quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NÃO ACEITAREMOS O REBAIXAMENTO DA NOSSA PAUTA!

Hoje foi oficialmente aberta a Campanha Salarial 2012/2013, com a entrega da Minuta Nacional pela Contraf/Cut à Fenaban, em São Paulo, e um ato em carro-som na Av. Presidente Vargas, aqui em Belém.


Lamentavelmente, a assembléia geral ocorrida na última segunda-feira, 30, no Sindicato dos Bancários aprovou integralmente a Minuta, incluindo o rebaixado índice de reajuste salarial de 10,25%. Esse índice é bem menor que o do ano passado, que foi de 12,8% e o reajuste concedido foi de 9%. No Banpará foi de 10%.


Não faz o menor sentido pedir apenas 10,25% quando a direção do Banpará já disse, em uma ata de reunião do Consad, que pode dar 13% de reajuste nas verbas salariais este ano. A ata veio a público porque a AFBEPA pesquisou no site do Banpará e divulgou aqui no Blog. 


Porque rebaixar tanto nossa luta, nossas conquistas, nossos limites? A decisão nacional deveria servir de parâmetro, mas nunca de teto. O que a direção do Sindicato dos Bancários fez, com nossa pauta, é descabido.


Enquanto isso, os bancários e bancárias estão sendo assediados pelo cumprimento das metas no Banpará. Tem meta até pra consumo de café, além das metas de captação e vendas de produtos e serviços. 


Além disso, assim como no ano passado, às vésperas da Campanha Salarial, quando o banco aumentou apenas as comissões dos gerentes de agências e não estendeu esse aumento às demais comissões, novamente o Banpará torna a cometer o mesmo erro: aumentou apenas as comissões de assessorias. 


Não somos contra o aumento das comissões, embora tenhamos a certeza de que o importante para nossas vidas é o aumento do salário, que é o que fica após a perda da comissão, mas achamos que o Banco desrespeita os demais funcionários quando promove aumentos sem considerar a todos. 


Vale lembrar que, em mesa de negociação no ano passado, a direção do Banpará se comprometeu com a revisão e reajuste de todas as comissões em até 10%, até novembro de 2011, sendo que a comissão dos tesoureiros deveria ter sido reajustada em setembro de 2011. Infelizmente o Banco não cumpriu com a palavra empenhada e não incluiu no texto do ACT, até porque o Sindicato levou cerca de um mês para procurar o pré-acordo no Banpará. Quando é pra recuar nossa luta, eles se apresentam, mas quando é pra avançar, eles recuam ou não comparecem.


NA ASSEMBLÉIA
Na assembléia que aprovou por ampla maioria esse índice rebaixado de apenas 10,25%, entre os cerca de 60 bancários e bancárias presentes, apenas 11 bancários do Banpará compareceram. 6 bancários votaram contra esse índice, porque queriam manter os 15% aprovados no nosso Encontro estadual. Quatro bancárias (incluindo as duas diretoras sindicais funcionárias do Banpará) e um bancário votaram a favor dos 10,25%.


A Presidenta da AFBEPA defendeu, com todas as suas forças, a rejeição dos 10,25% porque queria poder defender nosso índice de 15%, o que lhe foi negado na assembléia.


Por todos esses motivos, a presidenta da AFBEPA não aceitou o convite para comparecer ao ato de abertura dessa Campanha Salarial. "Não aceitaremos, jamais, o rebaixamento da nossa pauta, o engaiolamento das nossas conquistas, o atrelamento massacrante que nos limita para aquém de nossas possibilidades. Nós podemos mais e os bancários tem dado demonstração dessa força mesmo tendo tudo contra a gente!" afirmou Kátia Furtado.


Em caráter de urgência, estaremos em reunião ampliada de diretoria para decidir o que fazer diante desse cenário. De antemão, afirmamos: nossa luta será para arrancar, no mínimo, o que a direção do Banco já disse que pode dar: 13% de reajuste nas verbas salariais, mais a retirada total das metas do nosso PCS, a inclusão dos adoecidos no PCS e na PLR, o resgate do interstício de 5% entre os níveis no PCS, e a não-demissão sem Processo Administrativo Disciplinar - PAD.


PRIORIDADES DA NOSSA LUTA:


15% DE REAJUSTE! - o sindicato quer pedir apenas 10,25% quando o Banco já disse que pode dar 13%.


FORA METAS/GED DO PCS! - o sindicato concordou em 2010, mas a 2ª etapa  não está concluída e podemos, com a nossa força, mudar esse quadro!


RESGATE DOS 5% ENTRE OS NÍVEIS NO PCS!


PLR E PROGRESSÃO NO PCS PARA OS ADOECIDOS!


Não demissão sem PAD!




UNIDOS SOMOS FORTES!








*

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoecido não é lata de lixo. Na grande maioria dos acometimentos de doenças que precisam de afastamento é por culpa das intransigências dos patrões, como falta de segurança no interior; assédios morais intermitentes; ambientes físicos deploráveis, quase caindo aos pedaços; tortura pelos gerentes; enfim. E, depois, somos completamente execrados dos sistemas do banco, sem direito a nada, quando mais precisamos do apoio do empregador, na aquisição constante de medicamentos, exames, dentre outros, a fim de que possamos nos recuperar mais rapidamente e voltar ao trabalho. Há egoístas insensíveis que preferem deixar os colegas doentes fora de tudo mesmo. Acho que ainda somos funcionários e merecemos mais respeito.