quinta-feira, 16 de junho de 2011

BELO MONTE É UM CRIME CONTRA A VIDA!

No Blog do premiado jornalista Leonardo Sakamoto, relevantes informações a todos os que defendem a Vida. Leiam o trecho que pinçamos e cliquem no link abaixo do post para ler a íntegra, na fonte.

"Belo Monte: Petição pode levar Brasil à Corte Interamericana


Foi entregue, nesta quinta (16), a petição final com as denúncias de violações de direitos humanos por parte do país à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). De acordo com as organizações que defendem as populações a serem impactadas pelo projeto, o documento se segue ao pedido de medida cautelar, concedida pela CIDH em abril e ignorada pelo Brasil, que tinha o objetivo de proteger o interesse dessas comunidades.

A petição final relata ilegalidades do processo de licenciamento da usina, como o desrespeito ao direito de consulta e ao acesso à informação e à justiça das comunidades da Volta Grande do Xingu e de parte dos habitantes de Altamira. Também lista, em detalhes, os problemas de Belo Monte que afetarão as populações da Bacia do Xingu, incluindo dados à saúde, ao meio ambiente e à cultura, além de problemas gerados pelo deslocamento de indígenas. 

Se acatadas as denúncias, a CIDH poderá encaminhar o processo à Corte Interamericana de Direitos Humanos, instância competente para julgar e condenar o país por violações de direitos."

Leia mais no Blog do Sakamoto



*

Nenhum comentário: