quinta-feira, 24 de maio de 2012

TREMAM! “SINDICALISTAS” CONCORDARAM EM TUDO COM O BANCO NO GT/PCS. AGORA, AS ATAS IRÃO REVELAR.


O verdadeiro motivo da reação destemperada da direção do Sindicato diante das críticas dos bancários do Banpará é um só: as atas do GT/PCS irão revelar tudo o que os indicados pelo Sindicato fizeram contra a categoria,  concordando até com as metas/GED como único critério para promoção por merecimento. Entregaram os interesses dos bancários de bandeja para a direção do Banco. Está nas atas. Quando a coordenadora do GT/PCS atender ao pedido oficial de Kátia Furtado, tudo será, finalmente, revelado.

Por todo esse desespero, publicaram uma resposta agressiva, confusa, misturando tudo, sem esclarecer nada.


NOSSA UNIDADE MAIOR É, SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ COM OS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS!
E é exatamente em cumprimento a essa Unidade Maior que denunciamos as irregularidades existentes no processo de eleições para delegados sindicais, onde bancários estão sendo prejudicados porque a diretoria do Sindicato está manipulando as eleições, segundo as denúncias de colegas nos quais temos a mais plena confiança. Quem apresentou pedido de anulação das eleições em algumas agências foram os funcionários do Banpará: três funcionários na Ag. Centro e oito funcionários na Ag. Senador Lemos. A isso, a diretoria do Sindicato não respondeu.


A AFBEPA SEMPRE COM RESPEITO E VERDADE.
A convivência com o Sindicato e as demais entidades é uma decisão unânime de um Encontro realizado em 2010 no qual a AFBEPA contava com a adesão da ampla maioria dos delegados. Se houvesse interesse em dividir, todos sabem que ali, naquele Encontro, isso teria acontecido. No entanto, sempre foi a AFBEPA quem pediu a unidade, e a construiu a partir daquele momento, onde a decisão da maioria do Encontro, todos lembram, desmoralizou a atual diretoria do Sindicato que chegou até, em passado recente, a trancar os portões da entidade para impedir os bancários de entrar e realizar uma assembléia em concordância com o Estatuto do Sindicato, entre outros ataques à categoria.

Bancários e bancárias do Banpará barrados na sede do Sindicato. 
A diretoria trancou os portões e impediu a categoria de entrar.

RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO E CORAGEM.
Foi sempre agindo com responsabilidade e compromisso com os interesses dos bancários e bancárias que a AFBEPA se pautou e se pauta. Jamais, por nenhum tipo de adesismo, provavelmente desejado pela atual direção sindical, vamos abrir mão de dizer a VERDADE.

E a VERDADE está na boca dos bancários: infelizmente quem está manipulando e usando uma instituição tão importante para a categoria como a eleição de delegados sindicais, é o próprio grupo que hoje dirige o Sindicato, que sempre age de acordo com seus interesses de grupo partidário, como se fossem soldados de um exército.

Exército cujos comandantes diziam, quando estavam no governo anterior, que o Banpará era um “banquinho” e queriam incorporar o Banpará ao Banco do Brasil, como disse a ex-governadora dentro do Sindicato, em uma festa de aniversário da entidade, onde a principal homenageada foi ela, que se tivesse sido reeleita, provavelmente já estávamos “comendo o pão que o diabo amassou” no Banco do Brasil.


PCS – CONQUISTA DA LUTA DA AFBEPA E DOS FUNCIONÁRIOS, GARANTIDA NA JUSTIÇA DO TRABALHO.
Fosse pela direção do Sindicato, atrelada que estava ao governo estadual anterior, jamais o PCS seria realidade no Banpará, pois quem lutou até para que uma assembléia fosse realizada foi a AFBEPA junto com os bancários. Todos lembram que na assembléia a direção do Sindicato votou contra a Ação de Cumprimento do PCS, e a AFBEPA e os bancários defenderam e votaram a favor da Ação de Cumprimento. E foi apenas e tão somente pela Tutela Antecipada conquistada na Justiça do Trabalho, fruto da luta da AFBEPA, que hoje temos nosso PCS. Mas o Sindicato e o governo anterior tudo fizeram para que não houvesse PCS no Banpará.

