quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

KÁTIA AGRADECE, SEMPRE LEVANTANDO A BANDEIRA DA LUTA E DA DEMOCRACIA!

Kátia Furtado encaminhou sua carta de agradecimento a um grupo de colegas e ao e-mail da AFBEPA. Por tudo o que representa essa vitória, decidimos publicá-la. Leiam, avaliem e comentem.

_____________________________________________



"Amigos, colegas, parceiros de luta do Banpará,

No dia 10 de fevereiro de 2012 conseguimos uma vitória significativa para retomar, como legítima representante no Grupo Paritário de Trabalho, a construção da segunda etapa do Plano de Cargos e Salários - PCS, que trata da promoção. Todo meu foco será para que tenhamos, como principais objetivos, a elevação dos nossos salários e a dignidade de nossas vidas.

 
Vou reiniciar a minha participação no GT- PCS, a partir de relatórios de trabalhos já debatidos e aprovados pelas pessoas que compunham o GT- PCS até a data da eleição, já que, antes, era o Sindicato que indicava quem nos representava, e agora, por força da nossa luta vitoriosa, é a vontade da coletividade que prevalece.

 
Assim, depois de minha posse, firmo um compromisso com os bancários e bancárias do Banpará, de buscar dar transparência aos trabalhos já desenvolvidos, como estão atualmente, e o quê e como fazer para melhorar e corrigir o que for necessário. Transparência é uma de nossas marcas e será fundamental neste momento para virarmos o jogo no GT-PCS.

 
É preciso esclarecer toda a categoria sobre os rumos do nosso PCS, após o Sindicato dos Bancários do Pará me substituir na segunda etapa dos trabalhos, pois como todos bem lembram, a AFBEPA foi o timoneiro da luta pela implantação e efetivação do nosso PCS. Não nos calamos, lutamos contra todos, e a favor da categoria, por salário e dignidade.

 
Ganhamos na Justiça do Trabalho o direito ao nosso reenquadramento no PCS. Lutamos para que não fossem modificado os 1 e 2 anos que havíamos, empregados e empregador, firmado no primeiro Regulamento do Plano de Cargos e Salários, para promoção por merecimento e antiguidade, respectivamente. Não conseguimos, pois não éramos os representantes constitucionais da categoria.
Conseguimos, neste Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012, após a nossa forte e vitoriosa greve, diminuir o tempo para promoção por antiguidade para 3 anos. Ainda é um longo tempo dentro de uma tabela de 35 níveis, estes 2 e 3 anos para efetivar as promoções por mereci mento e antiguidade, condição essa modificada pelo Banco no Regulamento original, com a aquiescência do Sindicato, que naquele momento nada fez.

 
Some-se a isto o fato da Direção do Banpará, com a desculpa de acompanhar a FENABAN na redação da Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012, não ter aplicado, quando poderia, o melhor e mais benéfico percentual a todos os cargos e a todos os níveis, já que o Banpará possui um Plano de Cargos e Salários e os banqueiros que ratificam a Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, não.

 
É injustificável e uma medida que nos retira salário e nos retira direito à vida digna. Como entender tal procedimento diante de tamanha dedicação do funcionalismo do Banco?
Mais uma vez vamos ter que lutar contra a ganância e o absurdo corte de despesas fundamentais para nossas vidas, determinado pela direção do Banpará.

 
No dia 26/03/2012, às 10h30min, ocorrerá à primeira audiência na 9ª Vara da Justiça do Trabalho, processo nº0000001-91-2012.5.08.0009, onde serão decididos os três pontos que o Banco não efetivou, quando negociou o Acordo Coletivo de Trabalho com as Entidades de Classe e, dentre os quais, a aplicação do índice de 12% sobre todos os cargos e salários da tabela do PCS, medida esta que trouxe como conseqüência a redução em 2% dos nossos salários, o que afronta o Regulamento do PCS, que em seu Art. 7º, parágrafo 2º prevê, entre os níveis, o percentual de 5%.

 
Retorno ao GT Paritário - PCS confiante e compromissada com os mais justos interesses da categoria, defendendo-os com a garra que sempre marcaram os meus trabalhos no desempenho da minha liberdade sindical.

 
Agradeço a todos os funcionários e funcionárias do Banpará que participaram da votação dessa importante escolha, e conto com vocês para ajudarem os eleitos em todos os Comitês: GT-PCS, Segurança e Trabalhista, além dos colegas anteriormente eleitos do Comitê Disciplinar, do Conselho de Administração e da Cafbep, que buscam e buscarão construir melhorias em nossas condições salariais, de trabalho e de vida.

 
Um forte e caloroso abraço.

 
Belém (PA), 15 de fevereiro de 2012.


 

KÁTIA FURTADO
Funcionária do Banpará
Mat-2605-0"





*

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim, tenho uma representante eleita por mim para o PCS e sei que fiz a melhor escolha. Agora quero ver o banco deitar e rolar e aumentar o tempo para promoção e/ou dificultar a nossa progressão no PCS.
Esta sim, é de garra.
Parabéns minha presidenta!

Joaquim caldas disse...

Katia,vc ta linda nessa foto,beijo bem grnde aqui direto de tucurui,só faltou vc aqui na cidade,bjos.