sexta-feira, 1 de março de 2013

APROVADAS AS CONTAS DA AFBEPA

Ontem, 28, se realizou, conforme determinada pelo Estatuto da AFBEPA,  a prestação de contas da Associação referente ao ano de 2012. Aprovada na íntegra e sem nenhuma ressalva, a prestação de contas revela, sobretudo, o foco central da atuação corajosa e determinada da atual gestão FIRME NA LUTA, na defesa dos interesses, conquistas e direitos dos bancários e bancárias do Banpará.

Confira, abaixo, uma síntese da prestação de contas, algumas fotos e listas de presença e de aprovação.










PRESTAÇÃO DE CONTAS ANO 2012


Fundada em 02/09/1987, a AFBEPA é uma Sociedade Civil de Direito Privado e de Caráter Profissional, sem fins lucrativos.

Os valores apresentados a seguir são relativos ao exercício de 2012. Servem como base para avaliar as receitas, investimentos e gastos da AFBEPA no ano de 2012.

A AFBEPA tem duas fontes de receitas:
1) Mensalidades dos associados; e
2) Simbólicas taxas administrativas de alguns Convênios, cujos valores entram em forma de bonificação para a AFBEPA.

Também se encontram entre os valores da Receita, os relativos à Recuperação de Despesas de associados, que representam um forte trabalho da AFBEPA no sentido de buscar fazer com que alguns associados, em débitos com a Associação, quitem suas dívidas.

Os recursos utilizados para pagamentos de convênios não são contabilizados como receitas da AFBEPA, uma vez que apenas passam pela conta e saem imediatamente para pagamentos desses convênios. Aliás, a AFBEPA ainda tem que arcar com algumas despesas de associados que não deixam valores em suas contas para os devidos pagamentos de uso dos convênios.

RECEITAS

MENSALIDADES / ANUAL 2012
A AFBEPA tem 675 associados. O desconto da mensalidade, feito em contracheque, corresponde a 1,5% do salário base de cada associado/a.

O valor das mensalidades repassado à AFBEPA no mês de agosto, até o dia 27/08/2012 foi de R$ 21.222,05; no mês de setembro foi de R$ 21.170,67; e no mês de dezembro/2012 foi de R$ 23.365,38. Esses valores não são fixos, devido às solicitações de adesões, de cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.

Valor total da entrada de Mensalidades no ano de 2012: R$ 260.532,30.

TAXAS ADMINISTRATIVAS / ANUAL 2012
Alguns convênios informam os valores de taxas administrativas diretamente à Contadora, via recibos de pagamentos. Esses foram consolidados a tempo do fechamento do Balanço 2012. Os demais valores estão informados à parte, logo abaixo.

Big Ben - 2% - R$ 408,56
Auto-escola Foca - 3% - 148,66
Livraria JP Gonçalves - 3% - R$ 30,92
Academia Rafa Fitness - 2% - R$ 115,79
Valor total da Bonificação: R$ 703,93

Há entrada de taxas administrativas dos convênios / anual 2012, pagas diretamente na AFBEPA, não consolidadas no prazo de fechamento do Balanço, mas que a AFBEPA faz questão de informar aos associados.
Ótica Telégrafo - 15% - R$ 2.112,82
Carne e Sabor - 3% - R$ 328,33
Uniodonto - 5% - R$ 13.151,13

Valor total da entrada de Taxas Administrativas dos convênios no ano de 2012: R$ 15.592,28 (que constarão do anexo do Balanço)

RECUPERAÇÃO DE DESPESAS / ANUAL 2012
Valor total da Recuperação de Despesas dos Funcionários em 2012: R$ 9.371,78.

RECEITA EM 2012: R$ 270. 608, 01.



DESPESAS
A saída de recursos corresponde à manutenção da sede, dos serviços da AFBEPA e ao custeio das atividades relativas aos objetivos fundamentais da Associação: defesa dos interesses, direitos e conquistas dos funcionários e funcionárias do Banpará e do próprio Banco enquanto patrimônio público estadual. Em agosto, setembro e outubro esses custos crescem bastante em função da mobilização e luta da nossa Campanha Salarial.

A MANUTENÇÃO E SERVIÇOS DA AFBEPA: 2 linhas telefônicas: 3212-1457/3212-1479; aluguel da sede / IPTU 2012; Celpa / Cosanpa; honorários das advogadas: Drª Valéria Fidellis / Drª Luise Nunes de Melo; Contadora Benedita Soares; Assessoria Política Ghyslaine Cunha; Funcionárias/o Ângela Valente, Márcio Dias e Rosangela Silva; Compra de Material de Expediente; Despesas com Copa; 1 Diarista; Despesas diversas com locomoção e alimentação; Despesas com cartório por conta da mudança de endereço; Despesas com manutenção de computadores; Qualificação dos funcionários / curso de português; Brindes.

DESPESAS DA MUDANÇA DE ENDEREÇO/MARÇO DE 2012: diarista para limpar a antiga e a nova sede; frete de mudança; despesas contratuais do aluguel - 3 parcelas de caução de aluguel; despesas com reestruturação da AFBEPA - limpeza da central de ar condicionado, pintura na antiga sede (tinta e mão de obra), compra de uma central de ar semi-nova, placa da entrada da AFBEPA, colocação de grade na entrada da AFBEPA.

PRINCIPAIS DESPESAS OPERACIONAIS / ANUAL 2012
Todos os valores correspondem ao ano completo de 2012.

FUNCIONÁRIOS DA AFBEPA / ANUAL 2012:
Salários e ordenados - R$ 37.606,81
13º Salários - R$ 2.760,03
Férias - R$ 2.314,11
FGTS - R$ 3.464,27
INSS - R$ 11.560,03
Ticket Alimentação dos Funcionários - R$ 5.000,00
Plano de Saúde dos Funcionários - R$ 4.541,79
Vale transporte dos Funcionários - R$ 6.621,60

SEDE E MANUTENÇÃO / ANUAL 2012:
Aluguel - R$ 13.694,50
Gastos com Informática e Tonner  - R$ 11.762,56
Material de Escritório e Xerox - R$ 5.904,62
2 Telefones fixos - R$ 20.781,69
Copa - R$ 4.402,06
Cartório - R$ 246,40
Manutenção e reparos - R$ 5.214,19
Conta de Água - R$ 432,25
Conta de Luz - R$ 1.202,54

AQUISIÇÕES PARA A AFBEPA EM 2012 / ANUAL 2012:
Estante para livros - R$ 128,00
Pia para a cozinha - R$ 105,00
Livros Jurídicos - R$ 1.200,00
Central de Ar Condicionado Seminova - R$ 700,00
Dois aparelhos Celulares - R$ 518,99

MOBILIZAÇÃO E LUTAS / ANUAL 2012:
Alimentação - R$ 23.550,20
Despesas de viagem - R$ 8.259,39
Transportes - R$ 9.946,32 Táxis e Vales-transportes
Combustível - R$ 10.632,83

OUTROS / ANUAL 2012:
Honorários - R$ 41.375,71 - Advogadas e Contadora.
Serviços prestados - R$ 18.350,14 - Assessoria Política e Diarista.
Brindes - R$ 8.411,69
Assinatura de jornal - R$ 1.791,19
Site AFBEPA Hospedagem - R$ 298,60
Donativos e contribuições - R$ 2.520,00 - Doações, coroas de flores e flores a adoecidos no hospital.
Devolução para funcionários quando o valor é cobrado em duplicidade ou indevido - R$ 1.118,73
Outras despesas: R$ 7.390,61

SOBRE A VIVO: a AFBEPA pagou à Vivo, referente a contas de telefone, modens e tablet’s, no ano de 2012, o valor de R$ 40.443,47, sendo que, dentro desse valor, há a conta de dezembro de 2012, de R$ 1.946,87 que foi paga em janeiro de 2013, e há um valor cobrado pela Vivo, referente ao excedente de mensagens de cada chip da rede. Esse valor do excedente de mensagens foi indevidamente cobrado pela Vivo à AFBEPA, porque a operadora nunca informou o limite de mensagens por chip. A AFBEPA, que pagou as mensagens excedentes dos associados em 2012, cobrará da Vivo o retorno desses valores.

SALDO DEVEDOR DOS ASSOCIADOS / ANUAL 2012
Alguns associados estão com débito na Associação, o que totaliza o valor de R$ 3.248,29. Há tentativas, algumas ainda infrutíferas, de negociação dessas dívidas com os associados. Abaixo, o débito devido ao fato de os associados não terem margem consignável.

Mensalidade Uniodonto: R$ 248,87
Diferença Uniodonto: R$ 426,70
Vivo: R$ 1.099,00
Big Ben: R$ 768,12
Ótica Telégrafo: R$ 113,35
Carne e Sabor: R$ 150,00
Débitos diversos, via acordos: R$ 442,25 (contas de meses anteriores)

Os pagamentos desses valores para a AFBEPA (que teve que honrar os débitos junto às empresas e precisa que, da mesma forma, os associados quitem seus débitos, agora com a Associação) são feitos através de consignado, depósitos e descontos em conta-corrente (ofício aos gerentes).

RESGATE DE DÉBITOS DOS ASSOCIADOS
Hoje a AFBEPA tem total controle de entrada e saída de recursos, e administra, com eficiência, a inadimplência, que vem diminuindo.

No ano de 2012, houve uma recuperação de dívidas de associados no valor total de R$ 9.371,78.


SALDO TOTAL EM DEZEMBRO DE 2012

TOTAL DE ENTRADA: R$ 270.608,01


Saída / operacional: R$ 251.998,78
Pagamento dos convênios vencido em jan/2013, referente a valores de dezembro de 2012: R$ 14.124,63.
TOTAL DE SAÍDA: R$ 266.123,41

SALDO DO EXERCÍCIO 2012: R$ 4.484,60.


Lista de aprovação





Lista de presenças



Como você pôde observar, nossa Prestação de Contas é detalhada e rigorosamente correta. Convidamos a todos e todas que não puderam participar da Assembléia, e que desejem conferir os documentos, recibos e demais informações: tudo está disponível na sede da Associação. Venha nos visitar e ler a Prestação de Contas 2012 da AFBEPA, gestão FIRMES NA LUTA!

SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!











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