Todos lembram também que logo ao início de 2010, o Sindicato e a direção do Banco, à época, retiraram a AFBEPA do GT/PCS, exatamente para que apenas os interesses do Banco prevalecessem, sem que a categoria fosse informada de nada. E foi o que ocorreu. E não há uma única linha publicada no site do Sindicato sobre o PCS no período em que a AFBEPA estava excluída do GT/PCS. Sempre agindo na surdina, os interesses dos bancários foram entregues ao Banco por aqueles indicados.


INDICADOS PELO SINDICATO CONCORDARAM EM TUDO COM O BANCO, INCLUSIVE COM AS METAS COMO CRITÉRIO PARA PROMOÇÃO POR MERECIMENTO. ESTÁ NAS ATAS.
Quando a AFBEPA retornou ao GT/PCS em agosto de 2012, o que estava colocado no GT eram apenas os interesses do Banco, com a concordância de todos. Os representantes dos funcionários, indicados pelo Sindicato concordaram com tudo o que o Banco colocou, inclusive concordaram com o GED/metas como único critério para promoção por merecimento. E isso está registrado nas atas que a representante eleita Kátia Furtado já solicitou oficialmente à coordenadora do GT/PCS.  


APENAS NO ÚLTIMO DIA O LINK FOI REATIVADO.
A eleição sindical ocorrida em 2010, é apenas mais um bom exemplo desse grupo político agindo e manipulando em benefício próprio, desrespeitando a vontade da categoria, tal como fazem, agora, na eleição para delegado sindical. Bastou a AFBEPA publicar a VERDADE no blog que, finalmente, no último dia, destravaram e abriram o link para permitir aos bancários baixar os documentos necessários. No último dia! Após mais de uma semana de link bloqueado.

As vítimas da punhalada traiçoeira são os bancários e bancárias, que jamais aceitarão qualquer manipulação em benefício de interesses de grupos partidários. Jamais aceitarão, de novo, o engano, como quando inventaram um percentual a mais de 3,3% que nunca existiu,tudo para tirar a categoria da greve em 2010. 

Quanto ao resto: as ofensas, os termos de baixo calão e as ameaças que desqualificam ainda mais a atuação da direção sindical, apenas lamentamos, sem descer um nível sequer de onde nos encontramos: no seio das mais legítimas lutas da categoria bancária.


RECEBER AS CRÍTICAS E CORRIGIR OS ERROS SERIA UM BOM SINAL DE MATURIDADE E RESPEITO COM A CATEGORIA.
A diretoria do Sindicato precisa aprender a receber críticas construtivas e não reagir com agressividade cada vez que uma legítima reclamação lhe é colocada. A conduta correta não é atacar a Associação dos Funcionários, mas seria corrigir os erros e buscar acertar, garantindo o mais importante: a vontade e os direitos da categoria.

A convivência institucional respeitosa, decidida num Encontro em que a AFBEPA tinha a maioria, onde os interesses, direitos e conquistas da categoria são superiores, é bem diferente de adesismo político que cheira a indignidade, coisa a que jamais esta AFBEPA se prestará, uma vez que foi criada na luta dos bancários do Banpará e tem uma história a honrar e um presente e um futuro a defender!

Seguiremos em frente, acreditando na força da união maior dos bancários e bancárias.

Que as eleições irregulares, conduzidas pelas dirigentes sindicais, sejam anuladas e que novas eleições para delegados sindicais, livres, verdadeiramente democráticas, conduzidas pela comissão eleitoral formada por bancários, como reza o Regimento, sejam convocadas! Que prevaleça a vontade da categoria!

NA VERDADE E NO RESPEITO,
NA INDEPENDÊNCIA E NA CORAGEM,

UNIDOS SOMOS FORTES!



*

Nenhum comentário: