quarta-feira, 14 de março de 2012

PARE BELO MONTE! DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA AS BARRAGENS


Hoje é Dia Nacional de Luta Contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida! Dezenas de atos estarão ocorrendo em todo o país, mostrando ao governo que a sociedade não mais aceita calada os desmandos que destroem a natureza e a vida! A nível nacional, quem coordena o movimento é o histórico MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, cujo endereço do site se encontra listado ao lado, na nossa lista de links. Aqui em Belém e Altamira, também à frente do movimento o combativo comitê Xingu Vivo, com sua coluna de corajosos lutadores em defesa da vida!

Essa luta é mais que necessária! Pra termos uma pálida idéia do que está colocado, são cinco as hidrelétricas planejadas pra Amazônia. Além de matarem o Xingu, com toda a vida que nele habita, já está pronto o EIA/RIMA, elaborado pelo IBAMA, antes mesmo do lançamento do edital, da Hidrelétrica do Tapajós. Quem não conhece a bela e cantada praia de Alter do Chão, que corra, pois irá ser alagada. Irá sumir com mais esse crime federal. 

Um detalhe: os Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos ao Meio Ambiente deveriam ser elaborados pelas empresas que farão as obras, mas foi assim também no caso de Belo Monte, quem fez o EIA/RIMA foi o IBAMA, antes mesmo de ser lançado o edital. Além de não realizar as oitivas para escutar as comunidades, outra ilegalidade cometida pelo governo federal, essa é uma das razões pelas quais os organismos internacionais estão condenando o governo brasileiro, como foi com a OIT que concluiu que a Convenção 169 sobre povos indígenas e tribais foi violada pelo governo federal no caso de Belo Monte. Sobre isso, leia aqui.

A chamada é para concentração no Ato da Educação, que será unificado com o Ato de Luta contra as Barragens, hoje às 9h, no CAN. A AFBEPA apóia integralmente essa luta em defesa da Amazônia, dos rios, dos povos originários, em defesa da Vida!


DILMA, PARE BELO MONTE!

UNIDOS SOMOS FORTES!



*





Nenhum comentário: