terça-feira, 2 de outubro de 2012

LEI É PRA SER CUMPRIDA! PAGUE AS HORAS EXTRAS!


Pagamento das horas extras É LEI! E é uma determinação oficial do Presidente do Banpará. Na última reunião com as entidades, a diretora administrativa foi muito firme e clara quando determinou que irá punir os gerentes que não estiverem enviando as informações corretas quanto aos pedidos de pagamentos de TODAS as horas extras efetivamente trabalhadas pelos funcionários.

Colegas, não temos a mínima ilusão e sabemos que os gerentes são pressionados a registrarem apenas duas horas extras diárias quando, na realidade, estamos trabalhando bem mais que isso. Ocorre uma burla à legislação trabalhista e cria-se um passivo para o Banco quando algum gerente se submete a esse tipo de pressão, mas a diretoria não assume esse risco e diz que vai punir os gerentes. Ainda assim, diante de tamanha exposição, há colegas que se arriscam?!

Recentemente, denunciamos um caso escandaloso em que as fitas de caixas de uma grande agência da capital foram entregues por Kátia Furtado à representante eleita dos bancários Heidyane Katrinne, no Comitê de Relações Trabalhista para que se mandasse pagar as horas extras que não haviam sido registradas e, pasmem, uma semana depois, as mesmas fitas estavam nas mãos da gerente dessa agência, quando, em uma reunião, a gerente cobrava dos funcionários por terem entregue os documentos à AFBEPA. Tal situação coloca sob risco a credibilidade do CRT. É revoltante que ainda exista tamanha resistência em garantir direitos trabalhistas!

Felizmente os funcionários da agência não se amedrontaram, denunciaram o assédio à AFBEPA, que cobrou  da Dirad essa burla e ouviu, palavra da própria diretora, que essa e todos os gerentes que assim se comportarem serão EXEMPLARMENTE punidos.

Por isso, reiteramos: é muito importante que todos os que estão fazendo horas extras sem serem devidamente registradas nos informem por fax (91/32121479 ou 1457), enviando as folhas de ponto ou, se não houver o registro fiel nas folhas de ponto, um documento separado, assinado pela maioria dos colegas da unidade contendo data, hora de entrada e saída de cada um, e a justificativa para as horas extras.

PONTO ELETRÔNICO JÁ, NAS AGÊNCIAS, POSTOS E CAIXAS AVANÇADOS! Contrariando o bom senso e a lógica, a direção do Banpará resolveu implantar os equipamentos do ponto eletrônico primeiramente na Matriz.

Esta AFBEPA, que lutou pela implantação do ponto eletrônico no Banpará, que agora, além de cláusula de ACT, é norma federal, desde sempre afirmou que a prioridade é a implantação dos equipamentos nas agências, postos e caixas avançados, onde, realmente, são graves os problemas de sobrejornada e horas extras sem o devido pagamento.

O Banco quis criar uma animosidade contra o ponto eletrônico, implantando primeiramente na Matriz, onde é menos necessário. Um tiro no pé, a não ser que o Banpará queira, assumidamente, descumprir norma federal do MPTE. 

Basta! Que os equipamentos sejam imediatamente implantados onde se fazem urgente, pelo respeito aos direitos trabalhistas, à saúde e às vidas dos bancários e bancárias!


UNIDOS SOMOS FORTES!





*

2 comentários:

Anônimo disse...

Gente, boa noite! o ponto eletronico ainda nao esta valendo nada. Estava esperando terminar a greve para denunciar isse absurdo. Nao vale nada. E agora nem ponto eletronico e nem folha de presença mais. Estamos sendo lesados. SSSOOOCCCOOORRRRRROOOO!!!!! Cadê o SINDICATO PARA COBRAR JUDIALMENTE? ESTAMOS TRABALHANDO ATÉ DE NOITE E NADA DE HOREAS EXTRAS.

Anônimo disse...

Essas denúncias penso que devam ser formalmente encaminhadas às entidades para que as mesmas efetivamente possam tomar as medidas legais, Não basta só se dizer lesado e não fazer nada pelo seu direito. As entidades somos nós e suas forças vem da nossa voz!