terça-feira, 13 de novembro de 2012

ESTÃO CRUCIFICANDO UM TRABALHADOR CUJO CRIME FOI OBEDECER



Jorge Kleber Varela Serra, agora ex-funcionário do Banpará está sendo julgado na mesma medida dos antigos presidentes, diretores e tesoureiros da ALEPA, como se tivesse algum poder na roda que fez girar a corrupção e os desvios de verbas daquela Casa parlamentar. Trata-se de uma covardia o que estão fazendo com esse trabalhador!

O único ‘crime’ que Jorge Kleber cometeu foi o de ter sido obediente demais, submisso, em uma época em que o medo reinava amplo no Banpará. E por isso está pagando um preço desproporcional.

DOS PROCEDIMENTOS
Quando coordenava o PAB ALEPA, sempre que era obrigado pelo 'cliente vip' - a ALEPA, a pagar os cheques sem assinaturas, consultava quem tinha o poder de mando e a ordem era apenas uma: “Pague!”. E ele, obediente, pagava. E ai dele se não pagasse! Quando resistiu, porque algumas vezes resistiu, foi chamado às salas dos diretores, do tesoureiro e ouviu máximas do tipo: “Quem manda é o cliente!” “O dinheiro é da ALEPA e não do Banpará!” “O Banpará está aqui pra ajudar e não pra dificultar as coisas” E vinham as ordens superiores: “Pague! Já pensou se a ALEPA tira as contas do Banpará?! Serás o culpado!” E Jorge Kleber obedecia. E pagava.


No dia seguinte começava uma romaria atrás dos poderosos da ALEPA para que assinassem os cheques. Enquanto ele corria atrás das assinaturas, o PAB estava lotado, poucos funcionários, sobrecarga, problemas ocorrendo, e ele tinha que retornar, já que era o Coordenador. Assim, alguns cheques eram assinados (não pelo então presidente da ALEPA, esse quase nunca assinava!), mas outros cheques ficavam por assinar e eram remetidos a quem de direito.

E quantas auditorias internas nunca reclamaram os cheques?! E a ALEPA que nunca reclamou os cheques?! E a direção do Banco, o governo ou o TCE que jamais reclamaram nada?!

E agora, quando o escândalo vem à tona, é o Jorge Kleber, o funcionário assalariado, sem nenhum poder real, que aparece como culpado, na mesma lista dos ex-presidentes, diretores e tesoureiros da ALEPA? Ele, que ou obedecia ou era exonerado? Ele, que pediu mil vezes para ser retirado do PAB ALEPA exatamente por saber que estava sendo obrigado a agir contra os procedimentos que ninguém respeitava? Cômodo demais para quem mandava, de fato, não?!


Agora estamos vendo o Jorge Kleber listado em ação de pedido de bloqueio de bens junto com Mário Couto e outros. Não é pra rir, embora pareça até piada! Seria bom que o MP, a Justiça, a direção do Banpará, o governo estadual, o TCE, a ALEPA e todos os ditos poderes constituídos fossem até a casa do Jorge Kleber para ver os bens que irão bloquear: uma casa de dois quartos no Paar e R$ 7 mil reais de economias de uma vida de vinte e cinco anos de trabalho como bancário que, agora demitido, sobrevive com essa imensa fortuna, R$ 7 mil reais. Muito diferente do Mário Couto e dos demais arrolados, ou ainda não arrolados nos processos, por terem tido poder de fato, na ALEPA, nos períodos que estão sendo investigados.

JORGE KLEBER É INOCENTE!
Um trabalhador que sequer tem um carro. Perdeu recentemente o único emprego que possuía, o de bancário, por causa desse escândalo. Mas tão absurda foi a demissão, que o comitê interno do Banco votou por unanimidade pelo perdão tácito, e a Justiça, em primeira instância, anulou a decisão, porém sem reintegrá-lo, apenas porque no Banpará o regime é celetista. Jorge Kleber, agora desempregado, sequer tem plano de saúde para tratar a terrível depressão que sobre ele se abate nesse momento.

Até quando a direção do Banpará e os 'poderes democráticos' assistirão, calados, um bancário dedicado, trabalhador, e submisso a ordens superiores ser queimado na fogueira como se fosse um corrupto?! Até quando consentirão nessa injustiça contra um trabalhador que apenas obedeceu?!

Finalmente, mas não menos importante, como toda a sociedade de bem, desejamos que todo o dinheiro público roubado da saúde, da educação, do saneamento, o dinheiro do povo, seja devolvido aos cofres públicos e que os verdadeiros culpados sejam exemplarmente punidos, mas não esse trabalhador que só satisfez a quem mandava. Quem deve pagar é quem enriqueceu e quem tinha o poder para fazer girar essa roda da corrupção e dos desvios. E nenhum desses era o bancário Jorge Kleber.




*

2 comentários:

Anônimo disse...

Todos que conhecem o Jorge Kleber sabem o homem íntegro, honesto e sério que ele é. Foi horrível o que o Ministério P´blico e a "Justiça" fizeram com ese homem.

Anônimo disse...

As pessoas precisam se posicionar. A subserviência, a bajulação, a obediência cega e o medo são as armas com que contam os opressores e corruptos para por em prática seus mais maquivélicos objetivos. Não podemos nos acovardar, precisamos dessa solidariedade em favor do bem, dos bons princípios e da verdade, doa ela a quem doer!Ao colega muita força para que possa ultrapassar essa turbulência e seguir, sem medo, em busca da punição à todos os culpados, sejam eles quem quer que sejam!A hora é a da verdade e acreditamos, por tudo o que foi colocado, que o mesmo tem muito à esclarecer!