segunda-feira, 30 de julho de 2012

DIREÇÃO DO SINDICATO ATACA AS DUAS ASSOCIAÇÕES DE BASE - AFBEPA E AEBA

Vejam o site do Sindicato dos Bancários. É um site meio confuso, mas observem as duas primeiras colunas logo abaixo da foto principal. Nelas, a direção do Sindicato dos Bancários deveria postar notícias sobre os dois bancos, de direções locais: o Banpará, banco estadual e o Banco da Amazônia, banco regional. 


Pois vejam como nessas duas colunas a direção do Sindicato usa os espaços para atacar com veemência e mentiras as duas associações de funcionários desses dois bancos: AFBEPA e AEBA. Soa estranho não é? Um Sindicato atacando e caluniando as duas associações de base dos bancos locais? 


Site do Sindicato atacando AFBEPA e AEBA. Com tantos problemas reais nos dois bancos, a direção do Sindicato usa esse espaço privilegiado pra mentir e golpear as duas associações de base criadas pelos bancários. Que direção sindical é essa?


Sabem como é o nome disso? Medo. A psicologia já identificou essa reação: acue um animal e veja qual a reação dele. Se não puder fugir, vai atacar. E é o que a direção do Sindicato faz: ataca. Ataca, porque não pode fugir das verdades. 


Eles tem medo porque as duas associações de funcionários é que estão fazendo o papel que o Sindicato deveria fazer e estão denunciando para os bancários o que, de fato, está acontecendo. 


Quem realmente compreende e organiza a luta dos bancários no Banpará e no Banco da Amazônia? AFBEPA e AEBA. Enquanto isso, a direção do Sindicato, desacreditada, sem marca, sem trabalho, se esmera em sorrir nas fotos montadas.


É lamentável que às vésperas da Campanha Salarial a direção do Sindicato use seu site, suas duas colunas privilegiadas para caluniar a AFBEPA e a AEBA, com mentiras, enquanto nos Bancos a situação de desrespeito aos direitos e às vidas dos bancários recrudesce. 


O que a direção do Sindicato tem feito para coibir ou impedir o assédio moral, a sobrejornada e sem o devido pagamento, o sobreaviso, e sem o devido pagamento, as péssimas condições de trabalho, o adoecimento da categoria, a insegurança e a violência dos assaltos a banco? Alguma denúncia no MPTE? Alguma ação na Justiça do Trabalho? Algum ato, ao menos, de verdade, onde não fiquem sorrindo nas fotos enquanto os bancários estão no sacrifício? 


É muita falta de responsabilidade atacar quem está trabalhando em defesa dos bancários, ao invés de fazer o mesmo: honrar o Estatuto da entidade e trabalhar pela categoria. 


Mas o pior é que, ao contrário, a direção do Sindicato não só não ajuda, como atrapalha. Vejam:


1) Difamou a uma bancária que foi transferida por motivos de grave doença na família, chamando-a de 'fantasma' e ainda imprimiu a postagem e distribuiu no Encontro dos Bancários do Banpará;

2) Usou sem autorização de assembléia o dinheiro da categoria  e pagou salários a ex-bancário, ex-diretor sindical;


3) Permitiu que a direção do Banpará introduzisse as metas/GED no nosso PCS. Temos as atas que comprovam;


4) Impediu os bancários de realizarem assembléia dentro da sede do Sindicato, trancando os portões com cadeados. A assembléia ocorreu na calçada em frente ao Sindicato;



5) Mentiu via sms e na última assembléia de bancários do Banpará da greve de 2010, quando afirmou ter conquistado, 3.8% a mais de reajuste salarial. Quando o texto do ACT foi publicado, mais de um mês após, não havia esse percentual de reajuste;


6) Demorou demais para requerer o pré-acordo do ACT 2011/2012, dando tempo ao Banco de modificar cláusulas e suprimir conquistas importantes da mesa de negociação como a revisão e reajuste de todas as comissões;


7) Ignorou os bancários de três agências que denunciaram manipulação das diretoras do Sindicato no recente processo eleitoral de delegados sindicais, coordenado pelo próprio Sindicato, dentre outras falhas inadmissíveis.



8) Não compareceu a uma audiência de reintegração de um bancário sumariamente demitido no Banpará. Isso mesmo. Não compareceu e se tratava de uma causa emblemática, e interesse de todos os funcionários por abrir um grave precedente para o Banco: a demissão sem Processo Disciplinar. O bancário perdeu em primeira instância.


E então, quem é que tem que pedir desculpas, mesmo???


UNIDOS SOMOS FORTES!

UNIDOS, NA VERDADE, NA INDEPENDÊNCIA E NA CORAGEM, SOMOS MUITO FORTES!









*

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando é a eleição sindical?????Esse sindicato há muito que é um retrocesso na vida dos bancários, pois sempre se bandeia pro lado do patrão, comprado ou não, sei lá. A AFBePa e a AEBA lutam pelo funcionário. O sindicato, além de destruir as nossas intençoes, ainda difama e ofende.