terça-feira, 15 de maio de 2012

IRREGULARIDADES, ATROPELOS E EXCLUSÕES MARCAM ELEIÇÕES DE DELEGADOS SINDICAIS EM TRÊS AGÊNCIAS DO BANPARÁ, HOJE.

Recebemos denúncias de funcionários de três Agências do Banpará reclamando sobre a condução do processo eleitoral realizado hoje por duas diretoras do Sindicato. As eleições estão acontecendo desde o dia 8 e vão até o dia 24 de maio. 


Inicialmente, queremos ressaltar que logo que se encerraram as inscrições, esta AFBEPA enviou ofício ao Sindicato dos Bancários solicitando algumas informações acerca do pleito, dentre elas, a lista completa dos candidatos, por local de trabalho. Desejávamos dar a devida transparência ao processo, e o mínimo para isso é a divulgação dos nomes dos candidatos, o que deveria ser papel do Sindicato. Infelizmente, até o presente momento o ofício não foi respondido. Tampouco a direção do Sindicato publicou no site, ou em qualquer outro veículo de comunicação, a lista dos candidatos.


Quanto à eleição, o Regimento, no Capítulo IV - Da Votação, Art. 12º, é bem claro e definitivo quando determina expressamente que "A  Comissão Eleitoral  deverá realizar a  votação  entre os dias 8 e 24/05/2012, garantindo o voto direto e secreto." 


Clique na imagem para ler melhor. É a foto do Regimento Eleitoral, 
Cap. IV - Da Votação, Art. 12º.



Também é bastante claro o Regimento quanto à composição da Comissão Eleitoral Capítulo I – Das Eleições, em seu "Art. 2º – Serão formadas nas agências/unidades as Comissões Eleitorais, compostas por dois funcionários, não candidatos, que terão função de compor a mesa receptora de votos, bem como adotar as demais providências para a consecução da eleição e apuração."

Clique na imagem para ler melhor. É a foto do Regimento Eleitoral.
Capítulo I – Das Eleições, em seu Art. 2º.

Em nenhum momento o Regimento sugere que a diretoria do Sindicato poderia realizar as eleições de delegados sindicais, como afirmou, hoje, diante de testemunhas, uma das diretoras do Sindicato, tentando responder aos questionamentos da Presidenta da AFBEPA. Portanto, não resta dúvida de que, diante das denúncias dos bancários e da afirmação da diretora, as três eleições ocorreram irregularmente, descumprindo o Regimento eleitoral.


OUTROS PROBLEMAS OCORRERAM. 


Na Agência Belém Centro, as denúncias deram conta de que pelo menos uma funcionária e um funcionário, este um dos candidatos, foram impedidos de votar porque as diretoras do Sindicato estavam com muita pressa de encerrar a votação antes de 13h e fecharam a urna. Os dois funcionários estarão manifestando formalmente seu repúdio à essa interferência direta e à exclusão a que foram submetidos. Vários colegas da Agência, mesmo alguns que votaram, estão inconformados com a injustiça e solidários aos colegas.


Na Agência São Brás, segundo as denúncias, um dos candidatos que atua em um PAB, que, por sinal é o atual delegado sindical, candidato à reeleição, sequer foi informado de que a urna estava aberta na agência. Também foi impedido de votar porque a pressa das diretoras era grande em encerrar a votação.


Na Agência Senador Lemos, as denúncias afirmaram que um membro da Comissão Eleitoral, diretor do Sindicato, não informou aos colegas que havia mais de um candidato na Agência. A eleição ocorreu como se apenas o candidato apoiado por ele estivesse inscrito, como único candidato. Ainda segundo as denúncias, só após encerrada a votação, também a toque de caixa, os bancários da Agência foram informados de que um outro colega, muito querido e participativo nas lutas, também era candidato. Também na Agência Senador Lemos houve interferência direta de uma diretora da executiva do Sindicato. A revolta dos bancários é grande!


Lamentamos profundamente este método de exclusão tão injusto que prejudica a expressão da vontade dos bancários e bancárias. Esta AFBEPA, que lutou e luta sempre com total transparência e honestidade em suas relações, não admitirá, jamais, que a categoria seja enganada dessa forma!


A coordenação do processo eleitoral está totalmente nas mãos da atual direção do Sindicato dos Bancários, mas o Regimento, até agora, pelo menos, e se não for modificado de acordo com conveniências, é muito claro nestes pontos, conforme colamos, literalmente, neste post.


Para resgatar a democracia, o respeito aos bancários e a lisura do processo:


1) As eleições nas Agências Centro, São Brás e Senador Lemos devem ser anuladas;


2) O Sindicato deve, imediatamente, dar divulgação em seu site aos nomes de todos os candidatos inscritos no processo eleitoral;


3) O Regimento deve ser respeitado na íntegra e os bancários isentos devem conduzir o pleito em cada local de trabalho.


Democracia, pra ser verdadeira, tem que estar acompanhada de transparência, respeito e autonomia. Caso contrário, é autoritarismo disfarçado com belos discursos convenientes, mas vazios.


Continuamos à disposição dos colegas, da luta, como sempre, servindo de voz a quem está sendo injustiçado!


UNIDOS SOMOS FORTES!






*

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho um absurdo colegas não poderem votar. Ainda mais sendo candidatos. Parece que estão com medo, querem tudo rápido. Se a eleição vai até dia 24 de maio, porque essa sangria desatada?
Concordo com a AFBEPA. É melhor anular e fazer tudo nos conformes, direitinho, pra não ter mais problemas.
E sugiro que as diretoras sindicais deixem-nos fazer a eleição em paz, com calma e a participação de todos. É bom nem estarem na agência quando fizermos nossa eleição.

Anônimo disse...

A título de informação para que fiquemos de olho, é bom saber que o Banpará,aparece na longa lista dos credores que a Celpa apresentou à Justiça, que foi republicada com retificação na edição de hoje (16) Diário Oficial da Justiça.

A concessionária de energia elétrica do Pará, que se encontra em processo de recuperação judicial, deve na praça cerca de R$ 2,9 bilhões.
A empresa deve ao Banpará: R$ 1.669.822,12 (um milhão, seiscentos e sessenta e nove mil, oitocentos e vinte e dois reais e doze centavos).Não precisa ser dito que o processo de privatização da Celpa foi realizado pelo governo tucano e que conduziu a empresa a ser a pior prestadora do setor elétrico do Brasil.Portanto é necessário ficar de olho bem aberto!

um bancário do BANPARÁ disse...

pessoal, acho que devemos sim anular essa eleição. assinei mesmo o documento que os colegas fizeram na agência porque tá errado isso de a gente ser conduzido feito um gado pra votar em que elas queriam. eu mesmo não sabia de outro candidato, mas depois que fiquei sabendo queria votar no outro. Foi uma coisa baixo nível isso. Quero votar de novo.

Anônimo disse...

Até quando teremos essas maracutaias, comandadas pelo sindicato, que deveria ser unido a AFBePa em prol do que reza a sua constituição, que é defender funcionários bancários. Jamais me esquecerei da última eleição para presidência do mesmo. Foi muita sujeira para tirar a Kátia do páreo.