sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ENCONTRO DOS ADMINISTRADORES DO BANPARÁ 2011/2012‏




Com o tema "INCLUSÃO BANCÁRIA PARA CONSOLIDAÇÃO DA MARCA NO ESTADO DO PARÁ 2011/2012", O Banpará reuniu seus gerentes e coordenadores de PABs para expor as estratégias e objetivos do Banco, no sentido de viabilizar a agenda mínima traçada pelo governo do Estado em conjunto com a direção do Banco.


O encontro foi aberto pelo Presidente do Banpará, e após, vários pontos foram apresentados pelos diretores. A DICOP - Diretoria de Controladoria e Planejamento enfatizou a necessidade de inclusão social das pessoas desassistidas pela rede de Bancos Públicos e Privados, onde o Banpará é o único Banco presente.


Ressaltou, ainda, a grande potencialidade de crescimento sustentável do nosso Pará e que só depende de nós assumirmos essa responsabilidade. No planejamento estratégico da área consta o interesse em aumentar, até 2015, o Patrimônio Líquido do Banco em mais de 1 bilhão.


Outro ponto importante colocado pelo diretor, será o de aumentar a participação do Banco nos municípios, saindo da atual marca de 51 para 85 municípios. A idéia é abrir agências observando dois fatores: dinâmica econômica que possibilite um rápido retorno dos investimentos e inclusão social de pessoas que não têm acesso a Banco para pagar a sua conta de energia, telefone, água, receber a sua aposentadoria ou ter acesso ao crédito, etc.


Elevar em 40 milhões a concessão de crédito para atividades produtivas, até dez/2014 e 20 milhões a concessão de microcrédito, é também outra meta.


O Diretor de Crédito e Fomento falou sobre o relacionamento da NUGOV com os órgãos do Governo Estadual. Ressaltou que, anteriormente, esse Núcleo só servia para resolver problemas, mas que hoje, apresenta soluções, antes mesmo de os problemas aparecerem. Também colocou que vai haver rodízio nas agências, mas não esmiuçou como isso ocorrerá; e falou dos serviços e produtos disponíveis que serão disponibilizados ao público, esclarecendo sobre cada um: Seguro, Correspondente não Bancário, Folha de Pagamento, Tarifas/Conta Salário. E ainda apresentou os produtos de crédito: BANPARACARD, Parcelado TJE, Consignado para Prefeituras e empresas privadas e Banpará Comunidade.


Foi colocado pela Diretoria Financeira, que haverá um aumento do interbancário na capital e interior e, para isto, é necessário um bom relacionamento com os gerentes de outros bancos. A partir de jan/2012, serão feitas rotas conjugadas.


Outra medida é a expansão da rede de cashs.


A diretora disse que haverá um gerenciamento eletrônico dos documentos, aprimoramento da utilização do cheque, e cheque empresarial em jan/2012.


Na área, foi criada a SUACE para fazer o controle de toda a retaguarda de crédito.


A SUPRO - Superintendência de Desenvolvimento e Melhoramento de Produtos e Serviços, está à frente de produtos como: cartão de crédito embandeirado, agência empresarial, gerenciador de tarifas, Terminal TCH (Máquina Dispensadora de Cheques), desconto e cobrança-PJ, CDB Premium, conta salário, financiamentos BNDES e Rural, Financiamento de IPVA e Comércio Eletrônico.


Na questão de tecnologia, os investimentos para 2012 são: contratação de links de comunicação, expansão e armazenamento de dados, aquisição de equipamentos, contratação de novos sistemas e treinamentos.


Por último, a DIRAD explanou sobre o que foi realizado em 2011, na administração de pessoal. Apresentou gráficos que demonstram, por exemplo, comparações entre o que foi efetivado em 2010 e 2011. Foram comparados ítens entre Matriz e agências, como: quantidade de funcionários, funcionários comissionados, etc. licitações e suas modalidades e o número pequeno de funcionários certificados, foram pontos que estiveram presentes na fala da diretora.


Ao final, houve uma palestra motivacional e, depois, a abertura para as perguntas dos funcionários. A AFBEPA solicitou espaço para perguntar, mas a diretora informou que somente os gerentes e coordenadores de PABs podiam se inscrever para tal finalidade.


A AFBEPA esteve presente para saudar o encontro e desejar que ele fosse positivo para todos.


A direção do Banpará solicitou empenho, comprometimento, coesão e força dos funcionários, e esta Associação acredita que todos os funcionários estão altamente empenhados, comprometidos, coesos e com muita força para lidar com a pesada rotina de trabalho que se descortina nas Unidades do Banco, o que falta é apenas a contrapartida do Banco em assegurar um ambiente de trabalho com boas condições estruturais de pessoas, equipamentos e sistemas tecnológicos condizentes com a realidade, além de uma maior segurança interna e externa para a realização do trabalho e mais valorização dos funcionários e funcionárias.





UNIDOS SOMOS FORTES!




*


Nenhum comentário: