes mesmo da votação, as duas chapas que disputaram os votos para composição da Comissão Eleitoral, já estavam contando seus pretensos votos na Assembléia, e sabiam que a votação seria apertada. A direção do Sindicato sabia, também, que a bancária em questão não votaria em sua chapa, por isso a impediu de entrar na sede. Um absurdo!


3) ATUAL DIRETOR DO SINDICATO PRESIDIRÁ A COMISSÃO ELEITORAL.
A arrogância, o autoritarismo e a completa falta de bom senso não encontram limites. De quem já fez tudo e mais um pouco contra os bancários e bancárias, o que mais poderíamos esperar? Pois tem mais.

Adivinhem quem é o presidente da Comissão Eleitoral das eleições para o Sindicato dos Bancários? Alberto Cunha, o Betinho, que é funcionário licenciado do Banco do Brasil, diretor de formação sindical da atual gestão, foi presidente do Sindicato na gestão passada, e é um dos fundadores desse grupo político-partidário que dirige o Sindicato hoje, e que terá uma chapa para tentar a reeleição. Ou seja, tudo em "famiglia"

Um acinte que revela a total falta de escrúpulos desse grupo político-partidário que desce ao inferno, se preciso for, para manter-se no poder, mesmo que passando por cima da vontade da categoria, como fizeram em 2010 e, pelo jeito, vão fazer de novo, agora, em 2013.

Que os bancários e bancárias de boa fé se levantem e não calem diante dessa imoralidade! Que as instituições públicas sérias, que prezam pela legalidade e pela lisura dos pleitos eleitorais sejam acionadas e questionadas sobre os absurdos ocorridos nessa Assembléia, onde as mulheres e o bom combate foram feridos de morte naquilo que mais prezamos em décadas e décadas de lutas dos trabalhadores e das maiorias excluídas.



SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!






*



Nenhum comentário: