quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

VITÓRIA DOS BANCÁRIOS: HAVERÁ ASSEMBLÉIA DIA 26, TERÇA-FEIRA. TODOS E TODAS LÁ!


A atual direção do Sindicato dos Bancários teve que se dobrar a pressão da categoria. Mas, mesmo assim, fez questão de desrespeitar a vontade dos bancários que desejam uma ASSEMBLÉIA e não uma PLENÁRIA, e para hoje, quinta-feira, 21, e não para terça-feira, 26.

Talvez imaginando uma delirante queda de braço com esta AFBEPA, a direção do Sindicato desconsidera um clamor dos bancários, porque quem redigiu, mobilizou e enviou as dezenas de abaixo-assinados, na forma do Estatuto sindical, solicitando a assembleia para 21, as 18h, foram os bancários e bancárias. A AFBEPA deu, como sempre, todo o apoio, já que a atual direção sindical, não o faz.

Pois bem, diante do óbvio desejo e direito dos bancários, e após imensa pressão da categoria, mais uma vez vencemos a primeira barreira: está convocada uma plenária para o dia 26/02, terça-feira, as 18h, no auditório do Sindicato. Na pauta, segundo publicação no site do Sindicato, o repasse de informações sobre as ações jurídicas, sobre a reunião com a direção do Banpará e a organização das lutas do funcionalismo.

PLENÁRIA TAMBÉM DECIDE. NÓS, BANCÁRIOS E BANCÁRIAS VAMOS DECIDIR  E DELIBERAR!
Quanto à formalidade e ao legalismo, o fato de ser uma plenária, não muda o caráter decisório da reunião. Vejamos, etimologicamente, segundo os maiores dicionários de português, o significado de cada uma das palavras:

Assembleia - reunião de pessoas convocadas para certo fim; pessoas assim reunidas; assistência; reunião dos membros de um grupo ou organismo, regularmente convocados para deliberar sobre assuntos particulares ou de interesse público; membros desse organismo; parlamento; conselho; sociedade; clube.

Plenária - feminino de plenário. Plenário: pleno; inteiro; assembleia, reunião ou sessão em que participam todos os membros de um corpo ou jurisdição; assembleia geral; totalidade dos membros ou sócios de um grupo.

Logo, uma plenária também é uma assembleia. Não adiantou o Sindicato modificar o nome da reunião, o poder de decisão é dos bancários reunidos. Assim é, e assim será.


ISSO JÁ ACONTECEU EM 2009
Essa situação nos lembrou o ano de 2009, quando a direção do Sindicato se negava a convocar uma assembleia para debatermos e decidirmos sobre a luta do PCS, e os funcionários e a AFBEPA convocaram uma Grande Reunião no Postão, para dali a uma semana. Passados dois dias dessa decisão democrática, e todos já mobilizando para a Grande Reunião no Postão, a direção sindical convocou uma assembleia para a véspera do dia que seria a Grande Reunião. Naquele momento, a direção da AFBEPA  e os funcionários avaliaram e decidiram desmarcar a Grande Reunião e mobilizar para a Assembléia, na qual a AFBEPA propôs e votamos, e vencemos, a Ação de Cumprimento do PCS. A direção do Sindicato defendeu contra e votou contra; está em ata. Graças aquela Ação de Cumprimento, conseguimos uma Tutela Antecipada, com retroatividade, e hoje temos o PCS implantado no Banpará.

Agora não é diferente. Para vencermos as lutas com a direção do Banco, nosso foco central, precisamos, primeiro, vencer as lutas com o Sindicato, que sempre se coloca como um muro de contenção, protegendo a direção do Banco. Senão, porque não convocaram antes uma assembleia? Porque convocaram, agora, uma Plenária, pretendendo, talvez, retirar o poder de decisão da categoria? Porque ajuízam as ações antes de debater com os bancários e definir as estratégias de luta conjuntamente, dessa forma, dando a um terceiro ente, um juiz, o único poder de decisão sobre nossas legítimas causas? Antes de ajuizar as ações, podemos lutar com as nossas armas. Mas é exatamente isso o que a direção sindical busca evitar: o confronto com a direção do Banco que está passando por cima de todos os nossos direitos, descumprindo acordos, sequestrando o que é nosso! Ou seja, todo o poder e estrutura sindical ficam inertes, ausentes, protegendo a direção do Banpará, enquanto nós, que somos os bancários que sustentamos nossa entidade de classe, estamos, literalmente, no fogo.

Os bancários e bancárias que convocaram a Assembléia para hoje, 21, 18h, é quem tem o poder de decidir. Esta AFBEPA, como não tem o menor interesse em quedas de braço com a direção sindical, considera uma GRANDE VITÓRIA da luta e mobilização dos bancários e bancárias, o fato de o Sindicato ter convocado essa Plenária, que é uma Assembléia.

Esta AFBEPA sugere aos bancários e bancárias que adiemos a Assembléia autoconvocada para hoje, justamente para o dia 26, dia da Plenária convocada pelo Sindicato quando poderemos nos reunir, debater e DECIDIR o que for melhor e mais estratégico para nossas lutas, para nossas vidas.

Vamos conversar com todas as unidades do Banco e avaliar qual a disposição dos funcionários que convocaram a assembleia. No final da manhã postaremos a decisão da categoria aqui no Blog.

SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!






*

Nenhum comentário: