terça-feira, 22 de novembro de 2011

NOSSA LUTA ESTÁ SÓ RECOMEÇANDO! NENHUM DIREITO A MENOS!



"Nunca vi isso em toda a minha vida de Banco!" Essa frase, repleta de indignação, foi repetida várias vezes nas falas de diversos bancários e bancárias do Banpará presentes na assembléia desta terça-feira, 22/11, que autorizou, por unanimidade, o Sindicato a assinar o ACT 2011/2012, garantindo as três ressalvas, também votadas por unanimidade, pelos funcionários do Banco (clique aqui para ler a ata com as três ressalvas).

GOSTO AMARGO
Na garganta, nas faces, nas palavras e até nos silêncios, ficou claro o gosto amargo para os bancários que, ao invés de comemorarem o que, apesar de tudo, ainda é o melhor acordo da categoria em todo o país, se viram afrontados pela desmoralização de uma diretoria que demonstrou não ter palavra. O sentimento de traição, de enganação, de calote diante das três conquistas, agora negadas, manchou esse acordo e essa direção do Banpará.

PERGUNTAS À ADVOGADA DO SINDICATO
Durante a assembléia, mais de onze perguntas foram encaminhadas à advogada do Sindicato dos Bancários,  Dra. Mary Cohen, que esclareceu aos bancários e bancárias acerca da questão. Abaixo, colocamos, de forma simplificada, apenas algumas das questões colocadas e as respostas da advogada:

P: Ainda estamos na data base? Uma greve ainda seria legal? 
R: Sim, respondeu a advogada. A data base só se encerrará quando for assinado o Acordo. Uma greve seria considerada legal. Mas quanto ao desconto dos dias parados em uma eventual nova greve, seria ponto de nova negociação ou de dissídio.

P: Quanto às conquistas já colocadas no Acordo, seriam perdidas? 
R: Haveria uma possibilidade de o judiciário considerar e manter o que o Banco já negociou até aqui, isso na hipótese de o Banco cumprir a ameaça e retirar todas as propostas, e se pautar apenas pela Convenção da Fenaban. Mas não posso garantir que o judiciário decidiria assim.

P: Não há nada assinado?
R: As atas estão assinadas e nelas os compromissos assumidos pelo Banco estão colocados. A última ata, onde o Sindicato ressalva os três pontos nos quais o Banco não está cumprindo a palavra dada, também está assinada. Além disso, todos receberam o Radar onde o Banco assume os compromissos publicamente, inclusive o percentual mais benéfico de 12% e o reajuste das comissões dos tesoureiros.

P: Quais as reais possibilidades de uma vitória na justiça nessas três questões ressalvadas?
R: Na justiça é sempre meio a meio enquanto possibilidades, mas há documentos, provas e as entidades sempre usaram de boa fé, inclusive colocando no corpo da última ata, já assinada, que iriam lutar pelo meio da mobilização e pelo meio judicial para buscar todas as conquistas dessa greve. Diria que quanto ao reajuste de 12% para todos e quanto ao reajuste das comissões dos tesoureiros as chances são boas. Quanto ao reajuste das demais comissões, a própria diretora assumiu, por duas vezes, nas duas últimas reuniões, que autorizou a presidente do Sindicato a incluir a palavra reajuste, além de revisão das comissões, no prazo da portaria. Vamos lutar muito por todas essas conquistas.

DECISÃO UNÂNIME DA CATEGORIA
Ao final, após a fala da advogada, da presidente do Sindicato, da presidenta da AFBEPA, e de vários bancários e bancárias, foi formalmente colocado em votação, pela presidente do Sindicato, e aprovado por unanimidade que:

1) O Sindicato está autorizado a assinar o ACT 2011/2012, considerando as três ressalvas feitas, na assembléia votadas e ratificadas pelos bancários do Banpará, que não aceitam a postura da direção do Banco em negar as três conquistas;

2) O Sindicato deve entrar com ação na Justiça do Trabalho para buscar garantir o cumprimento, por parte do Banpará, dos três pontos ressalvados na ata;

3) O Sindicato deve garantir, assim como as demais entidades: AFBEPA, Fetec/cn e Contraf/Cut ações de mobilização e campanhas para lutar pelo cumprimento das três questões ressalvadas, até que o Banco garanta o que prometeu ou que se resolva na Justiça. Está mantida, portanto, a agenda de mobilizações para essa semana e nova agenda deverá ser construída para semana que vem.




Paralisação de 1h na Ag. Senador Lemos no dia 21/11. 
A agenda de mobilizações está mantida e será ampliada semana que vem.
A luta está só recomeçando. Queremos todas as conquistas do nosso acordo do dia 29/09.



Esta AFBEPA reafirma:
a) o compromisso, firmemente estabelecido, de jamais abrir mão de nenhuma conquista dos bancários e bancárias;

b) que no dia 03 de outubro de 2011, logo após a assembléia do dia 29 de setembro, a Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, esteve pessoalmente na Sudep pedindo a proposta de redação do ACT, no que ouviu da superintendente que a referida  proposta seria encaminhada diretamente ao Sindicato. Diante do que, Kátia Furtado solicitou à diretoria do Sindicato que agisse com tempestividade para obter o mais rapidamente possível a proposta de redação do Banco, conforme está registrado neste blog, junto com diversas postagens nos meses de outubro e novembro cobrando a proposta de redação do Acordo;

c) que lamenta ter sido tão demorada a finalização da redação do Acordo, embora esta AFBEPA tenha feito todo o possível dentro de seu alcance para que fosse diferente; e lamenta mais ainda que a direção do Banco mantenha sua postura equivocada de excluir três ítens tão importantes para os bancários do Banpará, já comprometidos no dia 29 de setembro e, só agora, negados;

d) que jamais deixará de construir, junto com os funcionários e funcionárias do Banpará, a luta de resistência e reposição da verdade, e pela garantia de todas as conquistas da nossa greve, incluindo: o reajuste de 12% em todos os níveis e em todos os cargos, seguindo neste ponto mais benéfico, a Convenção da Fenaban; o reajuste das comissões dos tesoureiros retroativo a setembro de acordo com os valores já publicados, e o reajuste das demais comissões em novembro, como foi afirmado pela diretoria do Banpará na mesa de negociação e votado pela categoria na assembléia do dia 29 de setembro.



Não estamos conformados! 
Nossa luta só está recomeçando!

NENHUM DIREITO A MENOS!

UNIDOS SOMOS FORTES!





*

4 comentários:

Anônimo disse...

Que vergonha da administração! Vão ficar eternizados com os sem palavras. Vamos até o final.

Anônimo disse...

Vamos aumentar as horas de paralisação e deixar os clientes chiarem. Se não podemos grevar novamente, vamos paralisar 24 horas num dia 30, por exemplo. Isso é raivinha do Jatene. Por isso que me nego a votar em alguém a partir de agora. Só vou votar no 55 - NÃO, em 11/12 e acabou-se. É tudo farinha do mesmo saco.

Anônimo disse...

Luta recomeçando? Como eu tinha previsto, assinaram o ACT fajuto do Banpará e colocaram essas ressalvas pra fazer média. A justiça não dará ganho de causa para nós, vale o que tá assinado no ACT. Essas ressalvas vão depender da boa vontade do empregador.
Incentivei meus colegas a paralizarem, mas depois de mais essa vergonha, estou desistindo de lutar. Exemplos mesmo são os colegas do Basa que não baixam a guarda por qualquer proposta rebaixada do banco.

Anônimo disse...

Vou tornar a encher o saco: até hj não entendi aquele presentaço de APENAS 3 dias de greve para a mentirosa administração. Mas é que eles estão pressionados pelo lindo governador e não podem ir contra a maior autoridade. ISSO É UM VERGONHA! Nunca mais confie em quaisquer promessas dessa atual administração e desse atual governo. Eles estão mais preocupados com as polícias do que conosco, que lhes damos o dinheiro necessário para as suas atividades através dos exorbitantes lucros que o Banpará tem dado. Parabéns, colegas do Basa. Vcs sabem pressionar mesmo. Nos dêem algumas aulas, por favor.