segunda-feira, 25 de junho de 2012

ENCONTRO DOS BANCÁRIOS DO BANPARÁ - POR UNANIMIDADE, APROVADAS AS PROPOSTAS PARA A MINUTA 2012/2013


Parabenizamos os cerca de 50 bancários que participaram, no último sábado, 23, do Encontro dos Bancários do Banpará. Ressaltamos a importante presença de colegas do interior, principalmente da região da Estrada e do Sul do Pará, que, tão distantes, fizeram um enorme esforço para vir contribuir com a construção da nossa luta.

A Minuta do ano passado foi integralmente ratificada, o que significa que todas as conquistas contratadas deverão ser mantidas e as propostas que não foram contratadas serão renegociadas.

As novas propostas também foram acolhidas e aprovadas por unanimidade no Encontro. Importante frisar que, quanto ao índice, a AFBEPA, a pedido da Fetec/cn e do Sindicato, retirou a proposta de 20% de reajuste salarial, mas em troca ficou estabelecido o compromisso de investir no REAJUSTE DO PISO, de acordo com o valor do piso determinado pelo Dieese, o que será prioridade na mesa de negociação. Também houve um compromisso da presidente do Sindicato diante de toda a plenária, de que o Sindicato irá arcar com todos os custos da campanha salarial para garantir a força do movimento. Logo, despesas com deslocamento e alimentação dos bancários, no movimento da campanha salarial, dentre outras, serão custeadas pela entidade.


Veja algumas das propostas aprovadas e que constarão da Minuta de Reivindicações:


SALÁRIO E DEMAIS VERBAS:
ADOECIDOS – Cobertura salarial de até 24 meses aos aposentados e adoecidos em atividade.
HORA EXTRA – Pagamento de 80% a título de hora extra e adicional
  noturno.

HORA EXTRA EM DOBRO – Em caso de trabalho aos sábados, domingos e feriados. Mesma regra caso haja conversão em folgas.


PLR
LINEAR E SEM TETO – PLR linear sem quaisquer limitadores nas parcelas adicionais.

ADOECIDOS – Extensão do pagamento integral da PLR a todos os afastados por motivo de saúde, independentemente da extensão e tipo da licença (acidentária ou auxílio-doença), e ainda do número de dias trabalhados.

COMISSÕES
REAJUSTE – Reajuste de todas as Comissões no ato da assinatura do ACT.

CRITÉRIOS – Instituição de Comissão Paritária para definição de critérios e acompanhamento de casos de transferências, comissionamentos e descomissionamentos, com ampla divulgação dos resultados do trabalho.


PCS
5% ENTRE OS NÍVEIS – Resgate imediato do interstício de 5% entre os níveis da tabela.

NÃO ÀS METAS NO PCS – Não estabelecimento de metas/GED no âmbito do PCS.

MANUTENÇÃO DO GT/PCS – Para acompanhamento permanente da segunda etapa e demais etapas do Plano de Cargos e Salários, inclusive para a construção e inclusão de um Plano de Carreira transformando-o em PCCS.

CRITÉRIOS PARA PROMOÇÃO POR MERECIMENTOSistemática de avaliação individual, considerando os critérios objetivos e subjetivos, abaixo especificados;

CRITÉRIOS OBJETIVOS: serão compostos por 3 fatores  – Total 10 pontos:
1.   Frequência ao Trabalho (7 pts), 2. Cursos e Treinamentos (2 pts) e 3. PCMSO (1 pt).
CRITÉRIOS SUBJETIVOS: composto de dois fatores:
1. Fator Fixo (2):
Foco no interesse público.
2. Fatores para Escolha (2 a serem escolhidos entre 7):
Atitude colaborativa no trabalho; Capacidade de solucionar problemas; Conhecimento do trabalho; Disposição para mudanças; Iniciativa e criatividade; Relacionamento interpessoal; Visão sistêmica.
3. grupos avaliadores: Auto-avaliação, Gestor e Pares;

PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO A QUEM TEM “20 ANOS OU MAIS DE EMPRESA” – Concessão, pelo Banpará, de 5 (cinco) promoções distribuídas nos próximos 5 (cinco) anos para aqueles/as que possuem de 20 anos em diante de tempo na empresa, ou seja, uma promoção a mais, a cada mês de janeiro.

CONCOMITÂNCIA – garantia de subida em dois níveis (10%), em caso de concomitância das promoções por merecimento e antiguidade.

INCLUSÃO DOS ADOECIDOS – para o caso de progressão na carreira por merecimento e antiguidade dos adoecidos, que se incorpore o que dispõe o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais, que no Art. 102, VIII, “b”, considera o tempo de 24 meses como efetivo exercício, com repercussão jurídica a partir de janeiro/2010.
FALTAS NÃO ABONADAS  quando tratar-se de falta, em que o funcionário, comprovadamente, acompanhe o filho ou algum parente que dele dependa, que essa falta seja considerada como efetivo exercício, para efeito de promoção por merecimento e antiguidade. 


TRABALHO
Contratação de mais 300 bancários nas agências da capital e interior para suprir a real demanda de pessoal e por fim à sobrejornada como rotina, que é o que está ocorrendo no Banpará quando, muitas vezes, as horas extras não estão sendo devidamente pagas.

SAÚDE e SEGURANÇA
SEMINÁRIO DE SEGURANÇA – Realização, até novembro de 2012, de Seminário de Segurança organizado pelo Banpará com a participação das entidades representantes dos funcionários, Sindicato, CONTRAF, FETEC e AFBEPA, membros do Comitê de Segurança, Delegados Sindicais e representantes da segurança pública, para construção conjunta de um projeto estratégico de segurança a ser desenvolvido pelo Banpará.

COMISSÃO ESPECIAL – Aos empregados que retornarem de licença acidentária, em função de doença ocasionada pelo trabalho, como as LER/DORT ou ocasionada por assaltos e seqüestros, pagamento do mesmo valor da função comissionada antes exercida, pelo tempo de 2 anos.

PROTEÇÃO AOS ADOECIDOS – Garantia aos funcionários lesionados, demais portadores de doenças ocupacionais crônicas, ou problemas de saúde graves na família, de lotação em unidades próximas de suas residências.

JORNADA AMAMENTAÇÃO– Redução da jornada em 1 hora para as mães, desde o sexto mês de nascimento até um ano, visando alongar e facilitar a amamentação.

LICENÇA PARA ACOMPANHAR FAMILIAR ENFERMO – Concessão de licença para acompanhar pessoa enferma da família num prazo de até 15 dias corridos, mediante necessidade devidamente comprovada e prévia comunicação ao (à) gestor (a) da unidade.

FLEXIBILIZAÇÃO ESPECIAL DA JORNADA DE TRABALHO – Liberação de uma hora diária para pais e mães de filhos com deficiência que precisem de tratamento especializado, quando necessário, sem prejuízo da remuneração.

 
TRANSPORTE DE VALORES – Expressa proibição, a partir da assinatura deste acordo, do transporte de valores por todos os funcionários, devendo este ser realizado por empresa especializada.
SOBREAVISO – Fim do sobreaviso no Banpará.

METAS/GED
DEMOCRATIZAÇÃO DAS METAS – Participação de todos os funcionários por unidade de trabalho, com acompanhamento das entidades, na elaboração das metas estabelecidas, com relativização das metas de vendas e adequação proporcional ao perfil de cada cargo/função.

ACOMPANHAMENTO DA ENTIDADES – Acompanhamento das entidades de defesa dos trabalhadores – Sindicato, CONTRAF, FETEC e AFBEPA no estabelecimento, desenvolvimento, cobrança e avaliação das metas.


PONTO ELETRÔNICO
O Banco capacitará os funcionários para o bom desempenho com a nova tecnologia, e assegurará o acompanhamento permanente das entidades na implantação e ajustes do Ponto Eletrônico.


REPRESENTAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS
FLEXIBILIZAÇÃO ESPECIAL DA JORNADA DE TRABALHO E ESTRUTURA PARA AS REPRESENTAÇÕES NOS COMITÊS E GRUPOS PARITÁRIOS 
O Banco assegurará a criação de uma estrutura física e funcional, para atuação e apoio às representações dos funcionários em todos os Comitês e Grupos paritários, bem como flexibilizará em uma hora de sua jornada diária, para tratar de assuntos referentes às suas representações.


RESPONSABILIDADE SOCIAL
TERCEIRIZADOS E ESTAGIÁRIOS – Co-responsabilidade do banco com a situação trabalhista dos trabalhadores contratados por terceiros e estagiários, visando à garantia universal de emprego decente para todos.




*

4 comentários:

Anônimo disse...

As entidades sindicais estão propondo participar no estabelecimento, avaliação e cobrança das Metas (que sempre foram tão combatidas)?
As coisas já não são mais as mesmas. Lamentável.

Anônimo disse...

Colegas, como vocês foram ingênuos ao substituirem o reajuste de 20% pelo "utópico" piso do Dieese? Vai ser o primeiro ponto descartado pelo banco na mesa de negociação, que no máximo vai aceitar o piso da Fenaban. Vocês foram mais uma vez enganados pelo sindicato, contra o qual lutam tanto. Na campanha salarial, precisamos lutar por um reajuste justo, mas também precisamos ser realistas. Nenhum banco, seja ele público ou privado, vai querer pagar esse piso do dieese. Tirando a proposta de reajuste, o sindicato tira um peso enorme das costa, pois sabe que seria "trabalhoso" negociar esse percentual com o Banpará.
Realmente foi decepcionante. Espero que na campanha salarial, vocês sejam menos ingênuos.

Anônimo disse...

Novamente alguns gatos pingados, figurinhas carimbadas, querem decidir o que é melhor para nós.

Anônimo disse...

Quem não foi pro encontro não pode jogar pedra, pois foi aberto e todo mundo podia participar e defender idéias. mas tem uns e outros que não ajudam em nada e depois ficam de fora criticando. assim é fácil. quero ver dar a cara a tapa e vir pra luta.