quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PROMOÇÃO NO PCS E REAJUSTE DAS COMISSÕES DE CAIXA, AGORA EM JANEIRO

A PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE TEM QUE SER GARANTIDA PARA TODOS EM 23 DE JANEIRO. 

Esta AFBEPA firmou entendimento de que todo o funcionalismo do Banpará tem direito à promoção por antiguidade no próximo dia 23/01/2013, já que o Grupo de Trabalho, composto pelos representantes do empregador e representantes eleitos dos empregados, ainda não fixou os critérios para promoção por antiguidade, que irão regrar esta promoção, pois ainda falta uma consultoria técnica para assistir e auxiliar o Grupo na confecção e adoção desses critérios.

Assim como foi feita a promoção por merecimento para todos em janeiro de 2012 (após o lapso temporal de dois anos, conforme consta do ACT 2011/2012) da mesmíssima forma, como também está expresso no documento coletivo mencionado, a promoção por antiguidade terá a sua condição resolvida em 23 de janeiro de 2013, data em que completa o tempo de 3 anos, contados da data do reenquadramento dos funcionários no novo Plano de Cargos e Salários.
 
Em dezembro de 2012, os trabalhos do GT PCS foram suspensos e deveriam já ter sido retomados em janeiro/2013, especialmente porque nessa nova fase dos trabalhos, iríamos elaborar os critérios para promoção por merecimento e antiguidade com  o auxílio de uma consultoria, que inicialmente iria atender apenas os representantes do Banco, mas após nossas colocações, defendendo que a consultoria fosse extensiva a todas as representantes, houve o aceite.
 
O Art. 18 de vigente Regulamento do Plano de Cargos e Salários já materializa o dever do Banpará de contratar empresa especializada para assistir o Grupo de Trabalho como um todo. Vejamos:
 
"Art. 18. O sistema de evolução funcional através do qual serão definidos os critérios de promoção e avaliação de desempenho será realizada pelo Grupo de Trabalhocom a assessoria de empresa especialmente contratada para assisti-lo." (nossos grifos).
 
Isto posto, é indubitável a responsabilidade do Banpará na contratação de uma consultoria especializada para assistir o Grupo de Trabalho, uma vez que essa consultoria em muito contribuirá para ajudar na definição de critérios para a promoção. 
 
Outra questão que requer urgente providência tem a ver com o reinício dos trabalhos do GT PCS, tendo em vista que o retardamento atual não interessa e nem é benéfico para nenhuma das partes. Por isso, esta AFBEPA cobra da direção do Banpará, a retomada dos trabalhos e a sua posição sobre todas as contribuições apresentadas.
 

SOLICITAÇÃO DE REUNIÃO COM A DIRAD
A presidência da AFBEPA solicitou agendamento de reunião em caráter de urgência com a DIRAD, para tratar de assuntos importantes para o funcionalismo, contudo, sob alegação de problemas de trabalho, aquela diretoria somente poderá nos receber no dia 29/01, às 15h.


 
REAJUSTE DAS COMISSÕES DE CAIXA EM 23/01/2013
Como ficou firmado em mesa de negociação, a direção do Banpará deve proceder e cumprir o reajuste da comissão de caixa no dia 23/01/2013.
 
O reajuste das comissões de caixa foi um item fundamental das rodadas de negociação, sem o qual os caixas não sairiam da greve. Essa função, pelo alto risco a que está exposta a pessoa que a assume, precisa ser também valorizada. Para o ACT 2011/2012, defendemos e lutamos pelo reajuste de todas as comissões, uma vez que o Banco já havia procedido em junho/2011, o reajuste das comissões de funções gerenciais, quando fixou enquadramento das agências por níveis, de especial a nível 04.
 
É necessário entender que cada comissionado, dentro de suas respectivas realidades, tem responsabilidades e riscos, e isso deve ser mensurado objetivamente, para não haver injustiças e, por conseguinte, descontentamentos e desmotivações desnecessárias para a empresa.
 
PEDIMOS AQUI, TAMBÉM, O REAJUSTE DAS COMISSÕES DE COORDENADORES DE PABS

A AFBEPA, ouve e lê comentários dos colegas coordenadores de PAB, que trabalham não só como coordenadores, mais também agregam em suas atribuições a rotina de trabalho de tesoureiro, gerente geral, gerente de negócios, gerente de atendimento, operativo, e às vezes ainda atuam como caixa, por falta de estrutura de pessoal etc, mas recebem como contraprestação comissão muito abaixo do que a função exige.
 
É fato que as comissões praticadas no Banpará precisam e devem ser revistas, pois algumas estão abaixo do que o mercado pratica. Em relação ao que está melhor, ponto para o Banpará, pois como já afirmamos aqui neste blog, a empresa que mais cresce é aquela que melhor investe e mais valoriza o seu corpo funcional.



SEMPRE FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!






*

Nenhum comentário: