terça-feira, 25 de setembro de 2012

RETOMADA DA QUARTA MESA HOJE, AS 14h. ASSEMBLÉIA NO SINDICATO HOJE, AS 17h. TODOS E TODAS LÁ!


A diretoria do Banpará convocou a retomada da mesa de negociação, suspensa ontem, as 18h, para hoje, as 14h. Está ocorrendo hoje a recuada e rebaixada mesa de negociação da Fenaban que não serve de parâmetro para nossas reivindicações.

Às 17h, haverá assembléia no Sindicato para que a categoria avalie e decida sobre a proposta que a direção do Banco vier a apresentar.

A greve está forte, a AFBEPA está mantendo sua posição de luta pelas cláusulas econômicas, da qual não abriremos mão. O Banco e o governo do Estado continuam endurecidos. 

A antecipação da greve já garantiu duas conquistas importantes:

1) O Banco ratificou nosso ACT, o que não havia ocorrido desde a entrega da Minuta, no dia 6 de agosto até o segundo dia de greve, 5 de setembro. Essa é uma conquista importante da antecipação da greve, porque entramos na data base, no dia 1° de setembro sem Acordo Coletivo de Trabalho específico vigente no Banpará, e estávamos apenas com as cláusulas da Convenção da Fenaban, em tudo menores que nosso Acordo Coletivo;

2) Conseguimos abrir a mesa de negociação, o que antes da antecipação da greve estava completamente travado. O Banco enviava comunicados ao Sindicato e à categoria dizendo que iria apenas aguardar o fechamento da mesa da Fenaban para debater somente as cláusulas sociais da nossa Minuta, e se negava a discutir nossas reivindicações econômicas. É importante ressaltar que quem, hoje, está dizendo que a greve foi precipitada, na assembléia defendeu essa estratégia do Banco, de aceitar as cláusulas econômicas da mesa recuada da Fenaban e discutir só cláusulas sociais. A diretoria do Banco é quem está dizendo que a greve foi precipitada e tem dirigente sindical repetindo esse discurso que é contrário aos nossos interesses! A decisão da assembléia do dia 29, que deflagrou a greve, tem que ser respeitada por quem perdeu sua proposta que era a de ficar mantendo a submissão à mesa recuada e rebaixada da Fenaban e à vontade do Banco!

Nesse momento nenhuma agência está aberta na capital. Os cashs estão lotados de aposentados que, com muita dificuldade e sem o atendimento necessário, tentam sacar seus proventos nos caixas eletrônicos, e a responsabilidade dessa situação é da direção do Banpará e do governo do Estado.

Nossa greve continua, cada vez mais forte!!! Com firmeza de propósitos, independência e coragem, haveremos de vencer!!!

Acompanhe as informações da greve no Banpará também pelo facebook e twitter da AFBEPA.



UNIDOS SOMOS FORTES!



*

Um comentário:

Anônimo disse...

As consequências dessa burrice, já que não se pode mais caracterizar por intransigência, causará sérios problemas para a clientela. Acreditamos que muitos correntistas encerrarão suas atividades no Banpará, por única e exclusiva culpa da direção e do governo do estado, que ainda pensa que vai eleger o novo prefeito de Belém. Vamos aguardar mais essa que já está sendo chamada de "mesa da embromação" e ver se sai algum coelho dessa cartola.