quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ENTIDADES APRESENTAM PROPOSTAS VIÁVEIS E MELHORES PARA RESOLVER OS IMPASSES NO PCS



Hoje, 22/09, 10h, houve mesa específica sobre o PCS. As entidades apresentaram ao Banco, propostas viáveis e melhores para resolver os impasses colocados. Confira.


PROPOSTAS DAS ENTIDADES AO BANPARÁ

Proposta de “Promoção por Merecimento”

Para a distribuição da referida promoção, propõe-se a adoção da sistemática de avaliação individual, considerando critérios objetivos e subjetivos, a saber.

Critérios Objetivos:

Os Critérios objetivos serão compostos por 3 fatores  – Total 10 pontos: Frequência ao Trabalho (7 pts), Cursos e Treinamentos (2 pts) e  PCMSO (1 pt).

1.    FREQUÊNCIA AO TRABALHO (7 pontos) – Computam-se os dias de efetivo exercício no ano. A fórmula para apuração desse fator é:

Pontuação de Freqüência =  Y   x 7
                                            365
Onde:
  • Y = número de dias de efetivo exercício anual (tempo de serviço no ano em questão, deduzidos os afastamentos considerados como de “não efetivo exercício” – ou seja, aqueles em que não há previsão legal, no ACT ou Regulamento como passíveis de justicifativa e abono);
  • 365 = total de dias no ano base;
  • 7 = pontuação máxima desse fator.

2.    CURSOS E TREINAMENTOS (2 pontos) – Computa-se o esforço dos empregados no sentido de se qualificarem cada vez mais. Considerar-se-á a participação nos cursos do PDEB e demais treinamentos oferecidos pelo Banpará, assim como outros cursos e treinamentos realizados pelos bancários no ano em questão.

3.    PCMSO (1 ponto) –  Computa-se para o registro do ASO (Atestado de Saúde   Ocupacional) realizado dentro do prazo estabelecido. ASO vencido é aquele não realizado e que vale zero ponto. O sistema considerará a situação em 31/12/2010; empregados com exame na situação de “vencido” nessa data não serão pontuados no fator. Exigência legal prevista na NR 7 do MTE, conforme MN RH 058.


Critérios Subjetivos:

1.    Fatores Fixos (2):
           Atendimento ao cliente;
           Foco no interesse público.

2.    Fatores para Escolha (2 a serem escolhidos entre 7):
- Atitude colaborativa no trabalho;
- Capacidade de solucionar problemas;
- Conhecimento do trabalho;
- Disposição para mudanças;
- Iniciativa e criatividade;
- Relacionamento interpessoal;        
- Visão sistêmica.

          4 grupos avaliadores: Autoavaliação, Gestor, Pares e Clientes;

       Formação de grupos de avaliadores na condição de par:
    Até 7 empregados, cada empregado será avaliado pelos demais;
  De 08 a 12 empregados, cada empregado será avaliado por 5 pares, escolhidos de forma randômica e automática.
       Mais de 12 empregados, cada empregado indicará 10 e o sistema, de forma randômica e automática sorteará 5 entre os empregados indicados.
     Limitar a quantidade de avaliações ao máximo de 15 para cada empregado avaliador na condição de par, evitando excessivas avaliações por um mesmo empregado.

Ponderação Fatores
Ponderar os critérios objetivos em 60% do resultado da avaliação e os critérios subjetivos em 40%.



Proposta para valorizar quem tem “20 anos ou mais de empresa”

As entidades entendem que os trabalhadores que possuem 20 anos ou mais de empresa sofreram o impacto direto do empréstimo ao Banpará para viabilizar a capitalização do Banco e são exatamente aqueles que tiveram sua progressão congelada, com os 15 anos de paralisação do antigo PCS. O Banco precisa corrigir essa dívida social e financeira nesta etapa do Novo PCS, pois esse contingente de funcionários se encaminha para a aposentadoria.

Propomos:
  • Que o Banpará conceda 5 (cinco) promoções distribuídas nos próximos 5 (cinco) anos para aqueles/as que possuem 20 anos ou mais de empresa, ou seja, uma promoção a cada ano (de jan/2012 a jan de 2016).




INTERSTÍCIO DE DOIS ANOS - Kátia Furtado ressaltou a necessidade de ser resgatado o interstício de dois anos para promoção por antiguidade e nesses dois anos, duas promoções por merecimento.


CONCOMITÂNCIA - Mantivemos a proposta de garantia de subida a dois níveis com 10%, em caso de concomitância.


MANUTENÇÃO DO GT PARITÁRIO - Propomos a manutenção do GT paritário para acompanhamento e ajustes da implantação do PCS.






*

Um comentário:

Anônimo disse...

UNIDOS SOMOS MUITO FORTES!!!!!!!!!!! VAMOS A LUTA.