quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ELEIÇÃO NO BANCO DA AMAZÔNIA. ARMAÇÃO CONTRA OS BANCÁRIOS

Leiam atentamente essas duas postagens, originalmente feitas pelo Blog do Barata. Tratam da eleição para o representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco da Amazônia, que será em breve. Leiam, avaliem e comentem, com atenção nos detalhes da urdidura tramada contra os interesses dos bancários e bancárias daquele Banco.

__________________________

BASA – Presidente interfere na eleição

Uma interferência indébita. Assim é definida a postura do presidente do Basa, Abidias José de Sousa Júnior (foto, à dir.), a quem é atribuída a determinação em interferir na eleição do representante dos empregados no Conselho de Administração do Banco da Amazônia S/A. A eleição em primeiro turno será realizada no dia 1º de março próximo, uma quinta-feira, e, se necessário for, em segundo turno, no dia 12 de março, uma segunda-feira.
“A diretoria do banco tenta de todas as formas manipular o processo eleitoral, para colocar alguém afinado com os seus interesses”, afirma uma fonte do banco, em off, que cita como evidência dessa interferência indébita um e-mail de Luiz Lourenço de Sousa Neto, secretário-executivo, descrito como “homem de confiança do presidente do Basa”. “Ele (Luiz Lourenço de Sousa Neto) teve a desfaçatez de disparar mensagens para todos os que ocupam função gerencial, alertando como a diretoria do banco pretende conduzir e influenciar o processo eleitoral”, a fonte ouvida pelo blog, previsivelmente em off, para evitar retaliações.

BASA – O e-mail que deflagrou a denúncia

A fonte do blog forneceu a cópia do e-mail de Luiz Lourenço de Sousa Neto, transcrita abaixo, na íntegra.

“De: Luiz Lourenço de Souza Neto [mailto:luiz.souza@bancoamazonia.com.br]
“Enviada em: terça-feira, 14 de fevereiro de 2012 08:15
“Para: Secretários Executivos; Gerentes Executivos
“Assunto: Representante no Conselho de Administração
“Prioridade: Alta

“Colegas Executivos,

“Estou preocupado com a nossa falta de articulação a respeito da eleição para o representante dos empregados no Conselho de Administração do Banco. Acredito que a melhor saída seria todos nós apoiarmos um único nome para fazer frente ao movimento interno que já está trabalhando a candidatura de alguém da AEBA (Associação dos Empregados do Banco da Amazônia S/A). Em nossa última reunião tivemos a manifestação da Lisete e do Daniel sobre possíveis candidaturas e talvez agora tenhamos inclusive outros colegas executivos querendo se candidatar. O Affonso Vianna, por exemplo, tem recibo solicitações de vários colegas o apoiando caso venha a ser candidato.
“Quanto mais desarticulados nós formos, mais estaremos dando oportunidades aqueles que não estão olhando a questão do Banco, mas interesses políticos e até mesmo pessoais. Não vamos nos iludir, pois eles são fortes (já mostraram isso) e devem vir com tudo para buscar a vitória nesse pleito. Diante dessa situação, e como o prazo de inscrição vai até amanhã, entendo que poderíamos nos reunir e traçar o lançamento de uma única candidatura não apenas com o viés do apoio dos Executivos, mas com uma possível construção junto às entidades (sindicato, por exemplo) que consiga fazer frente a essa onda de ‘revolta sindicalista’ que se instalou no Banco depois da última campanha salarial.
“Ainda dá tempo de unirmos nossas forças e lançarmos um único candidato(a). Que tal se nos reuníssemos hoje no final da manhã (11h30) na sala Rio Tocantins para tratar desse importante assunto?

“Atenciosamente,

“Luiz Lourenço de Souza Neto
“Banco da Amazônia S.A.
Secretário Executivo - SEORP
“luiz.souza@bancoamazonia.com.br
“(91) 4008-3859 / (91) 8814-1580
"’Antes de imprimir esta mensagem pense no meio ambiente’".
Fonte: Blog do Barata.
____________________________
Comentários da AFBEPA: que vença o melhor para o Banco da Amazônia e seus funcionários; que vença, portanto, um legítimo representante dos trabalhadores! 
Nos parece que cabe à direção do Sindicato dos Bancários uma resposta pública, à altura da inaceitável provocação feita pela direção do Banco da Amazônia.

***

Clique aqui para ler a nota de resposta e repúdio da direção do Sindicato dos Bancários.








*

2 comentários:

Anônimo disse...

A preocupação do Luiz Lourenço é do tamanho da sua sebosa cara de pau ( ou de bolacha recheada em urina dormida).
Esse rapaz nada mais é senão um dos muitos noviços que tem participado, como timoneiro de aluguel, na série de desmandos que colocam o Basa na berlinda, como um Banco público sem competência para traçar os rumos do seu futuro. Um banco de desenvolvimento regional hoje odiado em vastos segmentos da sociedade empreendedora da Amazônia Brasileira. Um banco que, pelos seus atuais dirigentes, não se percebe como BD eficaz nem se afirma como banco de mercado, graças a incompetência dos Luizes Lourenços da vida. Um banco que levou o Fundo de Pensão dos seus empregados (a CAPAF) ao fundo do poço e que tenta de todas as formas jogar nos associados do fundo a obrigação de corrigir os seus desmandos enquanto patrocinador da CAPAF.
Ora, servil João Lourenço, recolha-se à sua insignificância de líder das minorias encasteladas no poder. Convença-se de que já vai longe o tempo em que os Trabalhadores do Basa elegeram uma presunçosa "Cota" para o Confis da CAPAF e, pioir, até um secretário de Diretoria do Banco – seu xará, aliás - para “representa-los” no Conselho Deliberativo da CAPAF, a quem, inadvertidamente delegaram poderes para a inclusão de mais um componente na efetiva tropa de choque do Patrocinador, então já integrada por dois Diretores e um Secretário Executivo do Banco. Sá faltou você nesse trem dos terrores!
Tome vergonha na cara, Sr. Lourenço e vê se mete na cabeça do teu Patrão que não é legítimo, nem justo nem moral, o Banco articular a ocupação da vaga dos Trabalhadores no Conselho de Administração com preposto da própria Diretoria, depois que arruinou a vida dos seus atuais e futuros aposentados, implodindo a CAPAF com o seu habitual poder de veto e de mando imperial junto às diretorias da CAPAF. Como não é justo que, tendo se retirado da condição de patrocinador da CASF, hoje,através da utilização da "máquina Basa", pelo seu segundo escação, banque a eleição de dirigentes para a CASF, encastelados em chapas constituídas nos moldes dos seus interesses para institucionais.

Anônimo disse...

É um absurdo mesmo. todos os trabalhadores do basa devem se dar as maos neste momento e não aceitar tais articulações por canalhas como esse cidadão.São os funcionários que devem escolher quem os representem. Façam como os funcionários do banpara que a aprtir da luta escolheram os melhores para os representar. Sou func. do BB mas já tenho certeza que vou apoiar uma chapa a favor dos bancários desse estado, ainda tenho o prazer de ter um sindicato justo, um sindicato de verdade, um sindicato que não se venda por favores e cargos para parentes nos bancos ou no governo. E digo mais: quero que a presidenta da afbepa (assoc do banpara) venha para o sindicato, assim como quero que seja escolhido dentro dos bancos pessoas de representação dos trabalhadores, pessoas que realmente queram estar na lutas por melhorias para a classe. Não podemos deixar que elementos articuladores contrários aos interesses dos bancarios como esse preste esse tipo de papel. É inaceitável por parte dos func do basa, cairem em armadilhas.