sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PCS - VAMOS CRESCER A LUTA!



Ocorreu ontem, 15 de setembro, a reunião sobre o PCS entre as entidades e o Banco, no sentido de debater e resolver os impasses, não mais sob o ponto de vista do que já foi acumulado no GT Paritário acerca da promoção, mas, principalmente, para melhorar a proposta de modo a responder à enorme demanda reprimida gerada por mais de quinze anos de salários congelados no Banpará. É urgente considerar os prejuízos advindos dessa política e a situação real dos trabalhadores do Banco em termos de defasagem salarial.


Como já foi publicado no Blog, as principais divergências pautadas pelas entidades são:


CRITÉRIOS PARA PROMOÇÃO POR MERECIMENTO: o Banco definiu que apenas as metas estabelecidas no âmbito do GED serão a base para a promoção por merecimento no PCS. As entidades não aceitam essa definição e irão propor, na próxima reunião, outros critérios para promoção por merecimento.


EM CASO DE CONCOMITÂNCIA DAS PROMOÇÕES: o Banco definiu que o funcionário caminha um nível verticalmente na tabela, fazendo jus a 5% na promoção por merecimento, caso cumpra as metas; e horizontalmente na tabela, fazendo jus a 2,5% na promoção por antiguidade. As entidades defendem que, em caso de concomitância das promoções, o funcionário caminhe dois níveis na tabela, fazendo jus a 10%.


INTERSTÍCIO PARA PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE: o Banco definiu, unilateralmente, que o interstício para promoção por antiguidade será de quatro anos. As entidades defendem a manutenção da decisão do GT paritário na primeira etapa: interstício de dois anos para promoção por antiguidade e por merecimento.




FUNCIONÁRIO COM 20 ANOS OU MAIS DE BANCO - PLANO DE PRÉ-APOSENTADORIA
O Banpará possui 550 funcionários com 20 anos ou mais de Banco, dentre os seus 1291 trabalhadores. Para contemplar esses colegas que além de amargarem mais de 15 anos de salários congelados, ainda emprestaram ao Banco 20% de seus salários por onze meses em 1998, para capitalizar e salvar o Banpará, uma nova proposta das entidades foi apresentada: para esses funcionários, foi solicitado que o Banco inicie um plano de pré-aposentadoria, promovendo em até, no mínimo, dois níveis por ano, analisando a condição de cada grupo de 20 anos em diante de Banco, para valorizar os salários desses colegas que poderão se aposentar com mais dignidade e condições efetivas de, realmente, saírem da empresa, mas cuidando da saúde e da manutenção da vida.


PRÓXIMA REUNIÃO DO PCS será dia 19/09 as 9h.


Vamos crescer a luta, esquentar a mobilização pra conquistar o que justo e correto para nossas vidas!


UNIDOS SOMOS FORTES!






*



2 comentários:

Anônimo disse...

UMA BELA SACADA E VISÃO DA DIREÇÃO DO BANPARÁ.

Banco
Durante reunião com a diretoria do sindicato, o diretor geral do Detran-Pa, Alvaro Aires anunciou a construção de uma agência do Banpará na margem da rodovia Augusto Montenegro, em terreno pertencente ao Detran. Segundo ele, a nova agencia terá oito caixas convencionais e o mesmo número de caixas eletrônicos e vai descongestionar o movimento na agência do banco que hoje funciona no interior da sede. “Sabemos que esta é uma antiga aspiração dos servidores e usuários do Detran. Fico feliz que aconteça na minha gestão”, comemorou Aires.

Anônimo disse...

ATENÇÃO: os critérios de avaliação por merecimento não deve ser levados em conta avaliaçao nas agencia por pessoas que tedem apenas prejudicar uns e defender outros, os classificados grupinhos "panelinhas"
deve haver uma medida onde colegas marcados pela administração de agencia não sejam prejudicadas.
Deve ser criada medidas responsável para essa avaliação. Minha preocupação e que não fiquem nas maos de gerentes e puxa sacos essa avaliação, se não só beneficia apenas os da panelhinha.