sexta-feira, 9 de março de 2012

ÀS MULHERES DO BANPARÁ, POR KÁTIA FURTADO


E para fechar com chave de ouro e pétalas de rosas vermelhas essa semana especial da Mulher, postamos um texto assinado pela Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, e registros de parte da agenda feita, por ela, em visita às unidades do Banco para saudar as bancárias na quinta, 8 de março. A agenda, que seguiu pelas agências Palácio, Estrada Nova, Telégrafo, Nazaré, São Brás e pela Sulog, só foi interrompida porque Kátia passou mal e precisou ser internada, às pressas. Foi atendida e fez vários exames que continuam no dia de hoje. Ontem mesmo recebeu alta, está medicada e melhorando.

_____________________

"O dia 8 de março e toda a semana da Mulher é especial, para saudarmos essa luta na história da humanidade. Muitas mulheres lúcidas, corajosas e ousadas doaram suas vidas para conquistar liberdade, dignidade, respeito, cidadania, direitos para todas as mulheres e foi por isso que nos últimos 30 anos, a realidade social mudou muito e as leis avançaram. Mas ainda há muito a conquistar, sem dúvida. Mais igualdade de acesso e oportunidades, mais saúde, mais educação, mais proteção à integridade física e psicológica da mulher, mais respeito com relação às especificidades do universo feminino.

 

Há 80 anos a mulher conquistou o direito de votar. Um enorme avanço! Há algumas semanas, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a Lei Maria da Penha tem validade mesmo sem a denúncia da vítima. Outro enorme avanço, que será capaz, se Deus quiser, de abalar ainda mais as estruturas machistas e patriarcais de nossa sociedade.  Em briga de marido e mulher, agora podemos meter a colher, sim senhor!

No mundo do trabalho bancário, há muitas conquistas, frutos da luta, nos últimos dez anos para as mulheres, como, por exemplo, o aumento para 180 dias da licença-maternidade, mas ainda são percebidas discriminações de gênero. Recente pesquisa do Dieese mostra que as mulheres, apesar de terem mais escolaridade recebem, em média, 24% menos que os homens. Este é um dado preocupante que nos coloca diante de novos desafios relacionados à valorização da mulher e ao reconhecimento do potencial feminino, não em disputa com os homens, mas em condições de igualdade. É um absurdo que as mulheres ainda precisem se sujeitar a injustiças como essas! 

 

No Banpará, a realidade que afeta de modo crucial a todos, dificulta, particularmente, as nossas vidas enquanto mulheres. Muitas de nós somos mães, realizamos a dupla e a tripla jornada, quando chegamos a casa e temos ainda que cuidar dos afazeres domésticos e dar atenção aos filhos, o que fazemos com amor, mas já com os corpos cansados e a mente estressada. Tudo isso piora muito com a sobrejornada a que temos sido submetidas, quando saímos do Banco mais tarde do que o estipulado na jornada de trabalho. E, para completar, nem o direito legal às horas extras nos têm sido garantido!

Alguns cuidados importantes precisariam ser garantidos em todas as agências e postos, como banheiros específicos para mulheres, tempo para higienizações necessárias em períodos especiais, espaço próprio e tempo destinado à amamentação para as mulheres que precisam amamentar seus bebês para além dos dias de licença-maternidade, creches, dentre outras necessidades muito específicas do mundo feminino.

 

Por tudo isso, quero agradecer por ser mulher, por ter tido e ainda ter em minha vida a presença de tantas mulheres maravilhosas e me ensinar a crescer, a evoluir como pessoa e profissional, e quero, sobretudo, agradecer a essas mulheres guerreiras e vitoriosas do Banpará, que combinam dedicação e afeto, que sempre estão prontas a cuidar, a olhar de modo especial, a amparar. “Ai do mundo se não fora a vossa missão sublime”, diz a oração a Nossa Senhora. Assim eu digo a todas nós, mulheres, com todo o meu coração, Ai do mundo se fosse a nossa missão sublime!

Que possamos ser cada vez mais unidas e fortes, cada vez mais vitoriosas em nossas justas causas, cada vez mais respeitadas e valorizadas na sociedade, e em nosso trabalho!

Desejo, de todo o meu coração, que todo dia seja sempre um Feliz Dia de Luta Internacional da Mulher e cada querida bancária do Banpará!


Kátia Furtado
Presidenta da AFBEPA."




*

Nenhum comentário: