quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DEP. EDMILSON RODRIGUES - PSOL APRESENTA MOÇÃO DE APOIO À GREVE DOS BANCÁRIOS


Recebemos por e-mail e publicamos no blog a moção de apoio à greve dos bancários, apresentada e votada positivamente, pelo Dep. Edmilson Rodrigues - PSOL, no dia 27 de setembro de 2011.

Agradecemos ao Dep. Edmilson pelo apoio manifestado no discurso e na prática já que, hoje articulou, conjuntamente com o Dep. Bordalo, uma reunião com deputados do partido do governo para encontrar uma saída negociada no sentido de reabrir a mesa de negociação com o Banpará.

Leia a moção do Dep. Edmilson Rodrigues.

_________________________________


"Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas,

Os trabalhadores bancários cruzaram os braços a partir de hoje. São mais de 8 mil bancários que atuam em 457 unidades – entre agências e postos de serviço – existentes em todo o estado, entre bancos públicos e privados. Trata-se de uma greve nacional da categoria insatisfeita com a falta de resposta do patronato, que não admite dividir, nem minimamente, os extraordinários lucros que o setor vem realizando nos últimos anos.

Dentro desta jornada de luta e resistência que se inicia, merece destaque especial a paralisação dos servidores do Banco do Estado do Pará (Banpará), nosso banco público, patrimônio de todos os paraenses.

Segundo a Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), a categoria não ficou satisfeita com a contraproposta apresentada pela direção do banco, que não atendeu o fundamental de suas demandas na área econômica, sindical e social. Não é mais possível que esta categoria continue a amargar baixos salários e condições indignas de trabalho, sobretudo diante do quadro de insegurança que afeta a sociedade como um todo, mas muito particularmente afeta o setor bancário. A data-base da categoria é o momento de buscar alcançar conquistas e repor, nem que seja em parte, a pesada dívida que o Estado acumulou com estes trabalhadores.

Neste sentido, nos termos regimentais, apresento Moção de irrestrito apoio à paralisação dos funcionários do Banpará, apelando à diretoria do banco que estabeleça uma mesa efetiva de negociação com a categoria, buscando atender a suas principais demandas salariais, sindicais e socais, com destaque para a concessão de 5% além do reajuste a ser definido pela FENABAN, incentivo para atividade física de R$ 200, Assistência odontológica mediante licitação do Plano, além do retorno do interstício de dois anos na progressão na carreira, entre outras reivindicações.

Que o inteiro teor desta Moção seja comunicado à diretoria do Banco do Estado do Pará (Banpará), à Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA) e ao Sindicato dos Bancários do Pará.

Palácio Cabanagem, 27 de setembro de 2011.



EDMILSON RODRIGUES
DEPUTADO ESTADUAL






*

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu, deputado! Obrigado.