quarta-feira, 23 de maio de 2012

GT/PCS - KÁTIA FURTADO SOLICITA TODAS AS ATAS, EM DOCUMENTO PROTOCOLADO NA PRIMEIRA REUNIÃO



Ocorreu ontem, 22, a primeira reunião do GT/PCS após a assinatura do ACT e eleição das representantes dos funcionários.

Temos como conduta sempre relatar à categoria, que nos escolheu, tudo o que se passa nos comitês. Esse é o papel de quem representa os trabalhadores: informar,para que toda decisão seja conjunta dos bancários e bancárias.

O relato é da representante Kátia Furtado, Presidenta da AFBEPA, a mais votada na eleição. Leia, reflita e comente, se desejar. O espaço é todo seu.


O RELATO DE KÁTIA FURTADO

“Assim que se iniciou a reunião, a coordenadora do GT/PCS, indicada pela direção do Banco, Sra. Sara, nos apresentou proposta de datas para futuras reuniões do GT, com a definição de que ocorrerão todas as quintas, de 16 às 18h.

Protocolei um documento à coordenadora do GT, solicitando a apresentação das atas do tempo em que a AFBEPA esteve excluída do GT/PCS. Assim o fiz para mostrar à categoria todo o trabalho desenvolvido durante esse tempo, quais decisões foram tomadas e como elas podem repercutir na vida dos trabalhadores, inclusive por quem estava representando os bancários no GT, indicados, durante aquele tempo, pela direção do Sindicato.

A coordenadora reafirmou que o único critério para promoção por merecimento definido, por unanimidade, pelo grupo que estava à frente dos trabalhos, os representantes indicados pelo Sindicato pela direção do Banco, foi o GED, o programa de metas que está sendo brutalmente implementado pelo Banpará.

Abrindo um breve esclarecimento, de fato foi esse o quadro que a AFBEPA encontrou quando voltou a participar das reuniões do GT, em agosto de 2011, representada pela então presidente em exercício Cristina Quadros. Pelo que foi informado, inclusive com a concordância de um dos indicados pelo Sindicato, todos haviam concordado com o critério das metas para promoção por merecimento, isso desde 2010. Imediatamente, a representante da AFBEPA se posicionou contrária a essa decisão que era unânime e, só então, os demais representantes, indicados pelo Sindicato, também se colocaram contra.

Voltando ao relato da reunião de ontem, 22, eu e Vera Paoloni, defendemos que não se trabalhe com esse critério do GED para a promoção por merecimento, já que o Banpará não oferece condições estruturais para se avaliar por metas; defendemos, também, que se construa uma forma de valorizar os bancários que estão com 20 anos em diante no Banpará, ainda nos níveis iniciais da tabela, porque sofremos prejuízos em mais de 15 anos de PCS congelado. 

Solicitei a retomada dos CRITÉRIOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS PARA AVALIAÇÃO DE ENCARREIRAMENTO, protocolados no Banco, pelas entidades ano passado, durante a campanha salarial, como propostas para os critérios de promoção na tabela do PCS.

Propus também que, para o caso de adoecimentos na categoria, se incorpore o que dispõe o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais, que considera 36 meses como efetivo exercício, para efeito de promoção por merecimento e antiguidade. Ficamos de apresentar uma proposta escrita para o banco até sexta-feira, 25 de maio. 

A próxima reunião do GT/PCS será dia 31 de maio de 2012.

Kátia Furtado.
Representante eleita dos funcionários no GT/PCS
Presidenta da AFBEPA.”


A CARTA ABERTA PROTOCOLADA JUNTO AO GT/PCS


"Carta aberta ao GT/PCS

Prezada Sra. Coordenadora do GT/PCS Banpará,

Nesta primeira reunião após a assinatura do ACT 2011/2012 e eleição dos representantes, venho, por meio desta, e sempre no intuito de contribuir, selando a necessidade de transparência e publicidade a quem devemos, os trabalhadores bancários, levantar alguns questionamentos e solicitação que considero pertinente.

Precisamos debater os conceitos que embasam a visão de promoção por merecimento e antiguidade no Banpará, de acordo com o primordial fundamento do Plano de Cargos e Salários: a valorização dos empregados.

A AFBEPA, antes representada no Comitê enquanto entidade, foi excluída em abril de 2010, ao final da primeira etapa. Quando reassumimos uma das vagas no GT/PCS em agosto de 2011, percebemos muitas decisões em contrariedade aos interesses dos bancários e bancárias, dentre elas:

1) A imposição de metas como critério para progressão por merecimento, com o que os funcionários, e eu, como sua representante, jamais concordaremos;

2) A criação de uma nova tabela horizontal, a desvirtuar a tabela original, vertical, de realinhamento do PCS;

3) A perda de 2,5% na promoção em caso de concomitância das progressões por antiguidade e por merecimento;

4) A negação, mais recentemente, por parte do Banco, de um critério fundamental para a elaboração da tabela do PCS tanto na primeira quanto na segunda fase: observância do interstício de 5% entre os níveis.

Diante do acima exposto, considero imprescindível, para minha boa atuação neste grupo paritário, especialmente em respeito aos meus colegas bancários e bancárias, que me sejam entregues, em caráter de urgência, TODAS AS ATAS de reuniões deste GT/PCS desde janeiro de 2010 até maio de 2012.

Aguardando breve e positivo retorno, agradeço a atenção dispensada.

Belém, Pará, 22 de maio de 2012.


KÁTIA FURTADO
REPRESENTANTE ELEITA DOS FUNCIONÁRIOS
PRESIDENTA DA AFBEPA
FUNCIONÁRIA DO BANPARÁ – MAT- 2605-0"




*


Nenhum comentário: