quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SEM AVANÇOS A SEGUNDA RODADA DE NEGOCIAÇÕES ENTRE AS ENTIDADES E O BANPARÁ



CAMPANHA SALARIAL ESPECÍFICA DOS EMPREGADOS DO BANPARÁ 2011/2012 
 

Ocorreu na tarde desta quarta, 14/09, a segunda rodada de negociações com a Diretoria Administrativa do Banpará. Foi lida a Ata da rodada anterior e, em seguida, passou-se ao debate dos pontos pendentes.

QUANTO AS AÇÕES DE CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS DO ACT 2010/2011, o Banco assim se posicionou sobre:

1) PONTO ELETRÔNICO: está sendo realizado o Pregão 017/2011; Procedimento 0708, versa sobre os Parâmetros de Funcionamento do Ponto.
Funcionamento do Cronograma de Implantação: até 30/09 - Aquisição do Programa; até 30/10 - Compra dos Relógios. O teste Piloto está previsto para ocorrer no dia 30/12 e, o funcionamento em janeiro de 2012. A DIRAD sugeriu que o acompanhamento seja feito pelo Comitê de Relações Trabalhistas.

2) CARTÃO DE AUTÓGRAFO DIGITALIZADO:
Procedimento 0562/2011. 20% dos cadastros já estão digitalizados. Agência Pedreira vai iniciar a digitalização dos cartões de autógrafos, continuando pela agência Senador Lemos.
A empresa Flex Doc faz uma estimativa de que em 90 dias finaliza a digitalização dos cartões na Capital e Interior.

3) INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA:
O Banco não conseguiu firmar parcerias com academias na capital e interior. O Processo 1240/2011, realiza estudo de proposta de ressarcimento de um valor. O Banco não  determinou prazo para resposta acerca do ponto pendente.

4) SEGURANÇA BANCÁRIA:
No ACT 2010/2011, foi firmado que o Banco realizaria estudos acerca do assunto, o que fez. Segundo a diretora, os estudos demonstraram custos elevadíssimos, em razão das empresas não terem estrutura funcional no interior. Para o Banco a cláusula pendente foi cumprida, pois o estudo, em si, foi realizado. 

5) APRIMORAMENTO DAS ÁREAS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO:
O Banco criou a NUSEG, ligada à Presidência da empresa. A DIRAD não soube informar se essa área terá efetiva independência e autonomia para atuar. A Área de Medicina do Trabalho está sendo reestruturada e ficará ligada à SUDEP. Haverá contratações, via concurso público, de engenheiro civil, elétrico, agrônomo e médico do trabalho.

6) PLANO ODONTOLÓGICO:
Há necessidade de nova cotação de preços com as empresas. O prazo dado pela DIRAD para implantação é de até o fim do ano.

COMPROMISSO FORMAL COM RELAÇÃO ÀS PENDÊNCIAS DO ACT 2010/2011 
A Direção do Banco ficou de fornecer, às entidades representativas da categoria, a ata e o documento formal de implantação do que foi verbalmente expresso.









SOBRE A MINUTA DE REIVINDICAÇÕES 2011/2012 
Também, houve a manifestação do Banco sobre os artigos abaixo da Minuta de Reivindicações, uma  vez que foram demandados como prioritários na primeira rodada pelas entidades:

Art. 10. Quebra de Caixa; Art. 11. Quebra de Tesouraria e Art. 12. Quebra de Caixa para Coordenadores de Caixa e Coordenadores de PAB - O Banco vai aguardar a negociação da FENABAN;

Art. 13. - Pagamento do Sobreaviso - O Banco irá manter os 33% já praticados; Sobre o Parágrafo único - o Banco informou que obriga o funcionário a realizar o sobreaviso por medida de segurança, em que pese o protesto da AFBEPA, arguindo a ilegalidade da medida;

Art. 14. - Auxílio Aluguel - o Banco informou que já efetiva o pagamento da ajuda aluguel aos gerentes por toda a sua permanência na localidade, por interesse da empresa;

Art. 15. Ajuda Deslocamento e Comunicação - o Banco informou que já há duas empresas credenciadas, que realizam o transporte dos funcionários. Sobre a ajuda comunicação, ficou acertado que será avaliada a necessidade de compra de chip com recarga, pela chefia da área competente;

Art. 16. Abono Atividade Física - será avaliado pelo Banco, o estudo do Valor;

Art. 17. - Auxílio para Funcionários com Dependentes Deficientes - será mantido o reajuste da categoria. Em relação ao Parágrafo Único, foi dito que o Banco já paga dobrado, por exemplo, se no contrato com a UNIMED estiver estipulado 10 consultas, o banco dobra e paga mais dez;

Art. 18. Aumento do Anuênio - Será feita a avaliação da proposta, pois hoje o valor do anuênio é de R$ 21,49;

Art. 19 - Cesta Alimentação e Ticket Refeição aos Aposentados - Será realizada a avaliação dos impactos;

Art. 20 - Complementação Salarial aos Aposentados por Invalidez - O Banco ficou de verificar junto à CAFBEP, situação de complementação dos aposentados por invalidez;

Art. 21. - Antecipação de Salários aos Adoecidos - o Banco disse que cumpre o ACT. As entidades fizeram entrega de ofício ao Banco, exigindo o cumprimento do Regulamento do Banco, norma mais favorável ao trabalhador;

Art. 22. - Ressarcimento/Restituição dos 20% da Redução Salarial - o Banco disse que não atenderá esse pedido dos trabalhadores;

Art. 23. - Gratificação de Nível Médio e Superior - a empresa informou que já pratica o PDEB e que fará um levantamento da demanda reprimida. Para as entidades, o PDEB ainda se mostra insuficiente para atender as necessidades de qualificação dos trabalhadores;

Art. 24. - Metas Sociais - o Banco informou que seguirá as regras da Gestão de Desempenho;

Art. 25. - Isonomia de Direitos para todos os funcionários, em especial a licença prêmio - O Banco ficou de realizar estudos sobre o assunto;

Art. 26. - Isonomia aos Homoafetivos - o Banco informou que irá manter a redação do ACT ressalvado;

Art. 27. - Isonomia para o SAC - o Banco ficou de avaliar especificamente a situação desses(as) trabalhadores(as).




REUNIÃO DO PCS E NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DA MINUTA 
Por conta do avançado da hora, a rodada de negociação teve que ser finalizada. Ficou estabelecida rodada de negociação sobre o PCS, para o dia 15/09, às 15h, e, as próximas rodadas de negociação da Minuta de Reivindicações para os dias 19/09, às 14h, e 21/09, às 14h.

Na próxima segunda-feira,  dia 20/09, haverá nova rodada de negociações nacional, com a FENABAN.





AVALIAÇÃO 
A segunda rodada de negociação com o Banpará, havida ontem à tarde, avançou pouco. Como ainda não há resultado de índice salarial da mesa entre Comando Nacional e Fenaban, o Banpará transferiu a resposta sobre itens salariais para o dia 21, às 14 horas. E apenas apresentou cronograma para cumprir o acordo coletivo 2010/2011, nos itens que o Sindicato dos Bancários do Pará questionou na justiça o não-cumprimento, dentre os quais a instalação do ponto eletrônico. Iniciou a debater a minuta, do artigo 11 ao 27. Acompanhe toda a pauta do Banpará, clicando aqui.

Dois pesos e duas medidas - Ao mesmo tempo em que não demonstra ter se preparado para responder às reivindicações justas do funcionalismo contidas na minuta de reivindicação e entregues ao abnco desde 24 de agosto, a diretoria do banco tem tomado medidas que nos parecem injustas e despropositadas, como a de descomissionar os engenheiros da Sulog-Geeng e, ao mesmo tempo, comissionar os engenheiros da Sudes, em portaria recente. A medida é no mínimo estranha pois o banco é só um, a mesma Matriz, e o curso de engenheiro é igual nas duas situações.

Ora, como pode um engenheiro civil ser gerente e o outro não? Qual o critério para comisisonar uns e descomissionar outros? Por que dois pesos e duas medidas? Vamos questionar o assunto na rodada do dia 19 e também a razão de ser criada uma comissão de fiscalização para o andamento das obras de engenharia. Fica aqui registrado o início do questionamento. E voltaremos a este assunto.



As rodadas específicas de negociação, têm demonstrado para as entidades, a grande dificuldade em resolver problemas econômicos e mesmo sociais, enfrentados pelos trabalhadores nos locais de trabalho. Falta boa vontade do Banco, e, sem boa vontade, não há como se chegar a um denominador comum, tão necessário para a vida da empresa e de seu empregado.


O banco não se preparou para a mesa de negociação com o cuidado e a atenção que o funcionalismo reivindica e merece. Como nada vem de graça e sem luta, entendemos que é necessário pressionar o Banpará a apresentar uma proposta respeitosa e justa com os anseios da categoria.

As entidades pretendem e querem uma mesa de negociação que mantenha um tom respeitoso e aberto às proposições dos trabalhadores.


É HORA DE MOBILIZAÇÃO E DE ASSEMBLÉIA!


PEDIMOS CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA PARA O DIA 21/09! VAMOS TODOS E TODAS DEFENDER OS NOSSOS INTERESSES! 


UNIDOS SOMOS CADA VEZ MAIS FORTES E CONQUISTAREMOS MAIS SALÁRIO, SAÚDE, SEGURANÇA E EMPREGO DECENTE!




*

Um comentário:

Anônimo disse...

O patronato faz a sua parte e só irá entender e efetivamente sair da sua posição de espera, após o endurecimento da questão, ou seja após greve. Será dessa vez diferente???Vamos estar atentos, mobilizados e preparados para a greve, único meio que nos fará obter o que queremos!