sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NOVAMENTE A VERDADE SOBRE O CASO DA ANULAÇÃO DA ELEIÇÃO 2010 DO CONSAD E SOBRE A AÇÃO MOVIDA CONTRA KÁTIA FURTADO

A direção do Sindicato, como sempre, desvia do principal, mente e calunia atacando uma Associação que tem levantado e defendido todos os interesses e direitos da categoria. O que eles querem é esconder o óbvio: sua gula de poder sem limites, seu autoritarismo e manipulação, tanto na condução da eleição para o representante dos funcionários no Consad em 2010, quanto em vários outros momentos, e os bancários e bancárias sabem muito bem disso. É a própria conduta da atual direção que macula a  gestão sindical.

O mais triste em tudo isso, é que quando se faz necessária a força e a tempestividade do Sindicato para defender os interesses, direitos e conquistas dos bancários, o Sindicato se prostra mudo e inerte. Vejam que as lutas, quem puxou, foi a AFBEPA. O Sindicato, no máximo, veio a reboque, mas sem colocar a força da entidade à frente:

1) Negociação das cláusulas econômicas na Campanha Salarial 2012/2013 
Quem mostrou a ata do Consad na qual o Banco afirmava ter provisionado 13% para reajuste das verbas salariais? A AFBEPA. 
Quem postou o Balanço mostrando o crescimento do Banpará, esvaziando o discurso de que não havia condições de negociar as cláusulas econômicas? A AFBEPA. 
Quem defendeu a força da greve desatrelada, para que tivéssemos tempo de negociar e garantir mais conquistas? A AFBEPA. 
Quem defendeu o índice de 15% de reajuste? A AFBEPA. 
O Sindicato, ao contrário, defendeu o índice rebaixado pedido pela Contraf de 10,25%. O Sindicato nunca mostrou à categoria as principais informações para que a categoria tivesse conhecimento da realidade financeira, do crescimento econômico do Banco. O Sindicato defendeu, em todos os momentos, a estratégia do Banpará, a mesma da Contraf, que era fazer uma greve rápida, na qual só conseguiríamos negociar as cláusulas sociais e o que viesse da Fenaban.

2) Luta pelo Tíquete Extra
Quem mostrou à categoria o quanto o Banpará nos sequestrou, através da fórmula de cálculo que demonstra a sobra de mais ou menos R$ 6 milhões da PLR?  A AFBEPA.
O Sindicato trabalhou contra esse direito dos bancários quando foi às unidades do Banco dizer que a AFBEPA estava mentindo. Quando perceberam o tiro no pé, lançaram um abaixo-assinado que até hoje nunca foi entregue. Como também nunca deram satisfação sobre a resposta do ofício enviado ao Banco tratando de outros temas, que também foi a AFBEPA quem levantou ainda na Campanha Salarial, na mesa de negociações, e que a Dirad e o presidente assumiram o compromisso de negociar em uma mesa futura, após a eleição municipal: Ponto Eletrônico (implantação imediata nas agências, postos e caixas avançados, conforme ACT, e debate sobre o registro da jornada na Matriz), Tíquete Extra (pagamento em dezembro/2012 da sobra da PLR), e a revogação da decisão sobre o aumento do horário de fechamento das unidades do interior e da Sulog.

Em todas as demais questões relativas às vidas dos bancários e bancárias, a AFBEPA tem tido a preocupação de agir com tempestividade e celeridade, porque são vidas, e não máquinas, que estamos representando. 

Sobre esse infeliz episódio da anulação do processo eleitoral do Consad em 2010, deixamos claro que:

1) Provavelmente a carapuça serviu, porque a postagem em momento algum atacou o Sindicato no que se refere à ação judicial. No entanto, não podem negar que a presidente da comissão eleitoral naquela eleição era uma funcionária do Sindicato, indicada pelo Sindicato, e que anulou todo o processo eleitoral sem prova alguma.

2) A única ação judicial relativa a essa questão, foi movida pelo candidato Carlos Antônio, que retirou-a ainda na primeira instância, sem nunca ter sido julgado o mérito da questão na justiça. No âmbito do Banpará, houve apuração interna que decidiu pelo arquivamento do caso por falta de provas, ou seja, a acusação que anulou o processo eleitoral era falsa, nunca foi comprovada.

3) Novamente, a verdade: no dia da anulação, 22 de janeiro de 2010, o candidato prejudicado foi até a AFBEPA, que funcionava embaixo do prédio do Sindicato, e pediu apoio para ir até a presidente da comissão eleitoral para ser esclarecido sobre o motivo da anulação do pleito. A presidente da comissão eleitoral mandou impedir que subissem o candidato e as demais bancárias que o acompanhavam, inclusive a Presidenta desta AFBEPA. Não aceitando a postura autoritária, e afirmando que o Sindicato era dos bancários, o candidato e suas acompanhantes subiram e como não foram recebidos, desceram. Logo em seguida a presidente da comissão eleitoral, se retirou do Sindicato. Na recepção do Sindicato houve uma cobrança por parte do candidato e de suas acompanhantes para que a presidente da comissão eleitoral, finalmente, explicasse a decisão da anulação, o que não ocorreu. Os diretores do Sindicato que estavam presentes começaram a agredir verbalmente o candidato e as demais bancárias e deu-se um pequeno tumultuo logo encerrado.

Até hoje nunca foi comprovada a acusação que motivou a anulação, o candidato foi prejudicado e, o pior de tudo, a vontade da categoria foi apunhalada por mais esse golpe da atual direção sindical.

Quanto à ação movida pela ex-funcionária do Sindicato, que corre em segredo de justiça, a Presidenta desta AFBEPA nada teme, e jamais cederá a qualquer tentativa de calarem sua voz na defesa dos direitos, interesses e conquistas dos bancários e bancárias!

FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!




*







2 comentários:

Anônimo disse...

É mais um ataque deste sindicato, já conhecemos como se conduzem. Estamos com a afebpa, nossa associação. Funcionários da ag. palácio

Anônimo disse...

Sabemos como foi a apuração nas últimas eleições para presidência do Sindicato. Tiraram a Kátia na marra. Sinceramente que, após as eleições sindicais de abril/2013, dependendo do resultado, vou me descadastrar deste sindicato que não atende às expectativas para onde é direcionado, ie, defender com todas as forças o bancário. Nosso Ticket Extra está sendo engolido sem dó nem piedade na maior marra, o tempo acabando e o sindicato preocupado com picuínhas. QUEREMOS NOSSO TICKET EXTRA e somente o sindicato tem o poder de retaliação e pressão. Kd os abaixos-assinados??? Dá licença, queremos respeito, isso sim.