quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CLÁUSULAS NÃO CUMPRIDAS DO ACT 2010/2011 NÃO ESTÃO EM NEGOCIAÇÃO. ESTÃO NA JUSTIÇA!

A direção do Banpará divulgou para a categoria, hoje, um ofício entregue ontem, em mesa de negociação, à presidente do Sindicato dos Bancários, em resposta às ações de cumprimento cobrando cláusulas do ACT 2010/2011 que não foram cumpridas pelo Banco até agora.

As ações de cumprimento foram democraticamente decididas no Encontro dos Bancários do Banpará, e tratam do descumprimento de parte do ACT, pelo Banco. Essas ações de cumprimento não servirão de barganha na negociação da Minuta de Reivindicações 2011/2012.

A categoria não negociará dignidade e direitos já conquistados, como o ponto eletrônico que, efetivamente irá controlar a real jornada de trabalho entre outros! Cláusulas já acordadas têm que ser cumpridas e não trocadas por outras que constam na Minuta e que estão em negociação neste momento.

O que está sendo negociado agora, nas mesas com o Banco, são as demandas da Campanha Salarial 2011/2012, legítimas reivindicações da categoria que o Banco, infelizmente não está considerado, como EVOLUÇÃO NO PCS, que até agora não avançou em ponto algum. Por isso hoje as entidades apresentaram as melhores propostas para solução dos impasses.

É preciso considerar que a maioria dos funcionários do Banpará emprestou 20% de seus salários ao Banco, durante 11 meses no ano de 1998, quando do processo de capitalização do Banpará, isso em meio a uma política de rebaixamento dos salários quando, no Banco, o PCS ficou congelado por mais de 15 anos. Como se não bastasse, no ano passado houve uma perda real de valores, uma vez que o piso salarial do Banpará sempre foi 5% acima do piso da Fenaban, que aumentou o piso em 16.33% e o Banpará deu apenas 10.8% de reajuste para, apenas, igualar ao piso da Fenaban, enquanto o correto seria ter garantido os 16.33%, uma vez que o Banpará, desde 1999, é signatário da mesa da Fenaban. Este ano, temos que lutar por, no mínimo, 5% além do reajuste da Fenaban!

DA NEGOCIAÇÃO DA MINUTA 2011/2012
Na negociação com o Banco, não estão sendo consideradas as seguintes reivindicações prioritárias para a categoria:


Art. 11 - Quebra de Tesouraria;
Art. 18 - Aumento do Anuênio;
Art. 22 - Ressarcimento/restituição dos 20% emprestados em 1998, pelos funcionários para salvar o Banpará;
Art. 25 - Isonomia de Direitos;
Art. 27 - Isonomia salarial para o SAC com relação ao Call Center;
Art. 29 - Aumento de todas as comissões para todos, retroativa a junho de 2011;
Art. 30 - Incorporação de 10% da comissão a cada ano trabalhado;
Art. 31 - Imediata efetivação nas funções;
Art. 32 - Descomissionamento após ciclos avaliatórios;
Art. 38 - Concorrência seletiva para cargos comissionados;
Art. 45 - Licença prêmio para todos;
Art. 49 - PCS - evolução no PCS e a superação dos impasses, respeitando a valorização dos funcionários;
Art. 55 - Vedação da guarda das chaves pelos funcionários;
Art. 61 - Restituição dos bens dos funcionários em caso de assaltos;
Art. 76 - Reestruturação do Sesmt;
Art. 92 - Contratação de novos funcionários;
Art. 97 - Eleição direta para todos os representantes dos funcionários nos conselhos, comitês e grupos paritários;
Art. 103 - Liberação para AFBEPA.


A direção do Banpará está agindo de forma intransigente nas mesas de negociação e, com isso, empurra a categoria para a greve.

Quanto à resposta do Banco sobre as ações de cumprimento, a posição da AFBEPA é que o Banco apresente, na Justiça do Trabalho, no âmbito das ações em curso, suas propostas com prazos e penalidades em caso de reincidência no descumprimento. A negociação em torno da Minuta 2011/2012, novamente afirmamos, não está sujeita a qualquer debate sobre as ações de cumprimento do ACT 2010/2011.


TODOS E TODAS À ASSEMBLÉIA NO SINDICATO!

UNIDOS SOMOS FORTES!





*

Nenhum comentário: