sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PORTARIAS 026 E 027: NÃO TEMOS O QUE COMEMORAR. REFORCEMOS NOSSA LUTA!

O Banco soltou, ainda agora, a portaria 026/2013, reajustando minimamente a comissão de Caixas e a comissão de Coordenadores de Postos; e a portaria 027/2013 promovendo, por merecimento, alguns funcionários que ainda não haviam sido promovidos em 2012, e criando, unilateralmente, uma nova comissão para lidar com o PCS.

OS "REAJUSTES" - UMA VERGONHA!

1) Sobre o "reajuste" da comissão de Caixas, de apenas R$65,00 não podemos comemorar, porque tão ínfimo valor não representa nenhuma consideração e valorização com uma segmento tão pressionado, que suporta tantos riscos inerentes ao ofício, tanta sobrecarga do atendimento, e que, via de regra, trabalha além da jornada, sem perceber todas as horas extras devidamente pagas. Lamentável. Esta AFBEPA não considera que o Banco tenha cumprido, moralmente, com o acordo sobre o reajuste da Comissão de Caixas. Mais um desrespeito, mais uma vergonha, mais uma pauta de luta para nós todos;

2) Quanto ao reajuste da comissão de Coordenadores de Postos, no valor de R$333,00, consideramos que ainda representa pouco diante de todas as responsabilidades que a função exige. O Coordenador de Posto funciona como um gerente e, ao mesmo tempo, tem que dar conta de tarefas da tesouraria, dos caixas, do atendimento, além da venda de produtos e da representação do Banco em sua localidade. Não podemos comemorar. Temos mais é que fortalecer nossa luta.

PROMOÇÃO E PCS

Muito grave a portaria 027/2013, porque traz alguns equívocos e ataques aos nossos direitos. Vejamos:

1) O Banco deve promover por merecimento aqueles que não foram promovidos em janeiro de 2012, é correto, mas até aí há um erro: se a promoção por merecimento obedece ao interstício de dois anos, o período apurado deve ser de 01/01/2010 a 01/01/2012, e não a 31/12/2012. 
Quanto à PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE PARA TODOS, permanece o débito do Banco para conosco e se mantém o descumprimento do ACT que determina a promoção por antiguidade no interstício de 3 anos, a contar do reenquadramento na nova tabela, que foi em janeiro de 2010. Portanto, nada temos a comemorar neste ponto, uma vez que o descumprimento, os desrespeitos, a quebra e o sequestro dos nossos direitos continuam sendo uma triste conduta da atual direção do Banpará;

2) Também na portaria 027/2013, o Banco cria, unilateralmente, uma nova comissão para lidar com o PCS. É bom relembrar que uma vez que conquistamos o GT/PCS em campanha salarial e que ele se mantém, já que não foi desfeito, e nem poderia ter sido, todas as decisões relativas ao PCS precisam passar pelo GT paritário, que contém, também, a representação diretamente eleita dos funcionários. Ao criar uma comissão interna do Banco para julgar recursos decorrentes do processo de promoção, a direção do Banpará, ataca frontalmente o GT/PCS, esvaziando-o, exatamente na fase em que está definindo, ainda, os critérios para promoção. A propósito, o Banco ainda não convocou reunião do GT/PCS em 2013. É necessário fazê-lo para que todos os assuntos relativos ao PCS sejam, primeiramente, propostos e analisados dentro do espaço para isso construído pela vontade de ambas as partes e conquista da categoria: o GT/PCS.

No mais, todas as nossas reivindicações estão sendo solenemente ignoradas pela direção do Banpará. Temos que virar esse jogo agora, porque imaginem como será a próxima campanha salarial, se as coisas continuarem do jeito que estão?! 

QUEREMOS:


1)   Devolução do nosso tíquete extra;

2)   Promoção, para todos, por antiguidade, retroativa a janeiro de 2013;

3)   Reajuste de verdade da comissão de Caixas, retroativo a janeiro de 2013;

4)   Pagamento imediato da última parcela da nossa PLR;

5)   Pagamento de todas as horas extras efetivamente trabalhadas;

6)   Instalação imediata do Ponto Eletrônico, principalmente nas Agências, Postos e Caixas Avançados;

7)   Pagamento dos bônus relativos ao cumprimento além das metas impostas;

8)   Tempo de 30 minutos para alimentação e repouso aos funcionários que cumprem jornada de 6h.




ASSEMBLÉIA JÁ!





FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!




*

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando é que vão valorizar o OS OPERATIVOS DO ATENDIMENTO? O Cartão de Visitas do BANCO e os mais pressionados com METAS... Quando todo mundo parar de vender produtos? Quando todo mundo começar as cumprir as 6hs de contrato deixando a agencia lotada para os gerentes atenderem os cliente que ficam até as 18hs dentro da agencia????? Tá na hora de pelo menos o Banco implantar o ponto eletronico e começar a pagar as horas extras dos operativos do atendimento, esses os mais prejudicados de todo o Banco...

Guerreiro disse...

A Portaria nº 026/2013, a do reajuste das comissões, deveria ser somente dos caixas e coordenadores dos postos, pois as outras comissões já estão com os valores de gratificação, constante do Anexo, sendo pagos desde o mês de outubro, enquando a referida Portaria diz que passam "a vigorar a partir de janeiro de 2013". Querem enganar a quem?

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se poderíamos contar com alguma autoridade, tipo MPE, MPF, Defensoria, alguma autoridade que tenha poder sobre bancos públicos, para nos defender desses atrozes e irresponsáveis ataques que a atual presidência do Banpará, intermitentemente, nos faz.
Prometem e não cumprem; somos verdadeiros palhaços nas suas mãos; ditam leis feitas na hora e as impõem a nós sem dó, nem piedade; usam os atuais cargos para sentirem-se poderosos; etc. Já que não podemos contar com quem teria a obrigação de nos defender e de tomar severas atitudes contra essa palhaçada da diretoria, com aval do insuportável governador, vamos procurar alguma coisa que faça esse nazismo acabar e os obriguem a cumprir com o que foi acordado nas mesas. Aproveito para conclamar todos os colegas da capital e do interior a iniciarem um abaixo-assinado de repúdio, bem como um movimento contra o governador Jatene, e levar adiante até o pleito de 2014, sem amnésias eleitoreiras, já que eles acham que tudo isso será esquecido na hora de tentarem uma possível "reeleição". E, nesse atual mundo cruel e sem leis, vamos crer em Deus, a única Justiça que nunca falha e que não é vendida por dinheiro algum.