quarta-feira, 2 de maio de 2012

BANPARÁ E BASA DINAMITADOS EM ELDORADO

Deu No Diário. Repercutimos chamando sempre a atenção para o fato de que, diante do aumento da violência bancária cresce também a insegurança porque diminui, drasticamente, o investimento em estratégia e tecnologia em segurança tanto no Banpará, quanto na própria Segup. 


Cada vez mais as vidas estão sendo secundarizadas em favor do lucro, ou dito de outra forma, é o lucro em detrimento das vidas. 


Pelo que se desenha no Banpará, as mexidas na segurança vão piorar o que já está ruim. Logo mais, postaremos sobre o tema. Leiam, abaixo, a repercussão, no Diário, dos assaltos em Eldorado.





"Quarta-feira, 02/05/2012, 00h53

Bandidos assaltam dois bancos no interior


Na madrugada de ontem uma quadrilha atacou as duas agências bancárias da cidade de Eldorado dos Carajás, a 100 quilômetros de Marabá. Usando dinamites, os criminosos explodiram as agências do Banpará e do Basa e levaram o dinheiro. Tamanho foi o impacto das explosões que a estrutura física dos prédios foi comprometida.

Os bandidos tomaram dois carros de assalto. Um deles, um Celta de cor preta, foi incendiado na altura do Km 2, na Rodovia PA-275, interditando a pista e dificultando o apoio da polícia de Curionópolis, que fica a apenas 30 quilômetros dali.

O outro carro, uma Picape Strada, foi usado na fuga e abandonado na altura do Assentamento Bradesco, em Xinguara, segundo revelou o superintende regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará, delegado Alberto Teixeira, que acompanha as investigações pessoalmente.

Segundo ele, os bandidos fugiram na direção de Xinguara e até terça-feira (01) se escondiam da intensa perseguição que conta com apoio de policiais civis e militares, além de um helicóptero do Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar). Também estão na área policiais do Grupo de Pronto Emprego (GPE), da Polícia Civil, que havia sido deslocado para aquela área no final de semana, exatamente para dar apoio nas buscas a um bando que atacou a agência bancária de Canaã dos Carajás.

Aliás, o delegado Alberto Teixeira diz ter motivos para crer que o bando que atacou ontem em Eldorado é o mesmo que agiu em Canaã dos Carajás. “O modus operandi usado em Canaã é muito semelhante ao que foi feito em Eldorado”, resumiu.

Diante da ação criminosa da madrugada de ontem, os moradores de Eldorado estão sem serviço bancário. A mesma coisa ocorre também em Canaã dos Carajás.

QUADRILHAS MUDAM FORMA DE AGIR

O delegado Alberto Teixeira chamou atenção para o fato de que os assaltantes de banco estão mudando a forma de agir. Antes os métodos mais utilizados eram o vapor (assalto a luz do dia, com reféns na fuga e muitos tiros) e o sapatinho (sequestrando a família do gerente da agência um dia antes do assalto).

Agora, eles preferem agir na madrugada, quando a vigilância é menor e facilita também na hora da fuga pelas matas, pois mesmo com o helicóptero, existe certa dificuldade de localizar os bandidos.

Aliado a isso, as imensas possibilidades de rotas de fuga existentes no sul e sudeste do Pará, fazendo fronteira com os Estados do Maranhão e Tocantins, dificultam ainda mais a perseguição aos criminosos. 





Fonte: Diário do Pará










*

Um comentário:

Anônimo disse...

ATE QUANDO, BANPARÁ? AO INVÉD DE VERMOS SOLUÇÕES PRÁTICAS EM FAVOR DA VIDA DOS BANCÁRIOS, FOMOS SURPREENDIDOS COM MAIS UMA INFEIZ MEXIDA NO NUSEG. VERGONHA!