segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PLEBISCITO: "NINGUÉM DIVIDE O PARÁ"

Abaixo, uma intervenção do Dep. Edmilson Rodrigues - PSOL, contrário à divisão do Pará, em sessão especial realizada na ALEPA. Ao final do post, uma postagem muito compartilhada no facebook, contrária à divisão do estado. 

Continuaremos postando mais textos esclarecedores sobre o tema e também uma entrevista com a direção do Banpará sobre a situação do Banco e seus funcionários diante de uma possível divisão do Pará. Leia, avalie e comente.
___________________________________

NINGUÉM DIVIDE O PARÁ

“É verdade que o povo do Pará sente o abandono, mas tem gente querendo faturar em cima desse abandono”, disse o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) ao criticar a emancipação das regiões do Carajás e do Tapajós, durante sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa do Pará, na manhã desta quinta-feira, 15. O auditório João Batista estava lotado de representações políticas e sociais pró e contra a divisão.

“O povo vai viver dias piores com a divisão porque o recurso público vai servir para atender mais mordomia e corrupção, enquanto vai continuar faltando remédio e professor para a população. É não e não”, criticou Edmilson, que complementou a frase com o slogan da campanha antidivisão.

Durante a sessão, o líder do PSOL destacou que a divisão do território paraense interessa muito mais a outros Estados. Ele lembrou que o deputado federal Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) foi quem propôs o plebiscito (para criação dos novos Estados a partir do Pará) e a Assembleia Legislativa de Goiás foi que entrou na justiça para que somente as populações das regiões propensas à emancipação pudessem votar, excluindo do plebiscito o restante dos paraenses. Edmilson também rebateu alguns argumentos do bloco político que defende a divisão do Estado. "Há muito interesse externo em esquartejar o Estado".

Edmilson destacou que o Pará é quarto na balança comercial do país, onde apenas 2,5 milhões do total de 7,5 milhões de habitantes vivem com R$ 2,00 por dia, ou seja, o mesmo valor com que os Estados Unidos mantém cada cabeça de gado.

O psolista também rebateu os argumentos de que o Pará remanescente e os dois novos estados, se a divisão for concretizada, terão o Fundo de Participação do Estado (FPE) ampliado. "Como se faz essa matemática? Vamos dividir o Pará para entrar mais dinheiro? De onde (o dinheiro) vai sair? Só se for pra quem quiser continuar acreditando em Papai Noel. Serão R$ 5 bilhões, segundo o Ipea, para implantar novos palácios nos Estados", destacou.

"Os que defendem a divisão dizem que o Pará vai virar uma Suíça. Serão seis senadores com mais carros oficiais, mais privilégios, planos de saúde para a família toda, assessores, mais 16 deputados federais, mais 24 deputados estaduais. será uma maravilha para as empreiteiras!", criticou. "Nem economicamente, socialmente, culturalmente se justifica retalhar o Pará. É uma incoerência. O Pará não sairá o mesmo após esse plebiscito porque todos concordam que a administração pública precisa melhorar em todo o Pará. Não vamos deixar que a fragmentação do Pará ocorra. É não e não!"


___________________________________






Do professor de História da UFPA, Dr. Aldrin Moura Figueiredo, uma postagem que ficou muito famosa e foi centenas de vezes compartilhada no facebook, contra a divisão do Pará. Leia e comente.

"Vamos sugerir que o Dep. Giovanni Corrêa Queiroz vá tentar dividir o Estado dele que é Minas Gerais; o Senador Mozarildo Cavalcanti que vá dividir o Estado dele que é Roraima; o dep Asdrúbal Mendes Bentes que vá dividir o Estado dele que é o Amazonas; o dep. Zé Geraldo que vá tentar dividir o Estado dele que é o Espírito Santo; o dep. José da Cruz Marinho que vá dividir ainda mais o Estado dele que é o Tocantins; e o dep. Antônio Carlos Peixoto De Magalhães Neto que vá dividir a Bahia, que é o Estado dele. Por que será que estão enchendo o saco aqui? Será que estão corridos dos Estados deles? DIA 11, voto 55, NÃO.... QUE BUSQUEM CARGOS PROS SEUS CABOS ELEITORAIS NOS ESTADOS DELES."








*

Nenhum comentário: