quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

EM REUNIÃO COM AFBEPA, DIRAD AFIRMOU QUE IRÁ PAGAR EM FEVEREIRO, RETROATIVO A JANEIRO

Como não recebeu retorno do Banco diante dos pedidos de reunião, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, foi diretamente à Matriz e conversou com a Diretora Administrativa, para tratar de alguns dos urgentes temas em pauta.

Três pontos foram discutidos na rápida e objetiva reunião entre AFBEPA e DIRAD:

REAJUSTE DA COMISSÃO DE CAIXAS - A DIRAD garantiu que procederá o reajuste em fevereiro, retroativo a janeiro de 2013. Não informou o valor. Esta AFBEPA ressaltou que é extremamente pesada a função dos Caixas na ponta do negócio, pela pressão que sofrem e pelos riscos que correm. Esse valor precisa refletir, de fato, uma política de real valorização dos Caixas.


PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE, PARA TODOS, NO PCS - A DIRAD garantiu que procederá a promoção em fevereiro, retroativa a janeiro de 2013, mas apenas para aqueles que não foram promovidos em 2012. Kátia Furtado reiterou sua crítica a esse entendimento, afirmando sempre que a Promoção por Antiguidade deverá ser para todos, porque não se pode fazer uma confusão entre as duas modalidades de promoção: por antiguidade, que ainda não ocorreu no novo PCS; e por merecimento, que ocorreu em janeiro de 2012. Kátia afirmou também que a contagem do tempo deverá ter como marco o ano 2010, quando houve o enquadramento na nova tabela. Para confirmar essa clara diferenciação entre as duas modalidades de promoção, basta lembrar que as próprias representantes do Banco, no GT/PCS, levantaram o debate acerca da concomitância das duas promoções. Ora, se há concomitância, significa que elas caminham paralelamente na tabela, e não uma a partir da outra. Esse debate interno no GT/PCS consta em atas.

Em que pese todos os esforços, não foi possível, ainda, no âmbito do GT/PCS, a consolidação de um conjunto de critérios para a realização da Promoção por Antiguidade, logo, ela deverá ser procedida para todos, assim como  foi a Promoção por Merecimento em janeiro de 2012: para todos, já que não havia ainda critérios definidos para aquela Promoção. Portanto que o Banco realize a Promoção por Antiguidade em fevereiro, retroativa a janeiro de 2013, mas PARA TODOS. É o correto.

DESCOMISSIONAMENTOS
São vários os problemas referentes à questão do descomissionamento no Banpará e todos, de um modo ou de outro, remetem à falta de transparência e objetividade. 

A questão agora é que há funcionários sendo descomissionados que não estão percebendo os três meses de valor da comissão, após o descomissionamento, como de praxe no Banco. A DIRAD argumentou uma decisão do então presidente do Banpará de 1996 que determinava que em casos de falhas do funcionário, esse não faria jus aos três meses de comissão após o descomissionamento. 

O costume, o hábito, no Banpará, é a manutenção do valor da comissão por três meses, independente do motivo do descomissionamento, para que a pessoa tenha um tempo até se equilibrar com a nova remuneração. Trata-se, no mínimo, de uma questão de bom senso, já que a punição pela falha, que é a perda da comissão, por si, devastadora no caso dos funcionários do Banpará, não precisaria vir acompanhada do requinte de crueldade que é a pessoa, de repente, ter diminuído drasticamente seu rendimento, sem sequer ter um tempo razoável para poder replanejar sua vida financeira. Além disso, a mudança de conduta da diretoria, que deseja, agora, adotar uma decisão de 1996, teria que ter sido, anteriormente, publicizada para que, pelo princípio da transparência, qualquer funcionário do Banco não alimentasse a expectativa, justificada pela prática permanente. Logo, a posição da AFBEPA é a de que qualquer funcionário nessa situação tem, sim, direito à perceber a comissão por três meses, após o descomissionamento.

Colegas, vamos fortalecer nossas lutas, nossa organização, porque não adianta esperar por benesses que não virão sem pressão, sem coragem.


COM INDEPENDÊNCIA E CORAGEM,

UNIDOS SOMOS FORTES!






*

Nenhum comentário: