sábado, 9 de julho de 2011

AUDIÊNCIA COM O MPE - REPERCUSSÃO NO DIÁRIO

Bancários repetem ao MP denúncias contra Duboc



Rita Soares




Entidades que representam bancários foram ontem (8) ao Ministério Público Estadual para esclarecer detalhes da participação de servidores do Banco do Estado do Pará (Banpará) nas fraudes na Assembleia Legislativa do Pará.

Em reunião com o sub-procurador Geraldo Rocha e com os promotores encarregados da apuração, Arnaldo Azevedo e Nelson Medrado, eles reafirmaram informações divulgadas no dia anterior. Na quinta-feira, 7, um servidor do Banpará que trabalhou no posto que fica no prédio da AL entre 2004 e 2006 contou ao DIÁRIO que em pelo menos uma ocasião o gerente do posto fora chamado pelo então diretor-financeiro da casa, Sérgio Duboc. O então diretor teria pressionado o servidor a fazer pagamentos de cheques sem assinaturas do presidente da AL na época, Mário Couto, e do primeiro secretário, José Megale.

“Ele dizia que o dinheiro era da AL. O banco era só um pagador. A pressão era grande. Havia ameaças de punições ao bancário e ao próprio banco. Eles ameaçavam tirar a conta do Banpará e chamar outra instituição”, disse o servidor, que não quis ser identificado.

O funcionário do Banpará contou também que era comum uma pessoa receber o dinheiro de vários contracheques.

APOIO

Sindicato dos Bancários, Associação dos Servidores do Banpará e a Federação Nacional dos Bancários na região Centro-Norte disseram apoiar a apuração, mas garantiram que os servidores do banco não compactuavam com as fraudes. Teriam agido sob pressão.

“Os servidores do Banpará não têm nenhuma responsabilidade. Agiram com boa fé e acreditando nas palavras da diretoria da AL que afirmou que os dois (Megale e Couto) iam assinar os cheques. Para nós, da associação, os únicos culpados foram as pessoas que deram ensejo a essas fraudes. Eles lesaram a boa fé dos trabalhadores. O Ministério Público tem que ir atrás de quem se beneficiou com o dinheiro”, disse a presidente da Associação dos servidores do Banpará, Kátia Furtado.

O ex-diretor da AL, Sérgio Duboc, teve prisão preventiva decretada no mês passado e está foragido. A assessoria de imprensa do Banpará informou que o presidente da instituição, Augusto César Amorim Costa, está viajando e deve se manifestar sobre o assunto apenas na semana que vem. O DIÁRIO apurou, contudo, que a divulgação das pressões sofridas pelos empregados do Banpará na AL causaram mal-estar na direção do banco, que chegou a divulgar uma nota interna sobre o caso.  

Fonte: Diário do Pará



*

Nenhum comentário: