sexta-feira, 15 de junho de 2012

BANPARÁ LANÇA EDITAL PARA CONCURSO PÚBLICO

Conforme noticiado no site do Governo do Estado, a Agência Pará de Notícias, já está na internet o Edital 001/2012, no qual o presidente do Banpará convoca Concurso Público para provimento de apenas treze vagas de nível médio para algumas agências do interior do Estado e duas vagas para nível superior, na capital, nos cargos de Médico do Trabalho e Engenheiro Eletricista. Está prevista, também, a formação de cadastro de reserva, na capital e interior, no nível médio. No nível superior, o Edital forma cadastro de reserva para o cargo de Engenheiro Agrônomo, na capital.


A empresa responsável pelo certame é a ESPP CONCURSOS, empresa vencedora do Pregão Eletrônico 022/2012.


Considerados quatro polos, assim estão distribuídas as vagas para os cargos de nível médio:


Polo I - Belém e Região das Ilhas - 1 vaga para Afuá, e formação de cadastro de reserva para: Belém, Abaetetuba, Anajás, Breves, Barcarena, Cametá, Moju e Salvaterra. A prova será realizadas em Belém.


Polo II - Castanhal - Nenhuma vaga. Apenas formação de cadastro de reserva para: Bragança, Bujaru, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, Concórdia do Pará, Garrafão do Norte, Ipixuna, Maracanã, Paragominas, Primavera, Salinas, Santa Izabel, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São João de Pirabas, Tailândia, Tomé-Açú, Tracuateua, Vigia e Viseu. Neste polo o Banco prospecta a criação de unidade e formação de cadastro de reserva em Marapanin. A prova será realizada em Castanhal.


Polo III - Marabá - 8 vagas, contemplando 1 vaga para cada um desses municípios: Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Redenção, Rondon do Pará e Xinguara
Há também a formação de cadastro de reserva para: Abel Figueiredo, Brejo Grande do Araguaia,Conceição do Araguaia, D. Eliseu, Floresta do Araguaia, Goianésia, Itupiranga, Sapucaia e Tucuruí. A prova será realizada em Marabá.


Polo IV - Santarém - 4 vagas, assim distribuídas: Itaituba, Juruti, Óbidos e Santarém. Formação de cadastro de reserva para: Alenquer, Altamira, Anapu, Monte Alegre, Oriximiná e Terra Santa. Neste polo, o Banco prospecta criação de unidades e formação de cadastro de reserva em Curuá e Vitória do Xingu. A prova será realizada em Santarém.


***


Sabemos que a necessidade de contratação é centenas de vezes maior que a anunciada pelo Banco: apenas 13 vagas para técnico bancário e duas vagas para nível superior. Sentimos falta da abertura de vaga para psicólogo, compromisso firmado pela diretoria administrativa com as entidades, e grande necessidade dos funcionários, especialmente agora, com a implantação das metas e o aumento da pressão e do assédio.


A sobrecarga de trabalho, a sobrejornada como rotina e os desvios de função apontam a necessidade de muito mais contratos de pessoas para dar conta das inúmeras tarefas postas para o crescimento e fortalecimento do Banpará. Por isso os bancários e bancárias reivindicaram, na última campanha salarial, a contratação de 300 novos funcionários através de concurso público.


Vamos lutar para que o Banco convoque muito mais trabalhadores do que as vagas oferecidas, já que o Edital determina a formação de cadastro de reserva para a maioria dos municípios.


De todo modo, a decisão é bem-vinda e atende, ainda que parcialmente, a reivindicação da AFBEPA e dos funcionários. Que sejam bem elaboradas as provas, que sejam bem preparados os candidatos, e que entrem no Banco com vontade de trabalhar, ajudar o Banpará a crescer e com a consciência para lutar por nossos direitos, interesses e conquistas. Bom concurso público para todos e todas!


UNIDOS SOMOS FORTES!




ATUALIZAÇÃO EM 18 DE JUNHO, SEGUNDA-FEIRA - Na sexta-feira última,15 de junho, o Banpará retificou o item 12.6 do Edital do Concurso Público, aumentando o teto de vagas para Belém, criando uma exceção à regra. Para ler na íntegra, clique aqui. O item ficou com esta redação:



"12.6. Para os municípios em que há apenas formação  de cadastro de reserva, serão eliminados os candidatos em posições superiores a 15º colocação, à exceção de Belém e Região Metropolitana, onde serão eliminados os candidatos que forem classificados em posições superiores a 300ª colocação, observada, em qualquer caso, a reserva de vaga para candidatos com deficiência e respeitados os empates na última posição.


Belém, 14 de junho de 2012.
Augusto Sérgio Amorim da Costa
Diretor Presidente"










*

3 comentários:

Joaquim Caldas disse...

Katia é triste saber que enquanto o congresso nacional ja aprovou o fim do cadastro de reservas ,o Banpará vem na contramão e lança pouca vagas e varios cadastro de reserva,apesar de que abre exceção para empresa publicas e de economia mista.

Noticia
O Senado aprovou nesta quarta-feira o fim de concurso público para formar exclusivamente cadastro de reserva. Apreciado em caráter terminativo pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto de lei será analisado pela Câmara dos Deputados.

Os senadores excluíram dessa norma as empresas públicas e de economia mista. No entanto, essas empresas não poderão cobrar taxas de inscrição quando o objetivo for apenas criar cadastro de reserva.

Um grande bjo e um bom dia.

Anônimo disse...

gente qual a possibilidade de chamarem os 300 que foram aprovados no concurso 2012 para tecnico bancario polo belem...estão dizendo que não chamarao todos do cadstro reserva

Unknown disse...

alguem sabe me informar se vao chamar todos os 300 do castro reserva de tecnico bancario?