segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CADÊ O ACT 2012/2013?

Colegas, desde a última quinta-feira, 27, a AFBEPA tem cobrado do Sindicato e do Banpará agilidade na elaboração e assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013.

Fomos informadas de que a Fenaban assinará amanhã, 2, a Convenção Nacional juntamente com a Contraf, a Contec e os Sindicatos. A partir daí, todos os demais Bancos públicos assinarão seus acordos específicos.  Sendo assim, no máximo na quarta-feira, 3, nosso ACT precisa ser assinado.

QUEM ASSINA O ACT
Segundo o Art. 8º da Constituição Federal, em seu inciso III "ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas." Assinam o ACT as partes legais: Banpará, Sindicato dos Bancários, Fetec/cn e Contraf. 

A AFBEPA, tendo estado na coordenação do movimento, na direção da greve, e contribuído politicamente com a elaboração do Acordo, assina como testemunha. Assim foi o ano passado, quando, durante quase trinta dias, o Banco negou cópia do texto final do Acordo à AFBEPA, alegando que só o Sindicato poderia requerer o documento. 

Naquele período, enquanto a AFBEPA esteve na diretoria cobrando quase todos os dias o texto do Acordo, nenhuma diretora do Sindicato cumpriu esse papel. O que ocorreu, todos sabemos: três pontos importantes do acordo foram suprimidos do texto final.

Agora, não cabe apenas recadinhos no site do Sindicato. As diretoras sindicais tem o poder e a obrigação de exigir que o Banco repasse, imediatamente, a cópia do texto final para que possamos ler antes da quarta-feira, quando deverá ser assinado nosso ACT.

PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS
Estamos cobrando do Sindicato e do Banpará. Faça o mesmo. Telefone para o Sindicato e cobre as seguintes providências:

1) O Sindicato deve entrar em contato com a Dirad e definir uma data para assinatura do nosso ACT;

2) O Sindicato deve divulgar essa data no site e por mensagem, o mais rapidamente possível;

3) O Sindicato deve pedir o texto final antes do dia da assinatura para que possamos ler, inclusive com a avaliação das advogadas, a redação final antes de ser assinado o ACT.

Não há porque ficar esperando um tempo desnecessário. O texto está praticamente pronto, sendo algumas poucas mudanças e inclusões necessárias, considerando o acordo anterior. Temos todo o interesse que nosso ACT seja, o mais rapidamente assinado. 'Dormir no ponto', agora, pode ser muito prejudicial à categoria. Tempestividade, 'olho aberto', firmeza e Acordo assinado. É isso o que queremos, para esse momento.

UNIDOS SOMOS FORTES!




*


Um comentário:

Anônimo disse...

Sabemos os motivos que levam esse sindicato patronal a calar nesses assuntos de suma urgência e que privilegiam a classe trabalhadora. Sindicato, qual é realmente a de vcs?? Vcs são conosco ou contra nós?? Kd a assinatura do ACT 12/13 com o Banpará?? Ou irão até as últimas, a fim de ver o que o banco garantirá a vcs?? Ou deixarão ficar no verbal, igual ao ACT 11/12, que por pouco não nos sacaram?? Queremos Kátia Furtado na presidência do Sindicato dos Bancários, no próximo abril/2013. Assim teremos sempre clareza nas questões que nos permeiam. Que coisa...