segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

BANCÁRIOS CONVOCAM ASSEMBLÉIA NO SINDICATO - DIA 21 DE FEVEREIRO, QUINTA-FEIRA, 18h. TODOS LÁ!



Enquanto se mantém em completa surdez para o clamor dos bancários por uma assembléia, a direção do Sindicato senta-se à mesa pra dar a benção às últimas vergonhosas portarias do Banpará. Até consideraram bom e defenderam, em sua postagem, no site, o irrisório aumento da comissão de caixas!!! 

Durante a reunião, segundo relato no próprio site, escutaram apenas o NÃO da direção do Banco e, apesar disso, tomaram alguma providência? Nenhuma, a não ser os atos relâmpagos para fotos. Assim esses diretores sindicais apequenam nossa entidade maior, o Sindicato.

Diante da mesmice e falta de iniciativa da direção sindical, os bancários e bancárias do Banpará escreveram este abaixo-assinado convocando uma assembléia para 21 de fevereiro, próxima quinta-feira, e estão enviando ao fax do Sindicato desde a semana passada. 

Para nós, foram enviados vários e-mails de diversas unidades do Banco, pedindo que fosse publicado no Blog e convidando, também, a AFBEPA, a se fazer presente na Assembleia convocada pelos bancários, já que o Sindicato não o faz.
O abaixo-assinado que está correndo no Banpará e sendo enviado ao fax do Sindicato desde a semana passada. Os bancários querem uma assembléia, mas o Sindicato não a convoca. os bancários, portanto, estão convocando.

Vejam o que diz o Estatuto do Sindicato citado no texto do abaixo-assinado, lembrando que se trata de uma assembléia geral por empresa:

“ESTATUTO SOCIAL DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ E AMAPÁ – Pág. 5

Art. 11 – As Assembléias Gerais Extraordinárias realizar-se-ão em decorrência de situações ou acontecimentos especiais e só tratarão dos assuntos para as quais foram convocadas.

Parágrafo Primeiro – As Assembléias Gerais Extraordinárias poderão ser convocadas:
a - Pela Diretoria Executiva;
b - Por, no mínimo, 5% (cinco por cento) dos associados, através de abaixo assinado;
c - Pela maioria do Conselho Fiscal, em assuntos de sua competência.

Parágrafo Segundo – As Assembléias setoriais ou por empresas serão convocadas na obediência dos mesmos procedimentos das Assembléias Gerais e destinar-se-ão a deliberar sobre os assuntos ou questões específicas da empresa ou setor de atividade, facultada apenas a publicação em jornal de grande circulação, sem prejuízo das demais formas de divulgação.

Art. 12 – A Diretoria do Sindicato não poderá opor-se à convocação de Assembléia Geral Extraordinária, quando feita pelo Conselho Fiscal ou pelos associados, na forma deste Estatuto, devendo tomar todas as providências para a sua realização em até 4 (quatro) dias, contados da data de entrada do requerimento na Secretaria.” (fonte: site do Sindicato. Clique aqui para ler)

O SINDICATO ABRIRÁ OS PORTÕES PARA OS BANCÁRIOS? O SINDICATO PARTICIPARÁ DA ASSEMBLÉIA?

Da última vez que os bancários convocaram uma assembleia, a direção do Sindicato trancou e lacrou os portões da sede, e a assembleia teve que acontecer na calçada (leia aqui). Decisões foram tomadas e encaminhadas a nosso favor.
Claro que esta AFBEPA se fará presente na assembléia do dia 21, e contribuirá com tudo o que for necessário para que a assembleia seja o mais produtiva possível.

No ponto de pauta "o que ocorrer", já queremos sugerir, além do Tíquete Extra e Promoção por Merecimento, que estão pautados: a luta por um verdadeiro reajuste da comissão de Caixas, retroativo a janeiro de 2013; o pagamento imediato da última parcela da nossa PLR; o pagamento de todas as horas extras efetivamente trabalhadas; a instalação imediata do Ponto Eletrônico, principalmente nas Agências, Postos e Caixas Avançados; o pagamento dos bônus relativos ao cumprimento além das metas impostas; aumento do tempo para alimentação e repouso aos funcionários que cumprem jornada de 6h; a presença da AFBEPA nas mesas de negociação, e o que mais ocorrer. 

Precisamos organizar uma boa estratégia de luta para fazer valer nossos direitos e fortalecer nossos interesses enquanto classe trabalhadora.

TODOS E TODAS À ASSEMBLÉIA, DIA 21, QUINTA-FEIRA, 18h, NO SINDICATO.



SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!




*

Nenhum comentário: